O Marketing e a gestão de relacionamentos no contexto de (pós) pandemia: Um estudo aplicado ao futebol em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Luís Filipe Baltar
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2305
Resumo: O desporto, nomeadamente o futebol, é o espetáculo desportivo que mais chama a atenção das pessoas, seja pelas emoções que geram nos sócios e simpatizantes, quer pelas ligações entre empresas e pelos empregos que cria. É uma área de negócio que agita um país por diversas razões e se tornou muito importante, quer na vida dos aficionados, quer na economia mundial. Este é o tema escolhido, pela sua atualidade, pelos desafios que têm surgido na área do desporto e pelas dificuldades que trouxe à economia nacional. O desporto está enraizado nos costumes dos portugueses e o desejo de consumo do espetáculo está presente nos aficionados, mas se não podem usufruir, alguma razão os leva a continuar a pagar as suas quotas. Pelo peso que tem na economia portuguesa seja na receita interna, com a venda de bilheteira nacional, gerar emprego, como externa com a entrada de dinheiro das competições europeias e da venda de bilheteira. A metodologia é qualitativa, com entrevistas semiestruturadas a oito gestores desportivos e doze sócios de vários clubes. Com o foco nas principais ligas do futebol português e nos sócios da generalidade dos clubes participantes, pretende-se, com esta investigação, contribuir para perspetivas sobre a importância do marketing relacional e desportivo em contexto pandémico, aplicando-se em específico, a um caso de estudo: o futebol em Portugal.
id RCAP_c1886cb6beffccb0bb67195e25840afa
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2305
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Marketing e a gestão de relacionamentos no contexto de (pós) pandemia: Um estudo aplicado ao futebol em PortugalMarketing RelacionalMarketing DesportivoFutebol em PortugalComportamento do ConsumidorPandemia de COVID-19O desporto, nomeadamente o futebol, é o espetáculo desportivo que mais chama a atenção das pessoas, seja pelas emoções que geram nos sócios e simpatizantes, quer pelas ligações entre empresas e pelos empregos que cria. É uma área de negócio que agita um país por diversas razões e se tornou muito importante, quer na vida dos aficionados, quer na economia mundial. Este é o tema escolhido, pela sua atualidade, pelos desafios que têm surgido na área do desporto e pelas dificuldades que trouxe à economia nacional. O desporto está enraizado nos costumes dos portugueses e o desejo de consumo do espetáculo está presente nos aficionados, mas se não podem usufruir, alguma razão os leva a continuar a pagar as suas quotas. Pelo peso que tem na economia portuguesa seja na receita interna, com a venda de bilheteira nacional, gerar emprego, como externa com a entrada de dinheiro das competições europeias e da venda de bilheteira. A metodologia é qualitativa, com entrevistas semiestruturadas a oito gestores desportivos e doze sócios de vários clubes. Com o foco nas principais ligas do futebol português e nos sócios da generalidade dos clubes participantes, pretende-se, com esta investigação, contribuir para perspetivas sobre a importância do marketing relacional e desportivo em contexto pandémico, aplicando-se em específico, a um caso de estudo: o futebol em Portugal.2022-03-17T15:42:12Z2022-03-17T15:42:12Z2021-01-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2305oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2305porhttp://hdl.handle.net/11110/2305202944697Correia, Luís Filipe Baltarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:35Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:34.686510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Marketing e a gestão de relacionamentos no contexto de (pós) pandemia: Um estudo aplicado ao futebol em Portugal
title O Marketing e a gestão de relacionamentos no contexto de (pós) pandemia: Um estudo aplicado ao futebol em Portugal
spellingShingle O Marketing e a gestão de relacionamentos no contexto de (pós) pandemia: Um estudo aplicado ao futebol em Portugal
Correia, Luís Filipe Baltar
Marketing Relacional
Marketing Desportivo
Futebol em Portugal
Comportamento do Consumidor
Pandemia de COVID-19
title_short O Marketing e a gestão de relacionamentos no contexto de (pós) pandemia: Um estudo aplicado ao futebol em Portugal
title_full O Marketing e a gestão de relacionamentos no contexto de (pós) pandemia: Um estudo aplicado ao futebol em Portugal
title_fullStr O Marketing e a gestão de relacionamentos no contexto de (pós) pandemia: Um estudo aplicado ao futebol em Portugal
title_full_unstemmed O Marketing e a gestão de relacionamentos no contexto de (pós) pandemia: Um estudo aplicado ao futebol em Portugal
title_sort O Marketing e a gestão de relacionamentos no contexto de (pós) pandemia: Um estudo aplicado ao futebol em Portugal
author Correia, Luís Filipe Baltar
author_facet Correia, Luís Filipe Baltar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Luís Filipe Baltar
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Relacional
Marketing Desportivo
Futebol em Portugal
Comportamento do Consumidor
Pandemia de COVID-19
topic Marketing Relacional
Marketing Desportivo
Futebol em Portugal
Comportamento do Consumidor
Pandemia de COVID-19
description O desporto, nomeadamente o futebol, é o espetáculo desportivo que mais chama a atenção das pessoas, seja pelas emoções que geram nos sócios e simpatizantes, quer pelas ligações entre empresas e pelos empregos que cria. É uma área de negócio que agita um país por diversas razões e se tornou muito importante, quer na vida dos aficionados, quer na economia mundial. Este é o tema escolhido, pela sua atualidade, pelos desafios que têm surgido na área do desporto e pelas dificuldades que trouxe à economia nacional. O desporto está enraizado nos costumes dos portugueses e o desejo de consumo do espetáculo está presente nos aficionados, mas se não podem usufruir, alguma razão os leva a continuar a pagar as suas quotas. Pelo peso que tem na economia portuguesa seja na receita interna, com a venda de bilheteira nacional, gerar emprego, como externa com a entrada de dinheiro das competições europeias e da venda de bilheteira. A metodologia é qualitativa, com entrevistas semiestruturadas a oito gestores desportivos e doze sócios de vários clubes. Com o foco nas principais ligas do futebol português e nos sócios da generalidade dos clubes participantes, pretende-se, com esta investigação, contribuir para perspetivas sobre a importância do marketing relacional e desportivo em contexto pandémico, aplicando-se em específico, a um caso de estudo: o futebol em Portugal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-17T00:00:00Z
2022-03-17T15:42:12Z
2022-03-17T15:42:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2305
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2305
url http://hdl.handle.net/11110/2305
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2305
202944697
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129895818756096