Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Paulo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morais, Carlos, Miranda, Luísa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/22575
Resumo: Considerando que o foco do processo de ensino aprendizagem deve estar mais centrado na aprendizagem do que no ensino, surge a necessidade de fomentar estratégias assentes em metodologias que tornem o estudante o ator principal da sua aprendizagem, construindo aprendizagens significativas que possam responder a problemas reais da sociedade onde se encontra integrado. Os principais objetivos deste artigo consistem em fundamentar estratégias ativas de aprendizagem no desenvolvimento de competências, suportadas por metodologias baseadas em projetos, e apresentar de forma fundamentada o modelo de um curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com procedimentos associados à pesquisa bibliográfica e uma abordagem reflexiva e interpretativa. Tendo presentes as necessidades da sociedade e os objetivos de formação dos cursos de técnico superior profissional na área das Ciências Informáticas defende-se a utilização de metodologias ativas de aprendizagem com forte ligação à prática, entre as quais a aprendizagem baseada em projetos. Como resultados da investigação apresenta-se uma reflexão sobre as metodologias de aprendizagem baseadas em projetos e o exemplo do plano de um curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software, em funcionamento numa instituição portuguesa de ensino superior público. Este curso de técnico superior profissional foi desenhado para responder à necessidade de técnicos superiores no domínio da Informática e com a finalidade de ser desenvolvido e avaliado em função da adoção de metodologias de aprendizagem baseadas em projetos no seu funcionamento.
id RCAP_c07f3cd22d8dbd6f1c7657b5e3b727f7
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22575
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de softwareAprendizagem baseada em projetosCursos de técnico superior profissionalCurso de desenvolvimento de softwareCompetências profissionaisAprendizagem ativaConsiderando que o foco do processo de ensino aprendizagem deve estar mais centrado na aprendizagem do que no ensino, surge a necessidade de fomentar estratégias assentes em metodologias que tornem o estudante o ator principal da sua aprendizagem, construindo aprendizagens significativas que possam responder a problemas reais da sociedade onde se encontra integrado. Os principais objetivos deste artigo consistem em fundamentar estratégias ativas de aprendizagem no desenvolvimento de competências, suportadas por metodologias baseadas em projetos, e apresentar de forma fundamentada o modelo de um curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com procedimentos associados à pesquisa bibliográfica e uma abordagem reflexiva e interpretativa. Tendo presentes as necessidades da sociedade e os objetivos de formação dos cursos de técnico superior profissional na área das Ciências Informáticas defende-se a utilização de metodologias ativas de aprendizagem com forte ligação à prática, entre as quais a aprendizagem baseada em projetos. Como resultados da investigação apresenta-se uma reflexão sobre as metodologias de aprendizagem baseadas em projetos e o exemplo do plano de um curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software, em funcionamento numa instituição portuguesa de ensino superior público. Este curso de técnico superior profissional foi desenhado para responder à necessidade de técnicos superiores no domínio da Informática e com a finalidade de ser desenvolvido e avaliado em função da adoção de metodologias de aprendizagem baseadas em projetos no seu funcionamento.Universidade de Passo FundoBiblioteca Digital do IPBAlves, PauloMorais, CarlosMiranda, Luísa2020-07-30T14:30:17Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/22575porAlves, Paulo; Morais, Carlos; Miranda, Luísa (2019). Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software. Espaço Pedagógico. 26:2, p. 432-455http://dx.doi.org/10.5335/rep.v26i2.8729info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:50:33Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:45.954152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software
title Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software
spellingShingle Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software
Alves, Paulo
Aprendizagem baseada em projetos
Cursos de técnico superior profissional
Curso de desenvolvimento de software
Competências profissionais
Aprendizagem ativa
title_short Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software
title_full Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software
title_fullStr Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software
title_sort Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software
author Alves, Paulo
author_facet Alves, Paulo
Morais, Carlos
Miranda, Luísa
author_role author
author2 Morais, Carlos
Miranda, Luísa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Paulo
Morais, Carlos
Miranda, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em projetos
Cursos de técnico superior profissional
Curso de desenvolvimento de software
Competências profissionais
Aprendizagem ativa
topic Aprendizagem baseada em projetos
Cursos de técnico superior profissional
Curso de desenvolvimento de software
Competências profissionais
Aprendizagem ativa
description Considerando que o foco do processo de ensino aprendizagem deve estar mais centrado na aprendizagem do que no ensino, surge a necessidade de fomentar estratégias assentes em metodologias que tornem o estudante o ator principal da sua aprendizagem, construindo aprendizagens significativas que possam responder a problemas reais da sociedade onde se encontra integrado. Os principais objetivos deste artigo consistem em fundamentar estratégias ativas de aprendizagem no desenvolvimento de competências, suportadas por metodologias baseadas em projetos, e apresentar de forma fundamentada o modelo de um curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com procedimentos associados à pesquisa bibliográfica e uma abordagem reflexiva e interpretativa. Tendo presentes as necessidades da sociedade e os objetivos de formação dos cursos de técnico superior profissional na área das Ciências Informáticas defende-se a utilização de metodologias ativas de aprendizagem com forte ligação à prática, entre as quais a aprendizagem baseada em projetos. Como resultados da investigação apresenta-se uma reflexão sobre as metodologias de aprendizagem baseadas em projetos e o exemplo do plano de um curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software, em funcionamento numa instituição portuguesa de ensino superior público. Este curso de técnico superior profissional foi desenhado para responder à necessidade de técnicos superiores no domínio da Informática e com a finalidade de ser desenvolvido e avaliado em função da adoção de metodologias de aprendizagem baseadas em projetos no seu funcionamento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-07-30T14:30:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/22575
url http://hdl.handle.net/10198/22575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, Paulo; Morais, Carlos; Miranda, Luísa (2019). Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software. Espaço Pedagógico. 26:2, p. 432-455
http://dx.doi.org/10.5335/rep.v26i2.8729
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135415215587328