Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lachado, Marcelo Costa Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9954
Resumo: O presente relatório relata a Prática de Ensino Supervisionada, realizada durante o ano letivo 2018/19, inserido no âmbito do 2.º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, situada em Vila Real. Não se trata de um simples relato, mas de um relatório de feição dissertativa, visto que se procura aliar a teoria à prática profissional. Entende-se como Estágio Pedagógico o fim de uma etapa e o começo de uma outra, que tem como objetivo consolidar uma formação que deve ser contínua e reflexiva na vida de um professor. Ao longo deste relatório pretendo transmitir um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo deste ano letivo, como professor estagiário de Educação Física. Este tem como objetivo apresentar de forma descritiva todos os parâmetros desenvolvidos, assim como analisar as atividades que foram realizadas. Encontra-se dividido em cinco partes: caraterização do meio; tarefas de ensino-supervisionado; tarefas de relação escola-meio; relação com a comunidade; e por último, reflexão crítica. Na primeira parte é caraterizada a escola, assim como as turmas onde foi realizado o estágio. De seguida, é descrito todo o trabalho desenvolvido e é neste momento que refletimos sobre as estratégias, que foram bem ou mal utilizadas, e o que poderia ter sido diferente. Posteriormente são apresentadas as tarefas de estágio escola-meio, onde descrevo o processo de realização do estudo de turma e os resultados obtidos, e ainda apresento todas as atividades desenvolvidas, como por exemplo o corta-mato, torneios de fim de período e desporto escolar. Na relação com a comunidade escolar é apresentada toda a dinâmica envolvida durante o estágio, os funcionários, o grupo de educação física da escola, o núcleo de estágio, a orientadora e os alunos. Para finalizar, apresento uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido como professor estagiário, nomeadamente o que aprendi, o que poderia ter feito melhor e o que posso vir a melhorar num futuro próximo. Em relação às minhas expetativas inicias, estas eram positivas, mas também sentia algum receio/ medo, uma vez que era a primeira vez que ia lecionar em situação real, com alunos mais novos que não têm a mesma forma de pensar de nós, nem têm tanta responsabilidade. Com o decorrer do estágio, fui ganhando mais à vontade e assim, os receios foram desaparecendo com naturalidade. A nossa intervenção ao longo deste ano foi crucial, pois permitiu adquirir conhecimentos, competências, estratégias, quer ao nível da planificação, da organização e da execução das atividades. Toda esta experiência foi inesquecível e muito enriquecedora, quer a nível profissional como a nível pessoal.
id RCAP_c15c44b001a069d03733576766dab839
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9954
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio PedagógicoEducação FísicaO presente relatório relata a Prática de Ensino Supervisionada, realizada durante o ano letivo 2018/19, inserido no âmbito do 2.º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, situada em Vila Real. Não se trata de um simples relato, mas de um relatório de feição dissertativa, visto que se procura aliar a teoria à prática profissional. Entende-se como Estágio Pedagógico o fim de uma etapa e o começo de uma outra, que tem como objetivo consolidar uma formação que deve ser contínua e reflexiva na vida de um professor. Ao longo deste relatório pretendo transmitir um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo deste ano letivo, como professor estagiário de Educação Física. Este tem como objetivo apresentar de forma descritiva todos os parâmetros desenvolvidos, assim como analisar as atividades que foram realizadas. Encontra-se dividido em cinco partes: caraterização do meio; tarefas de ensino-supervisionado; tarefas de relação escola-meio; relação com a comunidade; e por último, reflexão crítica. Na primeira parte é caraterizada a escola, assim como as turmas onde foi realizado o estágio. De seguida, é descrito todo o trabalho desenvolvido e é neste momento que refletimos sobre as estratégias, que foram bem ou mal utilizadas, e o que poderia ter sido diferente. Posteriormente são apresentadas as tarefas de estágio escola-meio, onde descrevo o processo de realização do estudo de turma e os resultados obtidos, e ainda apresento todas as atividades desenvolvidas, como por exemplo o corta-mato, torneios de fim de período e desporto escolar. Na relação com a comunidade escolar é apresentada toda a dinâmica envolvida durante o estágio, os funcionários, o grupo de educação física da escola, o núcleo de estágio, a orientadora e os alunos. Para finalizar, apresento uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido como professor estagiário, nomeadamente o que aprendi, o que poderia ter feito melhor e o que posso vir a melhorar num futuro próximo. Em relação às minhas expetativas inicias, estas eram positivas, mas também sentia algum receio/ medo, uma vez que era a primeira vez que ia lecionar em situação real, com alunos mais novos que não têm a mesma forma de pensar de nós, nem têm tanta responsabilidade. Com o decorrer do estágio, fui ganhando mais à vontade e assim, os receios foram desaparecendo com naturalidade. A nossa intervenção ao longo deste ano foi crucial, pois permitiu adquirir conhecimentos, competências, estratégias, quer ao nível da planificação, da organização e da execução das atividades. Toda esta experiência foi inesquecível e muito enriquecedora, quer a nível profissional como a nível pessoal.This report reports the Supervised Teaching Practice, carried out during this school year, within the scope of the 2nd Cycle in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Teaching of the University Trás-os-Montes and Alto Douro, located in Vila Real. This is not a simple report, but a dissertative report, since it seeks to combine theory with professional practice. Pedagogical Internship is understood as the end of one stage and the beginning of another, which aims to consolidate a formation that must be continuous and reflective in the life of a teacher. Throughout this report I intend to convey a set of experiences that accompanied me throughout this school year, as a trainee teacher of Physical Education. This aims to present descriptively all the parameters developed, as well as analyze the activities that were performed. It is divided into five parts: characterization of the medium; supervised teaching tasks; middle school relationship tasks; relationship with the community; and lastly, critical reflection. In the first part is characterized the school, as well as the classes where the internship was held. Then all the work is described and it is at this point that we reflect on the strategies, which were well or badly used, and what could have been different. Subsequently, the school-internship tasks are presented, where I describe the process of conducting the class study and the results obtained, and also present all the activities developed, such as cross-country, end-of-period tournaments and school sports. . In relation to the school community, all the dynamics involved during the internship, the employees, the school physical education group, the internship nucleus, the advisor and the students are presented. Finally, I present a reflection on the work developed as a trainee teacher, namely what I learned, what could have done better and what I can improve in the near future. Regarding my initial expectations, these were positive, but I also felt some fear / fear, as this was the first time I was going to teach in real situations, with younger students who do not have the same way of thinking about us, nor have so much responsibility. As the internship progressed, I gained more at ease and so, the fears were disappearing naturally. Our intervention throughout this year was crucial, as it allowed us to acquire knowledge, skills, strategies, both in terms of planning, organization and execution of activities. This whole experience was unforgettable and very enriching, both professionally and personally.2020-06-15T15:08:57Z2020-04-20T00:00:00Z2020-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9954porLachado, Marcelo Costa Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:32:31Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:50.320755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Lachado, Marcelo Costa Teixeira
Estágio Pedagógico
Educação Física
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Lachado, Marcelo Costa Teixeira
author_facet Lachado, Marcelo Costa Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lachado, Marcelo Costa Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
description O presente relatório relata a Prática de Ensino Supervisionada, realizada durante o ano letivo 2018/19, inserido no âmbito do 2.º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, situada em Vila Real. Não se trata de um simples relato, mas de um relatório de feição dissertativa, visto que se procura aliar a teoria à prática profissional. Entende-se como Estágio Pedagógico o fim de uma etapa e o começo de uma outra, que tem como objetivo consolidar uma formação que deve ser contínua e reflexiva na vida de um professor. Ao longo deste relatório pretendo transmitir um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo deste ano letivo, como professor estagiário de Educação Física. Este tem como objetivo apresentar de forma descritiva todos os parâmetros desenvolvidos, assim como analisar as atividades que foram realizadas. Encontra-se dividido em cinco partes: caraterização do meio; tarefas de ensino-supervisionado; tarefas de relação escola-meio; relação com a comunidade; e por último, reflexão crítica. Na primeira parte é caraterizada a escola, assim como as turmas onde foi realizado o estágio. De seguida, é descrito todo o trabalho desenvolvido e é neste momento que refletimos sobre as estratégias, que foram bem ou mal utilizadas, e o que poderia ter sido diferente. Posteriormente são apresentadas as tarefas de estágio escola-meio, onde descrevo o processo de realização do estudo de turma e os resultados obtidos, e ainda apresento todas as atividades desenvolvidas, como por exemplo o corta-mato, torneios de fim de período e desporto escolar. Na relação com a comunidade escolar é apresentada toda a dinâmica envolvida durante o estágio, os funcionários, o grupo de educação física da escola, o núcleo de estágio, a orientadora e os alunos. Para finalizar, apresento uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido como professor estagiário, nomeadamente o que aprendi, o que poderia ter feito melhor e o que posso vir a melhorar num futuro próximo. Em relação às minhas expetativas inicias, estas eram positivas, mas também sentia algum receio/ medo, uma vez que era a primeira vez que ia lecionar em situação real, com alunos mais novos que não têm a mesma forma de pensar de nós, nem têm tanta responsabilidade. Com o decorrer do estágio, fui ganhando mais à vontade e assim, os receios foram desaparecendo com naturalidade. A nossa intervenção ao longo deste ano foi crucial, pois permitiu adquirir conhecimentos, competências, estratégias, quer ao nível da planificação, da organização e da execução das atividades. Toda esta experiência foi inesquecível e muito enriquecedora, quer a nível profissional como a nível pessoal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-15T15:08:57Z
2020-04-20T00:00:00Z
2020-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9954
url http://hdl.handle.net/10348/9954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137092409753600