Plataforma Epik - Componente gráfica e interativa para criação de fluxos de cenários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/76375 |
Resumo: | Hoje em dia, com o aumento da desmotivação dos alunos foi necessário encontrar soluções para os manter interessados no ensino. Após estudos de vários filósofos e psicólogos podemos concluir que os jogos, quando bem aplicados ao ensino obtêm bons resultados, tanto a nível intelectual como a nível social. No caso de serem mal aplicados, os jogos não são produtivos e os alunos jogam sem reter nenhum conhecimento. Caso os jogos sejam colaborativos, os alunos estão mais predispostos a receber tarefas mais complexas, ouvir outras ideias e trabalhar em equipa. Outras das vantagens da colaboração são a inclusão de alunos com necessidades especiais e o desenvolvimento de soft-skills. A plataforma Epik é uma ferramenta para desenvolver jogos sem ter a necessidade recorrer à programação para a criação do jogo. Os jogos Epik são um exemplo de jogos colaborativos para a educação que estimulam a entreajuda. No entanto, na sua versão anterior a plataforma tinha algumas falhas, como por exemplo: Todos os jogadores são obrigados a estar no mesmo cenário em simultâneo; Falta de variedade nos mecanismos de transição de cenários; Falta de uma componente gráfica que permitisse obter uma visão geral do fluxo criado. Esta dissertação propõe solucionar estes problemas implementando uma componente gráfica que permita, aquando do desenvolvimento do jogo, definir as diferentes possibilidades de transitar entre cenários, possibilitando a definição de diferentes percursos na execução do jogo de acordo com o tipo de critério definido pelo professor. Será também implementada uma nova funcionalidade que permita aos jogadores, durante a execução do jogo, visualizem o percurso já efetuado e o estado dos seus colegas de jogo, no caso de jogos multiplayer. Assim sendo, o Epik foi reformulado de forma a colmatar as falhas na anterior versão da plataforma, permitindo a mesma criação de jogos educativos através de uma interface gráfica mas neste caso, durante a execução jogo, permitindo que cada jogador seja independente não sendo obrigado a estar no mesmo cenário que os restantes jogadores e encontrando cenários mais adequados ao seu nível de desempenho. |
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Plataforma Epik - Componente gráfica e interativa para criação de fluxos de cenáriosjogos educativosfluxos de execuçãocolaboraçãoplataforma EpikDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaHoje em dia, com o aumento da desmotivação dos alunos foi necessário encontrar soluções para os manter interessados no ensino. Após estudos de vários filósofos e psicólogos podemos concluir que os jogos, quando bem aplicados ao ensino obtêm bons resultados, tanto a nível intelectual como a nível social. No caso de serem mal aplicados, os jogos não são produtivos e os alunos jogam sem reter nenhum conhecimento. Caso os jogos sejam colaborativos, os alunos estão mais predispostos a receber tarefas mais complexas, ouvir outras ideias e trabalhar em equipa. Outras das vantagens da colaboração são a inclusão de alunos com necessidades especiais e o desenvolvimento de soft-skills. A plataforma Epik é uma ferramenta para desenvolver jogos sem ter a necessidade recorrer à programação para a criação do jogo. Os jogos Epik são um exemplo de jogos colaborativos para a educação que estimulam a entreajuda. No entanto, na sua versão anterior a plataforma tinha algumas falhas, como por exemplo: Todos os jogadores são obrigados a estar no mesmo cenário em simultâneo; Falta de variedade nos mecanismos de transição de cenários; Falta de uma componente gráfica que permitisse obter uma visão geral do fluxo criado. Esta dissertação propõe solucionar estes problemas implementando uma componente gráfica que permita, aquando do desenvolvimento do jogo, definir as diferentes possibilidades de transitar entre cenários, possibilitando a definição de diferentes percursos na execução do jogo de acordo com o tipo de critério definido pelo professor. Será também implementada uma nova funcionalidade que permita aos jogadores, durante a execução do jogo, visualizem o percurso já efetuado e o estado dos seus colegas de jogo, no caso de jogos multiplayer. Assim sendo, o Epik foi reformulado de forma a colmatar as falhas na anterior versão da plataforma, permitindo a mesma criação de jogos educativos através de uma interface gráfica mas neste caso, durante a execução jogo, permitindo que cada jogador seja independente não sendo obrigado a estar no mesmo cenário que os restantes jogadores e encontrando cenários mais adequados ao seu nível de desempenho.Barbosa, FernandaMorgado, CarmenRUNCastanho, Tiago André Gonçalves2019-07-24T14:31:11Z2019-0720192019-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/76375porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:34:49Zoai:run.unl.pt:10362/76375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:37.758892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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