LEARN IT: Jogos para o Desenvolvimento Cognitivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12693 |
Resumo: | No âmbito das suas atividades junto dos alunos do ISEP, o Departamento de Organização e Gestão identificou um conjunto de lacunas nos métodos de estudo e trabalho destes mesmos alunos. Nesse sentido, contactou o grupo de I&D GILT (Games, Interaction and Learning Technologies) para colaborar num projeto que procurava precisamente colmatar essas lacunas. A ideia inicial era apenas a de construir uma plataforma online de consulta de recursos sobre como melhorar os métodos de estudo e trabalho. Contudo, após analisar os hábitos dos alunos, concluiu-se que era necessária uma alternativa que proporcionasse mais incentivo para a sua utilização. Assim sendo, ficou decidido expandir a ideia e iniciar o desenvolvimento de um Jogo Sério, visto ser um tipo de software capaz de motivar o utilizador e simultaneamente auxiliar na assimilação de informação. Este jogo, denominado Learn It, enquadra-se na categoria de Brain Training que engloba Jogos Sérios que têm como objetivo desenvolver as competências cognitivas dos utilizadores. Associadas ao jogo, mantiveram-se as funcionalidades inicialmente previstas para a plataforma, proporcionado um conjunto de recursos que promovem a aprendizagem dos métodos de estudo e trabalho. O jogo foi validado através de testes com alunos do ISEP verificando-se que a maioria se mostrou satisfeita com a aplicação. Recolheu-se também feedback que permitiu assinalar funcionalidades a implementar como trabalho futuro. No final, concluiu-se que a solução responde ao pretendido, visto que os participantes do teste gostaram da construção e variedade dos minijogos, considerando que são divertidos e simultaneamente úteis no melhoramento das competências cognitivas. |
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LEARN IT: Jogos para o Desenvolvimento CognitivoJogos SériosBrain TrainingCognitive TrainingSerious GamesSistemas Gráficos e MultimédiaNo âmbito das suas atividades junto dos alunos do ISEP, o Departamento de Organização e Gestão identificou um conjunto de lacunas nos métodos de estudo e trabalho destes mesmos alunos. Nesse sentido, contactou o grupo de I&D GILT (Games, Interaction and Learning Technologies) para colaborar num projeto que procurava precisamente colmatar essas lacunas. A ideia inicial era apenas a de construir uma plataforma online de consulta de recursos sobre como melhorar os métodos de estudo e trabalho. Contudo, após analisar os hábitos dos alunos, concluiu-se que era necessária uma alternativa que proporcionasse mais incentivo para a sua utilização. Assim sendo, ficou decidido expandir a ideia e iniciar o desenvolvimento de um Jogo Sério, visto ser um tipo de software capaz de motivar o utilizador e simultaneamente auxiliar na assimilação de informação. Este jogo, denominado Learn It, enquadra-se na categoria de Brain Training que engloba Jogos Sérios que têm como objetivo desenvolver as competências cognitivas dos utilizadores. Associadas ao jogo, mantiveram-se as funcionalidades inicialmente previstas para a plataforma, proporcionado um conjunto de recursos que promovem a aprendizagem dos métodos de estudo e trabalho. O jogo foi validado através de testes com alunos do ISEP verificando-se que a maioria se mostrou satisfeita com a aplicação. Recolheu-se também feedback que permitiu assinalar funcionalidades a implementar como trabalho futuro. No final, concluiu-se que a solução responde ao pretendido, visto que os participantes do teste gostaram da construção e variedade dos minijogos, considerando que são divertidos e simultaneamente úteis no melhoramento das competências cognitivas.As part of its activities with ISEP students, the Organization and Management Department identified a number of faults with the methods these students employ to manage both their studies and their work. With this is mind, Management contacted the R&D group GILT (Games, Interaction and Learning Technologies) to collaborate on a project that sought a solution to these problems. They had initially planned to build an online platform where users could peruse several resources on how to improve their study and work methodology. However, after analyzing students' habits, it became obvious that the aforementioned solution wouldn’t be enticing enough for the intended audience. Therefore, it was decided to expand upon the idea and start development of a Serious Game, since it is a type of software capable of motivating the user while simultaneously bolstering the assimilation of information. This game, named Learn It, falls into the Brain Training category which is made up of Serious Games that aim to develop cognitive skills through regular use. Alongside the game, the functionalities initially outlined for the online platform were kept, providing a set of resources that promote the learning of study and work methods. Validation of the game was done through focus testing with ISEP students, where we could verify that the majority was satisfied with the software overall. Other feedback was also collected which allowed us to pinpoint additional features to be implemented in the future. Ultimately, it was possible to conclude that the application successfully accomplishes its goal, as test participants enjoyed the variety of mini-games and the way they are built, claiming they are fun and simultaneously useful in the improvement of the cognitive skills.Carvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBessa, Pedro Filipe Neves2019-01-22T14:36:17Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12693TID:202026531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:41Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:00.196543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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