O desenvolvimento social e emocional: percecionar a criança por inteiro: relatório final
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17315 |
Resumo: | há muitos aspetos no desenvolvimento de uma criança que são de algum modo previsíveis. A criança é um ser ativo que deve crescer saudavelmente, quer ao nível físico como intelectual e cognitivo. Espera-se assim que o desenvolvimento social e emocional ocorra paralelamente a estes. A satisfação das necessidades afetivas e psicológicas condicionam o desenvolvimento social e emocional da criança. Entende-se que este seja um desenvolvimento transversal, com a possibilidade de se aprimorar ao longo da vida, procurando cumprir as exigências do quotidiano. O presente documento diz respeito às práticas pedagógicas realizadas ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas práticas são de carácter reflexivo e o espelhar da construção profissional docente. Nele é apresentado o itinerário formativo e as experiênciaschave, consideradas, fundamentais nesta fase de formação, nomeadamente as ferramentas mindset e mindfulness, aplicadas na promoção de ambiente educativos positivos, bem como aquelas que foram utilizadas para a promoção do desenvolvimento da inteligência emocional. Estas experiências incentivaram uma reflexão contínua sobre o desenvolvimento social e emocional em diversas situações observadas e vivenciadas. É abordado, igualmente, o comportamento social das crianças no exterior, nomeadamente no recreio, através de um exercício investigativo. O recreio é aqui percecionado enquanto local potenciador do jogo simbólico e, consequentemente, de partilha de significados e relações pessoais que se desenvolvem através das interações sociais. Foi também através de um exercício investigativo que procurámos dar voz às crianças, através da compreensão das suas perspetivas em relação aos espaços do jardim de infância. |
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