Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/22575 |
Resumo: | Considerando que o foco do processo de ensino aprendizagem deve estar mais centrado na aprendizagem do que no ensino, surge a necessidade de fomentar estratégias assentes em metodologias que tornem o estudante o ator principal da sua aprendizagem, construindo aprendizagens significativas que possam responder a problemas reais da sociedade onde se encontra integrado. Os principais objetivos deste artigo consistem em fundamentar estratégias ativas de aprendizagem no desenvolvimento de competências, suportadas por metodologias baseadas em projetos, e apresentar de forma fundamentada o modelo de um curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com procedimentos associados à pesquisa bibliográfica e uma abordagem reflexiva e interpretativa. Tendo presentes as necessidades da sociedade e os objetivos de formação dos cursos de técnico superior profissional na área das Ciências Informáticas defende-se a utilização de metodologias ativas de aprendizagem com forte ligação à prática, entre as quais a aprendizagem baseada em projetos. Como resultados da investigação apresenta-se uma reflexão sobre as metodologias de aprendizagem baseadas em projetos e o exemplo do plano de um curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software, em funcionamento numa instituição portuguesa de ensino superior público. Este curso de técnico superior profissional foi desenhado para responder à necessidade de técnicos superiores no domínio da Informática e com a finalidade de ser desenvolvido e avaliado em função da adoção de metodologias de aprendizagem baseadas em projetos no seu funcionamento. |
id |
RCAP_c07f3cd22d8dbd6f1c7657b5e3b727f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22575 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de softwareAprendizagem baseada em projetosCursos de técnico superior profissionalCurso de desenvolvimento de softwareCompetências profissionaisAprendizagem ativaConsiderando que o foco do processo de ensino aprendizagem deve estar mais centrado na aprendizagem do que no ensino, surge a necessidade de fomentar estratégias assentes em metodologias que tornem o estudante o ator principal da sua aprendizagem, construindo aprendizagens significativas que possam responder a problemas reais da sociedade onde se encontra integrado. Os principais objetivos deste artigo consistem em fundamentar estratégias ativas de aprendizagem no desenvolvimento de competências, suportadas por metodologias baseadas em projetos, e apresentar de forma fundamentada o modelo de um curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com procedimentos associados à pesquisa bibliográfica e uma abordagem reflexiva e interpretativa. Tendo presentes as necessidades da sociedade e os objetivos de formação dos cursos de técnico superior profissional na área das Ciências Informáticas defende-se a utilização de metodologias ativas de aprendizagem com forte ligação à prática, entre as quais a aprendizagem baseada em projetos. Como resultados da investigação apresenta-se uma reflexão sobre as metodologias de aprendizagem baseadas em projetos e o exemplo do plano de um curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software, em funcionamento numa instituição portuguesa de ensino superior público. Este curso de técnico superior profissional foi desenhado para responder à necessidade de técnicos superiores no domínio da Informática e com a finalidade de ser desenvolvido e avaliado em função da adoção de metodologias de aprendizagem baseadas em projetos no seu funcionamento.Universidade de Passo FundoBiblioteca Digital do IPBAlves, PauloMorais, CarlosMiranda, Luísa2020-07-30T14:30:17Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/22575porAlves, Paulo; Morais, Carlos; Miranda, Luísa (2019). Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software. Espaço Pedagógico. 26:2, p. 432-455http://dx.doi.org/10.5335/rep.v26i2.8729info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:50:33Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:45.954152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software |
title |
Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software Alves, Paulo Aprendizagem baseada em projetos Cursos de técnico superior profissional Curso de desenvolvimento de software Competências profissionais Aprendizagem ativa |
title_short |
Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software |
title_full |
Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software |
title_sort |
Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software |
author |
Alves, Paulo |
author_facet |
Alves, Paulo Morais, Carlos Miranda, Luísa |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Carlos Miranda, Luísa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Paulo Morais, Carlos Miranda, Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em projetos Cursos de técnico superior profissional Curso de desenvolvimento de software Competências profissionais Aprendizagem ativa |
topic |
Aprendizagem baseada em projetos Cursos de técnico superior profissional Curso de desenvolvimento de software Competências profissionais Aprendizagem ativa |
description |
Considerando que o foco do processo de ensino aprendizagem deve estar mais centrado na aprendizagem do que no ensino, surge a necessidade de fomentar estratégias assentes em metodologias que tornem o estudante o ator principal da sua aprendizagem, construindo aprendizagens significativas que possam responder a problemas reais da sociedade onde se encontra integrado. Os principais objetivos deste artigo consistem em fundamentar estratégias ativas de aprendizagem no desenvolvimento de competências, suportadas por metodologias baseadas em projetos, e apresentar de forma fundamentada o modelo de um curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com procedimentos associados à pesquisa bibliográfica e uma abordagem reflexiva e interpretativa. Tendo presentes as necessidades da sociedade e os objetivos de formação dos cursos de técnico superior profissional na área das Ciências Informáticas defende-se a utilização de metodologias ativas de aprendizagem com forte ligação à prática, entre as quais a aprendizagem baseada em projetos. Como resultados da investigação apresenta-se uma reflexão sobre as metodologias de aprendizagem baseadas em projetos e o exemplo do plano de um curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software, em funcionamento numa instituição portuguesa de ensino superior público. Este curso de técnico superior profissional foi desenhado para responder à necessidade de técnicos superiores no domínio da Informática e com a finalidade de ser desenvolvido e avaliado em função da adoção de metodologias de aprendizagem baseadas em projetos no seu funcionamento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-07-30T14:30:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/22575 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/22575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alves, Paulo; Morais, Carlos; Miranda, Luísa (2019). Aprendizagem baseada em projetos num curso de técnico superior profissional de desenvolvimento de software. Espaço Pedagógico. 26:2, p. 432-455 http://dx.doi.org/10.5335/rep.v26i2.8729 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135415215587328 |