Desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ano do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreira, Patrícia Ferreira Amado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14539
Resumo: Projeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico
id RCAP_c0e7cbe4a3dde752ae690112eca0e760
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14539
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ano do 1º CEBAprendizagem da leituraAvaliaçãoIntervenção pedagógicaConsciência fonológicaPhonological awarenessLearning to readIntervention programEvaluation1st year of Portugal´s schoolingProjeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º ciclo do Ensino BásicoEste estudo surge no âmbito da necessidade da melhoria da aprendizagem da leitura, como fator essencial ao combate do insucesso escolar e suas consequências. Aborda-se a literatura especializada, mencionando o contributo e a importância da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura, bem como se releva a importância de uma intervenção didática em contexto escolar. É apresentado um programa de intervenção didática “desenvolvido e devidamente ajustado às propriedades linguísticas do português europeu e aos requisitos da aprendizagem da leitura e escrita no referido sistema alvo” (Carvalho, 2012) – Programa de Desenvolvimento de Consciência Fonológica (Carvalho 2017), para o contexto de sala de aula, como instrumento para o desenvolvimento da consciência fonológica de alunos do 1º ano de escolaridade. Tendo em conta os objetivos do estudo, procurou-se identificar competências fonológicas de 38 crianças provenientes de duas turmas de 1º ano de escolaridade, no início do ano letivo, antes do início da sua alfabetização. Aplicou-se o programa de desenvolvimento de consciência fonológica a 19 crianças pertencentes ao grupo experimental. Por fim, mediu-se a eficácia do programa no desempenho da consciência fonológica das crianças sujeitas à intervenção, em comparação com as do grupo não intervencionado. Concluiu-se que o programa é eficaz no desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos de 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico.Abstract This study arises from the need to improve reading acquisition, as aprime factor to prevent school failure and its consequences. Specialized literature is approached, mentioning the contribution and importance of phonological awareness to learning to reading acquisition, as well as the importance of a didactic intervention in classroom. A didactic intervention program “developed and properly adjusted to the linguistic properties of European Portuguese and the requirements of learning to read and write in that target system” is presented (Carvalho, 2012) – Phonological Awareness Development Program (Carvalho, 2017) for classroom context as an instrument for the development of phonological awareness of 1st grade students. Taking into account the objectives of the study, an attempt was made to identify the phonological skills of 38 children from two classes of 1st year of schooling, at the beginning of the school year, before the beginning of their reading learning process. The phonological awareness development program was applied to 19 children belonging to the experimental group. Finally, the effectiveness of the program on the performance of the phonological awareness of children subjected to the intervention was measured, in comparison with those of the non-interventioned group. It was concluded that the program is effective in developing the phonological awareness from 1st grade students of 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal.Pereira, SusanaRCIPLCarreira, Patrícia Ferreira Amado2022-03-31T09:53:11Z2021-12-172021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14539TID:202935760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:19.662594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ano do 1º CEB
title Desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ano do 1º CEB
spellingShingle Desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ano do 1º CEB
Carreira, Patrícia Ferreira Amado
Aprendizagem da leitura
Avaliação
Intervenção pedagógica
Consciência fonológica
Phonological awareness
Learning to read
Intervention program
Evaluation
1st year of Portugal´s schooling
title_short Desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ano do 1º CEB
title_full Desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ano do 1º CEB
title_fullStr Desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ano do 1º CEB
title_full_unstemmed Desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ano do 1º CEB
title_sort Desenvolvimento da consciência fonológica no 1º ano do 1º CEB
author Carreira, Patrícia Ferreira Amado
author_facet Carreira, Patrícia Ferreira Amado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Susana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreira, Patrícia Ferreira Amado
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da leitura
Avaliação
Intervenção pedagógica
Consciência fonológica
Phonological awareness
Learning to read
Intervention program
Evaluation
1st year of Portugal´s schooling
topic Aprendizagem da leitura
Avaliação
Intervenção pedagógica
Consciência fonológica
Phonological awareness
Learning to read
Intervention program
Evaluation
1st year of Portugal´s schooling
description Projeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
2021-12-17T00:00:00Z
2022-03-31T09:53:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14539
TID:202935760
url http://hdl.handle.net/10400.21/14539
identifier_str_mv TID:202935760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133495394566144