Cognição espacial e intervenções psicopedagógicas no contexto da inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Cristina Luica Maia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bastos, Claudio Lyra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.8453
Resumo: Ao longo do tempo, o conceito, a análise e a atenção prática das deficiências intelectuais  e  do  desenvolvimento  (DID)  sofreram  mudanças,  ao  se deslocarem  de  paradigmas  médico-psicológicos  para  incluir  enfoques educacionais. O objetivo deste estudo é analisar o impacto de intervenções baseadas  na  avaliação  interativa  com  alunos  com  DID  –  com  uso  de programas computacionais e práticas como a construção de maquetes – na estimulação  do  desenvolvimento  cognitivo  potencial,  nas  dimensões visuoespaciais e lógicas. O texto constata que o potencial cognitivo de alunos com DID pode ser manifestado através de intervenções mediadas com ênfase nos  processos  metacognitivos,  interacionais  e  afetivos.  Ao  destacar  as possibilidades de expressão de funções cognitivas, como a espacial – em níveis bidimensionais e tridimensionais –, foi possível desenvolver o potencial de simbolização e abstração dos alunos. A linguagem tecnológica – como o Google Street View– se mostrou uma ferramenta da cultura contemporânea facilitadora na aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. PALAVRAS-CHAVE Deficiência intelectual e do desenvolvimento; Educação inclusiva; Tecnologia; Habilidades visuoespaciais   ABSTRACT Over  time,  intellectual  developmental  disability  (IDD)  suffered  changes concerning its concept, analysis and practice, moving away from a medicalpsychological paradigm to include an educational focus. Within the context of inclusive  education,  the  aim  of  this  study  is  to  analyze  the  impact  of interventions based on interactive assessment with IDD students – using computer programs and practical tasks, as building scale models – in the potential stimulation of cognitive development, specifically in the visuospatial and logical dimensions. This text notes that the cognitive potential of students can  be  manifested  through  mediated  interventions,  with  emphasis  on metacognitive, affective and interactional processes. Stressing possibilities of expression for cognitive resources, such as spatial functions – in both twodimensional and three-dimensional levels –, it was possible to develop the students’ potential of abstraction and symbolization. Technological resources of contemporary culture – such as Google Street View– demonstrated to be effective as facilitating learning tools for students with intellectual disabilities. KEYWORDS Intellectual disabilities; Inclusive education; Technology; Visual-spatial skills
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