A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Heder Dias Jordão de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21872
Resumo: A postura corporal e o posicionamento do instrumento musical são referidos frequentemente na literatura como um aspecto fundamental da técnica instrumental. Contudo, poucos estudos apresentam modelos de ensino postural adequados à realidade do ensino musical a nível de conservatório e poucas pesquisas avaliaram as práticas e abordagem de ensino dos professores de guitarra. O presente trabalho pretende investigar e discutir as práticas de ensino da postura dos professores de guitarra no ensino artístico especializado em Portugal a partir da aplicação de um inquérito e da revisão da literatura sobre esta temática, visando contribuir para a reflexão teóricoprática sobre as estratégias de ensino dos professores de guitarra.
id RCAP_c126ecfd0243894fa1960fbcb818dc01
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21872
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensinoEnsino da músicaPosturaGuitarra -- EnsinoErgonomiaA postura corporal e o posicionamento do instrumento musical são referidos frequentemente na literatura como um aspecto fundamental da técnica instrumental. Contudo, poucos estudos apresentam modelos de ensino postural adequados à realidade do ensino musical a nível de conservatório e poucas pesquisas avaliaram as práticas e abordagem de ensino dos professores de guitarra. O presente trabalho pretende investigar e discutir as práticas de ensino da postura dos professores de guitarra no ensino artístico especializado em Portugal a partir da aplicação de um inquérito e da revisão da literatura sobre esta temática, visando contribuir para a reflexão teóricoprática sobre as estratégias de ensino dos professores de guitarra.The posture of instrumentalists and the positioning of the musical instrument are often referred to in the literature as a fundamental aspect of instrumental technique. However, few studies present models of postural teaching adequated to the reality of musical education at the conservatory level, and few studies have evaluated the teaching practices and approach of guitar teachers. The present work intends to investigate and discuss the postural teaching practices of guitar teachers' in the specialized artistic education in Portugal, based on the application of a survey and on the literature review on this theme, aiming to contribute to theoretical and practical reflection on the teaching strategies of guitar teachers.Universidade de Aveiro2018-01-25T17:37:24Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21872TID:201940418porVasconcelos, Heder Dias Jordão deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:54Zoai:ria.ua.pt:10773/21872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:11.922374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino
title A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino
spellingShingle A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino
Vasconcelos, Heder Dias Jordão de
Ensino da música
Postura
Guitarra -- Ensino
Ergonomia
title_short A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino
title_full A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino
title_fullStr A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino
title_full_unstemmed A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino
title_sort A postura na aula de guitarra : acessórios ergonómicos e estratégias de ensino
author Vasconcelos, Heder Dias Jordão de
author_facet Vasconcelos, Heder Dias Jordão de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Heder Dias Jordão de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Postura
Guitarra -- Ensino
Ergonomia
topic Ensino da música
Postura
Guitarra -- Ensino
Ergonomia
description A postura corporal e o posicionamento do instrumento musical são referidos frequentemente na literatura como um aspecto fundamental da técnica instrumental. Contudo, poucos estudos apresentam modelos de ensino postural adequados à realidade do ensino musical a nível de conservatório e poucas pesquisas avaliaram as práticas e abordagem de ensino dos professores de guitarra. O presente trabalho pretende investigar e discutir as práticas de ensino da postura dos professores de guitarra no ensino artístico especializado em Portugal a partir da aplicação de um inquérito e da revisão da literatura sobre esta temática, visando contribuir para a reflexão teóricoprática sobre as estratégias de ensino dos professores de guitarra.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-01-25T17:37:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21872
TID:201940418
url http://hdl.handle.net/10773/21872
identifier_str_mv TID:201940418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137616149348352