A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Manuela da Conceição Arrátel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5217
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
id RCAP_c0ee07de4fd7bb5bbdbae7018e58c3a4
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/5217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíçaArteExpressão plásticaNecessidades educativas especiaisInclusãoEducação artísticaArtPlastic expressionSpecial educational needsInclusionArtistic educationDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorO presente estudo, intitulado “a importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: Perceção da equipa pedagógica de uma Instituição Suíça” tem como principal objetivo conhecer a perceção da equipa pedagógica sobre a importância da educação pela arte na inclusão das crianças com NEE que frequentam a instituição La Branche. De acordo com a problemática e os objetivos definidos adotou-se um estudo exploratório (descritivo) de caráter quantitativo. Foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra não probabilística por conveniência constituída por 21 participantes, sendo a maioria, 71,4% do género feminino. Dos resultados obtidos verifica-se que a equipa pedagógica valoriza a educação pela arte e considera que a arte promove o desenvolvimento de competências nas crianças com NEE, desenvolve aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento e é um instrumento de inclusão social. Neste sentido, os inquiridos reforçam ainda a ideia de que a educação pela arte permite desenvolver uma grande variedade de capacidades, nomeadamente a personalidade, a capacidade de expressão, a consciência crítica, o conhecimento de diversas culturas e respeito pelas mesmas, a criatividade e a imaginação. Possui também um vasto leque de vivências simbólicas e emocionais, que contribuem de um modo especial, para o desenvolvimento afetivo e emocional.The present study, entitled “The importance of education through art in skills development in students with specific educational needs: Perception of the teaching staff of a Swiss Institution”, aims to know the perception of the teaching staff on the importance of education through art in the inclusion of children with SEN who attend La Branche Institution. According to the problematic and the set goals it was adopted an exploratory study (descriptive) of quantitative character. It was applied a questionnaire survey to a non-probabilistic convenience sample made of 21 participants, the majority, 71.4% females. From the results obtained it was found that the teaching staff values education for art and believes that art promotes the development of skills in children with SEN, develops learning in the different areas of knowledge and is an instrument of social inclusion. In this regard, respondents reinforce the idea that education through art allows the development of a wide range of capacities, including personality, the ability of expression, critical consciousness, knowledge of different cultures and respect for them, creativity and imagination. It also has a wide range of symbolic and emotional experiences that contribute in a special way, to the affective and emotional development.[s.n.]Costa, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMateus, Manuela da Conceição Arrátel2016-03-07T11:15:31Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5217201121107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:33Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:05.039193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça
title A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça
spellingShingle A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça
Mateus, Manuela da Conceição Arrátel
Arte
Expressão plástica
Necessidades educativas especiais
Inclusão
Educação artística
Art
Plastic expression
Special educational needs
Inclusion
Artistic education
title_short A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça
title_full A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça
title_fullStr A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça
title_full_unstemmed A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça
title_sort A importância da educação pela arte no desenvolvimento de competências em alunos com necessidades educativas especificas: perceção da equipa pedagógica de uma instituição suíça
author Mateus, Manuela da Conceição Arrátel
author_facet Mateus, Manuela da Conceição Arrátel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Ana
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Manuela da Conceição Arrátel
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Expressão plástica
Necessidades educativas especiais
Inclusão
Educação artística
Art
Plastic expression
Special educational needs
Inclusion
Artistic education
topic Arte
Expressão plástica
Necessidades educativas especiais
Inclusão
Educação artística
Art
Plastic expression
Special educational needs
Inclusion
Artistic education
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-07T11:15:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/5217
201121107
url http://hdl.handle.net/10284/5217
identifier_str_mv 201121107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130287264759808