A NOÇÃO DE CONSTELAÇÃO PARA A DEFINIÇÃO DE UMA LINGUAGEM DE ANIMAÇÃO: ADAPTAÇÃO DO CONTO “A TRAVESSIA” ENQUANTO PARTE INTEGRANTE DO UNIVERSO DO LIVRO D“OS INVISÍVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Diogo Vicente Inácio Portela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2463
Resumo: O presente projeto de mestrado procura refletir sobre que tipo de características, conceptuais e formais, contribuem para a definição de um “universo” numa série animada com diferentes narrativas, à luz de uma combinação entre os conceitos de “imagem sintoma” e “imagem dialética”, ensaiados por Didi Huberman, na esteira de autores como Walter Benjamin, Aby Warburg ou Carl Einstein, e o conceito de “sensação” formulado por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Foi com base nessas ideias que se definiu para a disciplina de animação os vetores de “imagem” e de “sensação” enquanto alternativas ao da “narrativa”, ensaiando, a partir da noção de “constelação”, transversal aos primeiros, um “estilo” ou “linguagem de animação” que auxiliasse na adaptação do conto Travessia, não apenas como curta animada isolada, mas também como episódio do “universo” d’Os Invisíveis. Além do ensaio teórico sobre estes dois horizontes alternativos ao “narrativo” para o desenho e desenvolvimento de uma série animada, juntou-se, documentado e analisado, o processo prático de criar uma curta animada com base nesses mesmos preceitos.
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