O Marketing e a gestão de relacionamentos no contexto de (pós) pandemia: Um estudo aplicado ao futebol em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2305 |
Resumo: | O desporto, nomeadamente o futebol, é o espetáculo desportivo que mais chama a atenção das pessoas, seja pelas emoções que geram nos sócios e simpatizantes, quer pelas ligações entre empresas e pelos empregos que cria. É uma área de negócio que agita um país por diversas razões e se tornou muito importante, quer na vida dos aficionados, quer na economia mundial. Este é o tema escolhido, pela sua atualidade, pelos desafios que têm surgido na área do desporto e pelas dificuldades que trouxe à economia nacional. O desporto está enraizado nos costumes dos portugueses e o desejo de consumo do espetáculo está presente nos aficionados, mas se não podem usufruir, alguma razão os leva a continuar a pagar as suas quotas. Pelo peso que tem na economia portuguesa seja na receita interna, com a venda de bilheteira nacional, gerar emprego, como externa com a entrada de dinheiro das competições europeias e da venda de bilheteira. A metodologia é qualitativa, com entrevistas semiestruturadas a oito gestores desportivos e doze sócios de vários clubes. Com o foco nas principais ligas do futebol português e nos sócios da generalidade dos clubes participantes, pretende-se, com esta investigação, contribuir para perspetivas sobre a importância do marketing relacional e desportivo em contexto pandémico, aplicando-se em específico, a um caso de estudo: o futebol em Portugal. |
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O Marketing e a gestão de relacionamentos no contexto de (pós) pandemia: Um estudo aplicado ao futebol em PortugalMarketing RelacionalMarketing DesportivoFutebol em PortugalComportamento do ConsumidorPandemia de COVID-19O desporto, nomeadamente o futebol, é o espetáculo desportivo que mais chama a atenção das pessoas, seja pelas emoções que geram nos sócios e simpatizantes, quer pelas ligações entre empresas e pelos empregos que cria. É uma área de negócio que agita um país por diversas razões e se tornou muito importante, quer na vida dos aficionados, quer na economia mundial. Este é o tema escolhido, pela sua atualidade, pelos desafios que têm surgido na área do desporto e pelas dificuldades que trouxe à economia nacional. O desporto está enraizado nos costumes dos portugueses e o desejo de consumo do espetáculo está presente nos aficionados, mas se não podem usufruir, alguma razão os leva a continuar a pagar as suas quotas. Pelo peso que tem na economia portuguesa seja na receita interna, com a venda de bilheteira nacional, gerar emprego, como externa com a entrada de dinheiro das competições europeias e da venda de bilheteira. A metodologia é qualitativa, com entrevistas semiestruturadas a oito gestores desportivos e doze sócios de vários clubes. Com o foco nas principais ligas do futebol português e nos sócios da generalidade dos clubes participantes, pretende-se, com esta investigação, contribuir para perspetivas sobre a importância do marketing relacional e desportivo em contexto pandémico, aplicando-se em específico, a um caso de estudo: o futebol em Portugal.2022-03-17T15:42:12Z2022-03-17T15:42:12Z2021-01-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2305oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2305porhttp://hdl.handle.net/11110/2305202944697Correia, Luís Filipe Baltarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:35Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:34.686510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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