A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/5217 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
id |
RCAP_c0ee07de4fd7bb5bbdbae7018e58c3a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/5217 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíçaArteExpressão plásticaNecessidades educativas especiaisInclusãoEducação artísticaArtPlastic expressionSpecial educational needsInclusionArtistic educationDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorO presente estudo, intitulado “a importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: Perceção da equipa pedagógica de uma Instituição Suíça” tem como principal objetivo conhecer a perceção da equipa pedagógica sobre a importância da educação pela arte na inclusão das crianças com NEE que frequentam a instituição La Branche. De acordo com a problemática e os objetivos definidos adotou-se um estudo exploratório (descritivo) de caráter quantitativo. Foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra não probabilística por conveniência constituída por 21 participantes, sendo a maioria, 71,4% do género feminino. Dos resultados obtidos verifica-se que a equipa pedagógica valoriza a educação pela arte e considera que a arte promove o desenvolvimento de competências nas crianças com NEE, desenvolve aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento e é um instrumento de inclusão social. Neste sentido, os inquiridos reforçam ainda a ideia de que a educação pela arte permite desenvolver uma grande variedade de capacidades, nomeadamente a personalidade, a capacidade de expressão, a consciência crítica, o conhecimento de diversas culturas e respeito pelas mesmas, a criatividade e a imaginação. Possui também um vasto leque de vivências simbólicas e emocionais, que contribuem de um modo especial, para o desenvolvimento afetivo e emocional.The present study, entitled “The importance of education through art in skills development in students with specific educational needs: Perception of the teaching staff of a Swiss Institution”, aims to know the perception of the teaching staff on the importance of education through art in the inclusion of children with SEN who attend La Branche Institution. According to the problematic and the set goals it was adopted an exploratory study (descriptive) of quantitative character. It was applied a questionnaire survey to a non-probabilistic convenience sample made of 21 participants, the majority, 71.4% females. From the results obtained it was found that the teaching staff values education for art and believes that art promotes the development of skills in children with SEN, develops learning in the different areas of knowledge and is an instrument of social inclusion. In this regard, respondents reinforce the idea that education through art allows the development of a wide range of capacities, including personality, the ability of expression, critical consciousness, knowledge of different cultures and respect for them, creativity and imagination. It also has a wide range of symbolic and emotional experiences that contribute in a special way, to the affective and emotional development.[s.n.]Costa, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMateus, Manuela da Conceição Arrátel2016-03-07T11:15:31Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5217201121107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:33Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:05.039193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça |
title |
A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça |
spellingShingle |
A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça Mateus, Manuela da Conceição Arrátel Arte Expressão plástica Necessidades educativas especiais Inclusão Educação artística Art Plastic expression Special educational needs Inclusion Artistic education |
title_short |
A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça |
title_full |
A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça |
title_fullStr |
A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça |
title_full_unstemmed |
A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça |
title_sort |
A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça |
author |
Mateus, Manuela da Conceição Arrátel |
author_facet |
Mateus, Manuela da Conceição Arrátel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Ana Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Manuela da Conceição Arrátel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Expressão plástica Necessidades educativas especiais Inclusão Educação artística Art Plastic expression Special educational needs Inclusion Artistic education |
topic |
Arte Expressão plástica Necessidades educativas especiais Inclusão Educação artística Art Plastic expression Special educational needs Inclusion Artistic education |
description |
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-07T11:15:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/5217 201121107 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/5217 |
identifier_str_mv |
201121107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130287264759808 |