Caracterização do perfil pragmático de crianças em idade pré-escolar e escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Joana
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rocha, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/2890
Resumo: O uso pragmático da linguagem envolve o conhecimento sociolinguístico que representa as regras culturalmente determinadas que regulam como a linguagem deve ser usada em certos contextos sociais. O “The Pragmatics Profile of Everyday Communication Skills in Children” (PP) é um instrumento útil para a caracterização das competências pragmáticas na população infantil. Para a realização deste estudo procedemos à análise das várias etapas que envolvem a tradução e adaptação do instrumento, numa abordagem qualitativa, sendo constituído por uma revisão bibliográfica e adaptação do teste para a população portuguesa nas idades pré – escolar e escolar. Após este processo, foi realizado um estudo envolvendo 20 crianças (em idade pré – escolar e escolar), nas quais se procurou determinar o perfil pragmático em cada uma destas faixas etárias. De salientar que a análise efectuada foi realizada através da aplicação das entrevistas do PP aos pais e ao Educador/ Professor. Os resultados mostram um progressivo desenvolvimento das funções comunicativas e dos pedidos indirectos nos anos escolares, assim como o aumento da competência para manter e terminar turnos comunicativos nos anos escolares e a capacidade para realizar reparações comunicativas. The pragmatic use of the language represents the cultural rules that determine the language use in social contexts. “The Pragmatics Profile of Everyday Communicative Skills in Children “ (PP) is an instrument that can describe pragmatic competence in children. We proceed to the analysis of the several stages that involved the adaptation of this instrument, in a qualitative approach, and its application in preschool and school children. 20 children were assessed to determine the pragmatic profile in each group. This analysis involved the application of the interviews of PP to parents and teacher. The results show the progressive development of the communicative functions, indirect requests, competence to maintain and to finish communicative interactions and to do repairs in communication in the school years.
id RCAP_c0e727adfa3a5859c016e2a6e832d4d6
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/2890
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização do perfil pragmático de crianças em idade pré-escolar e escolarTradução e adaptação de instrumentosLinguagemPragmáticaIdade pré-escolar e escolarTranslation and adaptation of the instrumentsLanguagePragmaticPre-school and school ageO uso pragmático da linguagem envolve o conhecimento sociolinguístico que representa as regras culturalmente determinadas que regulam como a linguagem deve ser usada em certos contextos sociais. O “The Pragmatics Profile of Everyday Communication Skills in Children” (PP) é um instrumento útil para a caracterização das competências pragmáticas na população infantil. Para a realização deste estudo procedemos à análise das várias etapas que envolvem a tradução e adaptação do instrumento, numa abordagem qualitativa, sendo constituído por uma revisão bibliográfica e adaptação do teste para a população portuguesa nas idades pré – escolar e escolar. Após este processo, foi realizado um estudo envolvendo 20 crianças (em idade pré – escolar e escolar), nas quais se procurou determinar o perfil pragmático em cada uma destas faixas etárias. De salientar que a análise efectuada foi realizada através da aplicação das entrevistas do PP aos pais e ao Educador/ Professor. Os resultados mostram um progressivo desenvolvimento das funções comunicativas e dos pedidos indirectos nos anos escolares, assim como o aumento da competência para manter e terminar turnos comunicativos nos anos escolares e a capacidade para realizar reparações comunicativas. The pragmatic use of the language represents the cultural rules that determine the language use in social contexts. “The Pragmatics Profile of Everyday Communicative Skills in Children “ (PP) is an instrument that can describe pragmatic competence in children. We proceed to the analysis of the several stages that involved the adaptation of this instrument, in a qualitative approach, and its application in preschool and school children. 20 children were assessed to determine the pragmatic profile in each group. This analysis involved the application of the interviews of PP to parents and teacher. The results show the progressive development of the communicative functions, indirect requests, competence to maintain and to finish communicative interactions and to do repairs in communication in the school years.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAlmeida, JoanaRocha, Joana2012-03-13T09:06:24Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2890porCadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 01, Nº 02 (2009) 69-86.1647-3485info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:20Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:55.743642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do perfil pragmático de crianças em idade pré-escolar e escolar
title Caracterização do perfil pragmático de crianças em idade pré-escolar e escolar
spellingShingle Caracterização do perfil pragmático de crianças em idade pré-escolar e escolar
Almeida, Joana
Tradução e adaptação de instrumentos
Linguagem
Pragmática
Idade pré-escolar e escolar
Translation and adaptation of the instruments
Language
Pragmatic
Pre-school and school age
title_short Caracterização do perfil pragmático de crianças em idade pré-escolar e escolar
title_full Caracterização do perfil pragmático de crianças em idade pré-escolar e escolar
title_fullStr Caracterização do perfil pragmático de crianças em idade pré-escolar e escolar
title_full_unstemmed Caracterização do perfil pragmático de crianças em idade pré-escolar e escolar
title_sort Caracterização do perfil pragmático de crianças em idade pré-escolar e escolar
author Almeida, Joana
author_facet Almeida, Joana
Rocha, Joana
author_role author
author2 Rocha, Joana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Joana
Rocha, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Tradução e adaptação de instrumentos
Linguagem
Pragmática
Idade pré-escolar e escolar
Translation and adaptation of the instruments
Language
Pragmatic
Pre-school and school age
topic Tradução e adaptação de instrumentos
Linguagem
Pragmática
Idade pré-escolar e escolar
Translation and adaptation of the instruments
Language
Pragmatic
Pre-school and school age
description O uso pragmático da linguagem envolve o conhecimento sociolinguístico que representa as regras culturalmente determinadas que regulam como a linguagem deve ser usada em certos contextos sociais. O “The Pragmatics Profile of Everyday Communication Skills in Children” (PP) é um instrumento útil para a caracterização das competências pragmáticas na população infantil. Para a realização deste estudo procedemos à análise das várias etapas que envolvem a tradução e adaptação do instrumento, numa abordagem qualitativa, sendo constituído por uma revisão bibliográfica e adaptação do teste para a população portuguesa nas idades pré – escolar e escolar. Após este processo, foi realizado um estudo envolvendo 20 crianças (em idade pré – escolar e escolar), nas quais se procurou determinar o perfil pragmático em cada uma destas faixas etárias. De salientar que a análise efectuada foi realizada através da aplicação das entrevistas do PP aos pais e ao Educador/ Professor. Os resultados mostram um progressivo desenvolvimento das funções comunicativas e dos pedidos indirectos nos anos escolares, assim como o aumento da competência para manter e terminar turnos comunicativos nos anos escolares e a capacidade para realizar reparações comunicativas. The pragmatic use of the language represents the cultural rules that determine the language use in social contexts. “The Pragmatics Profile of Everyday Communicative Skills in Children “ (PP) is an instrument that can describe pragmatic competence in children. We proceed to the analysis of the several stages that involved the adaptation of this instrument, in a qualitative approach, and its application in preschool and school children. 20 children were assessed to determine the pragmatic profile in each group. This analysis involved the application of the interviews of PP to parents and teacher. The results show the progressive development of the communicative functions, indirect requests, competence to maintain and to finish communicative interactions and to do repairs in communication in the school years.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2012-03-13T09:06:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/2890
url http://hdl.handle.net/10284/2890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 01, Nº 02 (2009) 69-86.
1647-3485
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130264697307136