A NOÇÃO DE CONSTELAÇÃO PARA A DEFINIÇÃO DE UMA LINGUAGEM DE ANIMAÇÃO: ADAPTAÇÃO DO CONTO “A TRAVESSIA” ENQUANTO PARTE INTEGRANTE DO UNIVERSO DO LIVRO D“OS INVISÍVEIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2463 |
Resumo: | O presente projeto de mestrado procura refletir sobre que tipo de características, conceptuais e formais, contribuem para a definição de um “universo” numa série animada com diferentes narrativas, à luz de uma combinação entre os conceitos de “imagem sintoma” e “imagem dialética”, ensaiados por Didi Huberman, na esteira de autores como Walter Benjamin, Aby Warburg ou Carl Einstein, e o conceito de “sensação” formulado por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Foi com base nessas ideias que se definiu para a disciplina de animação os vetores de “imagem” e de “sensação” enquanto alternativas ao da “narrativa”, ensaiando, a partir da noção de “constelação”, transversal aos primeiros, um “estilo” ou “linguagem de animação” que auxiliasse na adaptação do conto Travessia, não apenas como curta animada isolada, mas também como episódio do “universo” d’Os Invisíveis. Além do ensaio teórico sobre estes dois horizontes alternativos ao “narrativo” para o desenho e desenvolvimento de uma série animada, juntou-se, documentado e analisado, o processo prático de criar uma curta animada com base nesses mesmos preceitos. |
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A NOÇÃO DE CONSTELAÇÃO PARA A DEFINIÇÃO DE UMA LINGUAGEM DE ANIMAÇÃO: ADAPTAÇÃO DO CONTO “A TRAVESSIA” ENQUANTO PARTE INTEGRANTE DO UNIVERSO DO LIVRO D“OS INVISÍVEISSérie AnimadaConstelaçãoImagem DialéticaSintomaSensaçãoO presente projeto de mestrado procura refletir sobre que tipo de características, conceptuais e formais, contribuem para a definição de um “universo” numa série animada com diferentes narrativas, à luz de uma combinação entre os conceitos de “imagem sintoma” e “imagem dialética”, ensaiados por Didi Huberman, na esteira de autores como Walter Benjamin, Aby Warburg ou Carl Einstein, e o conceito de “sensação” formulado por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Foi com base nessas ideias que se definiu para a disciplina de animação os vetores de “imagem” e de “sensação” enquanto alternativas ao da “narrativa”, ensaiando, a partir da noção de “constelação”, transversal aos primeiros, um “estilo” ou “linguagem de animação” que auxiliasse na adaptação do conto Travessia, não apenas como curta animada isolada, mas também como episódio do “universo” d’Os Invisíveis. Além do ensaio teórico sobre estes dois horizontes alternativos ao “narrativo” para o desenho e desenvolvimento de uma série animada, juntou-se, documentado e analisado, o processo prático de criar uma curta animada com base nesses mesmos preceitos.2022-08-31T14:54:27Z2022-08-31T14:54:27Z2022-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2463oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2463porhttp://hdl.handle.net/11110/2463203056060Bessa, Diogo Vicente Inácio Portelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:47Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:43.698656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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