A Escola organizada como Comunidade de Aprendizagem Profissional e a Implementação do Projeto Educativo Inovador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/10565 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação |
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A Escola organizada como Comunidade de Aprendizagem Profissional e a Implementação do Projeto Educativo InovadorEducaçãoEscolaEquipa ProfissionalComunidades de Aprendizagem ProfissionalDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da EducaçãoO presente trabalho é fruto de um estudo qualitativo, dedicado a investigar as formas de organização da equipa profissional de uma escola portuguesa, caracterizada como inovadora, quanto à formação de uma Comunidade de Aprendizagem Profissional e como esta organização relaciona-se ao sucesso que a escola tem obtido na implementação de suas inovações empreendidas. A realização do estudo parte da consideração do quadro conflituoso em que se encontra a educação escolar atual, no contexto de uma sociedade globalizada e em constante transformação através de velozes trocas de informações, cujas influências atingem, inevitavelmente, o âmbito da educação. A investigação envolveu a participação de sete profissionais de diferentes áreas do conhecimento e atuantes no projeto a ponto de poderem refletir sobre seu funcionamento, aos quais foram aplicadas entrevistas. A análise considerou a percepção dos participantes quanto aos elementos essenciais ao bom funcionamento da escola, os elementos limitantes e facilitadores e a forma como a equipa organiza-se em prol da implementação das metodologias inovadoras, quanto à definição de objetivos, participação, partilhas, compromisso com os valores e ações de aprendizagem colaborativa entre os profissionais. Os resultados revelaram, como pilares fundamentais do trabalho, a partilha de informações, a comunicabilidade e apoio mútuo entre os profissionais para resolver problemas; a participação democrática, principalmente dos pais, e um forte trabalho com os valores, que reflete-se no compromisso e dedicação à causa do projeto, nas relações de proximidade, na valorização de todos os envolvidos e, por fim, o interesse pelo desenvolvimento integral do aluno como foco de todas as ações empreendidas. Estes elementos, que constituem a organização da equipa como Comunidade de Aprendizagem Profissional, foram apontados como importantes na construção de estratégias para contorno das dificuldades da escola na implementação do projeto. Sendo assim, este estudo, cujos resultados estão em consonância com outros estudos anteriormente realizados, permite a consideração desta forma de organização da escola como uma alternativa possível à minimização dos conflitos que envolvem a educação escolar e a profissão docente na atualidade.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNSantos, Silvana Ribeiro dos2013-032013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10565porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:24Zoai:run.unl.pt:10362/10565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:32.816757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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