Trabalho de projecto na educação de adultos : uma investigação sobre a prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6278 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
id |
RCAP_c0782c92c098acba5f1ffa8a2047c9b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/6278 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trabalho de projecto na educação de adultos : uma investigação sobre a práticaEducação de adultos - PortugalTrabalho colaborativoTrabalho de projectoTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) possuem uma estrutura curricular orientada para o desenvolvimento de competências nos formandos o que possibilita a utilização de metodologias diversificadas que poderão ir ao encontro das suas necessidades de formação. No âmbito do curso EFA de dupla certificação de Técnico de Análise Laboratorial construímos um projecto visando o desenvolvimento de competências, promovidas através de actividades colaborativas, que envolveram professores/formadores e alunos/formandos. Com esta investigação, assente numa metodologia interpretativa de natureza qualitativa, pretendemos compreender uma acção educativa na perspectiva dos intervenientes, formandos e formadores participantes. Houve a preocupação de saber a forma como os formandos percepcionam, apreciam e validam o processo, assim como de conhecer a perspectiva dos formadores face às práticas desenvolvidas. As estratégias utilizadas na recolha de dados incluíram a observação participante, a entrevista e a análise documental, nomeadamente os instrumentos de autoavaliação utilizados e as produções escritas dos alunos. De forma a dar resposta à questão de investigação, a informação recolhida foi organizada de modo predominantemente descritivo e em simultâneo com a sua interpretação. Os resultados obtidos vão no sentido de mostrar que o trabalho de projecto e colaborativo pode servir uma prática orientada para processos formativos mais adequados à educação e formação de adultos numa perspectiva de desenvolvimento e crescimento pessoal com impacto nos aspectos profissional, social e político dos formandos."Education and Training Courses for Adults" (EFA) have a curriculum structure that enables the use of different methodologies development for trainee‟s skills and needs. In an EFA course for analysis certification, this curricular project was developed to assess educational collaborative activities involving trainers and trainees. The purpose of this work is to understand the educational activity adopted through the participants perspective. Qualitative data was collected using different strategies such as: participant observation, interviews and, analysis of trainees‟ self-evaluation and written work. Qualitative content analysis methodology was used to assess the collected data. The results achieved show that projects and collaborative work are educational methodologies that improve EFA courses and can also advance the growth of trainees personally, professionally, politically and socially.Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaOliveira, Maria Paula Rosa Delgado Bandeira de, 1958-2012-05-09T16:28:04Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:27.042425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho de projecto na educação de adultos : uma investigação sobre a prática |
title |
Trabalho de projecto na educação de adultos : uma investigação sobre a prática |
spellingShingle |
Trabalho de projecto na educação de adultos : uma investigação sobre a prática Oliveira, Maria Paula Rosa Delgado Bandeira de, 1958- Educação de adultos - Portugal Trabalho colaborativo Trabalho de projecto Teses de mestrado - 2011 |
title_short |
Trabalho de projecto na educação de adultos : uma investigação sobre a prática |
title_full |
Trabalho de projecto na educação de adultos : uma investigação sobre a prática |
title_fullStr |
Trabalho de projecto na educação de adultos : uma investigação sobre a prática |
title_full_unstemmed |
Trabalho de projecto na educação de adultos : uma investigação sobre a prática |
title_sort |
Trabalho de projecto na educação de adultos : uma investigação sobre a prática |
author |
Oliveira, Maria Paula Rosa Delgado Bandeira de, 1958- |
author_facet |
Oliveira, Maria Paula Rosa Delgado Bandeira de, 1958- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galvão, Cecília, 1955- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Paula Rosa Delgado Bandeira de, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos - Portugal Trabalho colaborativo Trabalho de projecto Teses de mestrado - 2011 |
topic |
Educação de adultos - Portugal Trabalho colaborativo Trabalho de projecto Teses de mestrado - 2011 |
description |
Tese de mestrado, Educação (Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-05-09T16:28:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/6278 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/6278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134204130230272 |