Plano de comunicação integrada de marketing para o cinema São Jorge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calisto, Mariana Aragão Lamy Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19196
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_c0fddc8c49097df7349424b9d1ce6e61
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19196
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de comunicação integrada de marketing para o cinema São JorgeComunicação Integrada de MarketingPlano de Comunicação Integrada de MarketingCinemaOnlineIntegrated Marketing CommunicationIntegrated Marketing Communication PlanMestrado em MarketingEste projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um Plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) para o Cinema São Jorge (CSJ) para o ano de 2020. Neste trabalho propõe-se um investimento no departamento de comunicação do cinema, que é ainda muito recente, com o intuito de re(definir) a identidade do Cinema, melhorar a imagem e notoriedade, aumentar os números de bilhetes vendidos e o total de espectadores anuais, que frequentam o cinema, e por fim, desenvolver estratégias para otimizar a comunicação nas redes sociais. Este projeto desenvolve-se na área de planeamento de comunicação e utiliza uma combinação de método qualitativo e quantitativo para recolher informação de suporte à elaboração do plano. Assim, no que diz respeito à recolha de dados primários, foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas e lançado um questionário online que permitiu obter 98 respostas válidas. A restante informação foi recolhida através de dados secundários. A recolha de dados permitiu obter informação sobre a imagem e notoriedade do cinema, o posicionamento percecionado e o perfil demográfico, tanto do público atual como do que se pretende atingir. Concluída a análise dos resultados obtidos foi possível definir estratégias de atuação, para o próximo ano, recorrendo às áreas de comunicação do serviço, comunicação online, publicidade e eventos, com o objetivo de captar um novo público mais jovem para o Cinema.This project is an Integrated Marketing Communication (IMC) Plan for Cinema São Jorge for the next year, 2020. This plan proposes an investment in the cinema communication department, which is still very recent, in order to (re)define the identity of the cinema, improve its image and awareness, increase the number of tickets sold and the total number of annual spectators attending the Cinema, and finally, develop strategies social media communication. This project is developed in the area of communication planning and uses a combination of qualitative and quantitative methods to gather information to support the preparation of the plan. Thus, with regard to the collection of primary data, six semi-structured interviews were conducted and an online questionnaire was launched which yielded 98 valid responses. The remaining information was collected through secondary data. The data collection allowed to obtain information about the image and awareness of the cinema, the perceived positioning and the demographic profile, both of the current public and of what is intended to be achieved. For the collection of primary data six semi-structured interviews were conducted and an online questionnaire was launched. The remaining information was collected through secondary data. After the analysis of the results obtained, it was possible to define strategies for the next year using the following fields of action; service's communication, online communication, advertising and events, with the objective of attracting a new younger target for Cinema.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, PatríciaRepositório da Universidade de LisboaCalisto, Mariana Aragão Lamy Pereira2020-07-03T00:30:14Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19196porCalisto, Mariana Aragão Lamy Pereira (2019). "Plano de comunicação integrada de marketing para o cinema São Jorge". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:07.619589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de comunicação integrada de marketing para o cinema São Jorge
title Plano de comunicação integrada de marketing para o cinema São Jorge
spellingShingle Plano de comunicação integrada de marketing para o cinema São Jorge
Calisto, Mariana Aragão Lamy Pereira
Comunicação Integrada de Marketing
Plano de Comunicação Integrada de Marketing
Cinema
Online
Integrated Marketing Communication
Integrated Marketing Communication Plan
title_short Plano de comunicação integrada de marketing para o cinema São Jorge
title_full Plano de comunicação integrada de marketing para o cinema São Jorge
title_fullStr Plano de comunicação integrada de marketing para o cinema São Jorge
title_full_unstemmed Plano de comunicação integrada de marketing para o cinema São Jorge
title_sort Plano de comunicação integrada de marketing para o cinema São Jorge
author Calisto, Mariana Aragão Lamy Pereira
author_facet Calisto, Mariana Aragão Lamy Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Patrícia
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Calisto, Mariana Aragão Lamy Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Integrada de Marketing
Plano de Comunicação Integrada de Marketing
Cinema
Online
Integrated Marketing Communication
Integrated Marketing Communication Plan
topic Comunicação Integrada de Marketing
Plano de Comunicação Integrada de Marketing
Cinema
Online
Integrated Marketing Communication
Integrated Marketing Communication Plan
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-07-03T00:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19196
url http://hdl.handle.net/10400.5/19196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Calisto, Mariana Aragão Lamy Pereira (2019). "Plano de comunicação integrada de marketing para o cinema São Jorge". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131133052452864