Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/76376 |
Resumo: | Atualmente, os estudantes estão a crescer numa era de meios interativos e jogos digitais [6]. Assim sendo, os jogos de vídeo educacionais (EVGs) representam uma ferramenta promissora para motivar e envolver os estudantes [11]. Por outro lado, o ato de questionar equivale a uma componente fundamental no contexto educacional estimulando o raciocínio crítico dos alunos. Através dos questionários, os professores criam um ambiente de troca de ideias, o que ajuda a elaborar momentos de aprendizagem individuais e mantém os participantes comprometidos ao delinear a sua atenção para conceitos específicos. Questionar é a base da função de ensinar, contudo este método pode tornar-se monótono podendo traduzir-se na perda de interesse do aluno devido à sua natureza repetitiva. Ao associar-se os questionários com os jogos digitais a compreensão do educando é favorecida por esta ser uma estratégia cativante e envolvente. Assim, surge a motivação do desenvolvimento do Epik, que é uma plataforma com uma interface gráfica que permite aos professores criar jogos através de uma aplicação desktop, constituídos por diversificados recursos e atividades de nove tipos diferentes. Sendo estes jogos partilháveis com os alunos através da página web do Epik. O objetivo desta dissertação é desenvolver um novo componente didático de questionários para incorporação no Epik, que ofereça um maior conjunto de funcionalidades e de diferentes tipos de questões. Nomeadamente, permitir que as questões possam conter na sua descrição recursos tais como imagens, som ou vídeo em vez de unicamente texto como na versão antiga e permitir a atribuição de diferentes pontuações consoante a resposta indicada pelo aluno durante a resolução da questão. |
id |
RCAP_c0849baf48a4daac6ebdad6a738dc819 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/76376 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades EducacionaisQuestionárioEpikJogos EducativosPlataformas de Desenvolvimento de JogosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaAtualmente, os estudantes estão a crescer numa era de meios interativos e jogos digitais [6]. Assim sendo, os jogos de vídeo educacionais (EVGs) representam uma ferramenta promissora para motivar e envolver os estudantes [11]. Por outro lado, o ato de questionar equivale a uma componente fundamental no contexto educacional estimulando o raciocínio crítico dos alunos. Através dos questionários, os professores criam um ambiente de troca de ideias, o que ajuda a elaborar momentos de aprendizagem individuais e mantém os participantes comprometidos ao delinear a sua atenção para conceitos específicos. Questionar é a base da função de ensinar, contudo este método pode tornar-se monótono podendo traduzir-se na perda de interesse do aluno devido à sua natureza repetitiva. Ao associar-se os questionários com os jogos digitais a compreensão do educando é favorecida por esta ser uma estratégia cativante e envolvente. Assim, surge a motivação do desenvolvimento do Epik, que é uma plataforma com uma interface gráfica que permite aos professores criar jogos através de uma aplicação desktop, constituídos por diversificados recursos e atividades de nove tipos diferentes. Sendo estes jogos partilháveis com os alunos através da página web do Epik. O objetivo desta dissertação é desenvolver um novo componente didático de questionários para incorporação no Epik, que ofereça um maior conjunto de funcionalidades e de diferentes tipos de questões. Nomeadamente, permitir que as questões possam conter na sua descrição recursos tais como imagens, som ou vídeo em vez de unicamente texto como na versão antiga e permitir a atribuição de diferentes pontuações consoante a resposta indicada pelo aluno durante a resolução da questão.Barbosa, FernandaMorgado, CarmenRUNSantos, Daniela Gomes2019-07-24T14:47:06Z2019-0620192019-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/76376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:34:49Zoai:run.unl.pt:10362/76376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:37.806147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais |
title |
Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais |
spellingShingle |
Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais Santos, Daniela Gomes Questionário Epik Jogos Educativos Plataformas de Desenvolvimento de Jogos Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais |
title_full |
Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais |
title_fullStr |
Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais |
title_full_unstemmed |
Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais |
title_sort |
Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais |
author |
Santos, Daniela Gomes |
author_facet |
Santos, Daniela Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Fernanda Morgado, Carmen RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Daniela Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questionário Epik Jogos Educativos Plataformas de Desenvolvimento de Jogos Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Questionário Epik Jogos Educativos Plataformas de Desenvolvimento de Jogos Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Atualmente, os estudantes estão a crescer numa era de meios interativos e jogos digitais [6]. Assim sendo, os jogos de vídeo educacionais (EVGs) representam uma ferramenta promissora para motivar e envolver os estudantes [11]. Por outro lado, o ato de questionar equivale a uma componente fundamental no contexto educacional estimulando o raciocínio crítico dos alunos. Através dos questionários, os professores criam um ambiente de troca de ideias, o que ajuda a elaborar momentos de aprendizagem individuais e mantém os participantes comprometidos ao delinear a sua atenção para conceitos específicos. Questionar é a base da função de ensinar, contudo este método pode tornar-se monótono podendo traduzir-se na perda de interesse do aluno devido à sua natureza repetitiva. Ao associar-se os questionários com os jogos digitais a compreensão do educando é favorecida por esta ser uma estratégia cativante e envolvente. Assim, surge a motivação do desenvolvimento do Epik, que é uma plataforma com uma interface gráfica que permite aos professores criar jogos através de uma aplicação desktop, constituídos por diversificados recursos e atividades de nove tipos diferentes. Sendo estes jogos partilháveis com os alunos através da página web do Epik. O objetivo desta dissertação é desenvolver um novo componente didático de questionários para incorporação no Epik, que ofereça um maior conjunto de funcionalidades e de diferentes tipos de questões. Nomeadamente, permitir que as questões possam conter na sua descrição recursos tais como imagens, som ou vídeo em vez de unicamente texto como na versão antiga e permitir a atribuição de diferentes pontuações consoante a resposta indicada pelo aluno durante a resolução da questão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-24T14:47:06Z 2019-06 2019 2019-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/76376 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/76376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137976917164032 |