Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniela Gomes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/76376
Resumo: Atualmente, os estudantes estão a crescer numa era de meios interativos e jogos digitais [6]. Assim sendo, os jogos de vídeo educacionais (EVGs) representam uma ferramenta promissora para motivar e envolver os estudantes [11]. Por outro lado, o ato de questionar equivale a uma componente fundamental no contexto educacional estimulando o raciocínio crítico dos alunos. Através dos questionários, os professores criam um ambiente de troca de ideias, o que ajuda a elaborar momentos de aprendizagem individuais e mantém os participantes comprometidos ao delinear a sua atenção para conceitos específicos. Questionar é a base da função de ensinar, contudo este método pode tornar-se monótono podendo traduzir-se na perda de interesse do aluno devido à sua natureza repetitiva. Ao associar-se os questionários com os jogos digitais a compreensão do educando é favorecida por esta ser uma estratégia cativante e envolvente. Assim, surge a motivação do desenvolvimento do Epik, que é uma plataforma com uma interface gráfica que permite aos professores criar jogos através de uma aplicação desktop, constituídos por diversificados recursos e atividades de nove tipos diferentes. Sendo estes jogos partilháveis com os alunos através da página web do Epik. O objetivo desta dissertação é desenvolver um novo componente didático de questionários para incorporação no Epik, que ofereça um maior conjunto de funcionalidades e de diferentes tipos de questões. Nomeadamente, permitir que as questões possam conter na sua descrição recursos tais como imagens, som ou vídeo em vez de unicamente texto como na versão antiga e permitir a atribuição de diferentes pontuações consoante a resposta indicada pelo aluno durante a resolução da questão.
id RCAP_c0849baf48a4daac6ebdad6a738dc819
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/76376
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades EducacionaisQuestionárioEpikJogos EducativosPlataformas de Desenvolvimento de JogosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaAtualmente, os estudantes estão a crescer numa era de meios interativos e jogos digitais [6]. Assim sendo, os jogos de vídeo educacionais (EVGs) representam uma ferramenta promissora para motivar e envolver os estudantes [11]. Por outro lado, o ato de questionar equivale a uma componente fundamental no contexto educacional estimulando o raciocínio crítico dos alunos. Através dos questionários, os professores criam um ambiente de troca de ideias, o que ajuda a elaborar momentos de aprendizagem individuais e mantém os participantes comprometidos ao delinear a sua atenção para conceitos específicos. Questionar é a base da função de ensinar, contudo este método pode tornar-se monótono podendo traduzir-se na perda de interesse do aluno devido à sua natureza repetitiva. Ao associar-se os questionários com os jogos digitais a compreensão do educando é favorecida por esta ser uma estratégia cativante e envolvente. Assim, surge a motivação do desenvolvimento do Epik, que é uma plataforma com uma interface gráfica que permite aos professores criar jogos através de uma aplicação desktop, constituídos por diversificados recursos e atividades de nove tipos diferentes. Sendo estes jogos partilháveis com os alunos através da página web do Epik. O objetivo desta dissertação é desenvolver um novo componente didático de questionários para incorporação no Epik, que ofereça um maior conjunto de funcionalidades e de diferentes tipos de questões. Nomeadamente, permitir que as questões possam conter na sua descrição recursos tais como imagens, som ou vídeo em vez de unicamente texto como na versão antiga e permitir a atribuição de diferentes pontuações consoante a resposta indicada pelo aluno durante a resolução da questão.Barbosa, FernandaMorgado, CarmenRUNSantos, Daniela Gomes2019-07-24T14:47:06Z2019-0620192019-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/76376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:34:49Zoai:run.unl.pt:10362/76376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:37.806147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais
title Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais
spellingShingle Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais
Santos, Daniela Gomes
Questionário
Epik
Jogos Educativos
Plataformas de Desenvolvimento de Jogos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais
title_full Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais
title_fullStr Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais
title_full_unstemmed Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais
title_sort Plataforma Epik - Desenho e Desenvolvimento de Questionários Interativos como Atividades Educacionais
author Santos, Daniela Gomes
author_facet Santos, Daniela Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Fernanda
Morgado, Carmen
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daniela Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Questionário
Epik
Jogos Educativos
Plataformas de Desenvolvimento de Jogos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Questionário
Epik
Jogos Educativos
Plataformas de Desenvolvimento de Jogos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Atualmente, os estudantes estão a crescer numa era de meios interativos e jogos digitais [6]. Assim sendo, os jogos de vídeo educacionais (EVGs) representam uma ferramenta promissora para motivar e envolver os estudantes [11]. Por outro lado, o ato de questionar equivale a uma componente fundamental no contexto educacional estimulando o raciocínio crítico dos alunos. Através dos questionários, os professores criam um ambiente de troca de ideias, o que ajuda a elaborar momentos de aprendizagem individuais e mantém os participantes comprometidos ao delinear a sua atenção para conceitos específicos. Questionar é a base da função de ensinar, contudo este método pode tornar-se monótono podendo traduzir-se na perda de interesse do aluno devido à sua natureza repetitiva. Ao associar-se os questionários com os jogos digitais a compreensão do educando é favorecida por esta ser uma estratégia cativante e envolvente. Assim, surge a motivação do desenvolvimento do Epik, que é uma plataforma com uma interface gráfica que permite aos professores criar jogos através de uma aplicação desktop, constituídos por diversificados recursos e atividades de nove tipos diferentes. Sendo estes jogos partilháveis com os alunos através da página web do Epik. O objetivo desta dissertação é desenvolver um novo componente didático de questionários para incorporação no Epik, que ofereça um maior conjunto de funcionalidades e de diferentes tipos de questões. Nomeadamente, permitir que as questões possam conter na sua descrição recursos tais como imagens, som ou vídeo em vez de unicamente texto como na versão antiga e permitir a atribuição de diferentes pontuações consoante a resposta indicada pelo aluno durante a resolução da questão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-24T14:47:06Z
2019-06
2019
2019-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/76376
url http://hdl.handle.net/10362/76376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137976917164032