Autoestima e a utilização do Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mariana Rodrigues Serrano Gomes de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6456
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_c120fd27d86beb1f4abb1945b79d19a7
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6456
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autoestima e a utilização do FacebookFacebookautoestimaredes sociaisself-esteemsocial networking sitesMestrado em MarketingAs redes sociais têm vindo a ganhar um papel importante na rotina diária de cada pessoa e nas suas relações sociais. O Facebook é uma das redes sociais com mais sucesso, pois oferece diversas funcionalidades que permitem comunicar e partilhar o dia-a-dia com a rede de contactos escolhida por cada utilizador. Visto que esta rede social pode ser utilizada por qualquer pessoa que possua um endereço de email válido, a importância das funções disponibilizadas vai variar de utilizador para utilizador. O modo como cada indivíduo se apresenta no seu perfil do Facebook irá estar então intrinsecamente ligado à percepção de si próprio ou como deseja ser visto. Sendo que autoestima é a avaliação que cada pessoa faz de si própria, esta pode-se vir a refletir na maneira em como utilizamos o Facebook. Este estudo tem como objectivo entender a relação entre o Facebook e os diferentes níveis de autoestima dos seus utilizadores. Para isso, foi estudado o comportamento do utilizador quanto à sua atitude em relação ao Facebook, bem como o uso das suas funções que este disponibiliza. Foi aplicado um questionário online, tendo-se obtido de 352 respostas válidas, com questões relacionadas com a utilização da rede social e com a autoestima de cada um. Os resultados revelam que os utilizadores do Facebook valorizam de forma diferente as funcionalidade desta rede social, consoante o seu nível de autoestima.Social networks have earned an important role in people's daily routines and social relationships. Facebook is one of the most successful social networks, offering a diverse selection of functions that allow the user to communicate and share their daily lives with a chosen network of contacts. Seeing as this social network is available to anyone with a valid email address, the importance of the different available functions will vary from user to user. The way each individual performs at Facebook?s profile will be intrinsically linked to the perception of itself or how he wants to be seen by others. Since self-esteem is the evaluation that each person makes of itself, this can be reflected in the way we use Facebook. The objective of this study is to understand the relationship between Facebook and the different levels of self-esteem of its users. The user's behavior and attitude in relation to Facebook was studied, as well as the use of its available functions. An online questionnaire was applied, resulting in 352 valid responses, containing questions relating to the use of the social network and the user's self-esteem. The results revealed that Facebook users have different ways of valuing the functionality of the social network according to their levels of self-esteem.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaSousa, Mariana Rodrigues Serrano Gomes de2014-02-04T16:19:54Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6456porSousa, Mariana Rodrigues Serrano Gomes de. 2013. "Autoestima e a utilização do Facebook". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6456Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:50.073905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autoestima e a utilização do Facebook
title Autoestima e a utilização do Facebook
spellingShingle Autoestima e a utilização do Facebook
Sousa, Mariana Rodrigues Serrano Gomes de
Facebook
autoestima
redes sociais
self-esteem
social networking sites
title_short Autoestima e a utilização do Facebook
title_full Autoestima e a utilização do Facebook
title_fullStr Autoestima e a utilização do Facebook
title_full_unstemmed Autoestima e a utilização do Facebook
title_sort Autoestima e a utilização do Facebook
author Sousa, Mariana Rodrigues Serrano Gomes de
author_facet Sousa, Mariana Rodrigues Serrano Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Mariana Rodrigues Serrano Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Facebook
autoestima
redes sociais
self-esteem
social networking sites
topic Facebook
autoestima
redes sociais
self-esteem
social networking sites
description Mestrado em Marketing
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-04T16:19:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6456
url http://hdl.handle.net/10400.5/6456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, Mariana Rodrigues Serrano Gomes de. 2013. "Autoestima e a utilização do Facebook". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131014068436992