Identificação e representação automática de percursos de autocarros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luís Filipe de Jesus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6009
Resumo: Trabalho final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia de Redes de Comunicação e Multimédia
id RCAP_c1a22a2e19805aa086a96ed1e35798a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identificação e representação automática de percursos de autocarrosTransporte público de passageiros (TPP)InterdisciplinaridadeGeografiaTopografiaPlaneamento de mobilidadeEconomia dos transportesInformática na área dos transportesPublic passenger transport (PPT)InterdisciplinarityGeographyTopography,Mobility planningTransport economicsTransport informaticsTrabalho final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia de Redes de Comunicação e MultimédiaO transporte público de passageiros (TPP) utiliza um sistema complexo e dinâmico que exige conhecimentos de várias disciplinas. Este interdisciplinar envolve predominantemente as aplicações da geografia e topografia, planeamento de mobilidade, economia e informática na área dos transportes. TPP é uma parte crucial de qualquer sistema de transporte que, por natureza, caracteriza espaço terrestre e é usado em ambientes geográficos e topográficos complexos. Geografia de transportes é a geografia dos sistemas de transporte. Do ponto de vista das Tecnologias de Informação, geógrafos de transporte podem ajudar no desenvolvimento da topologia de rede do transporte público, e nas avaliações subsequentes que os transportes exigem. Planeamento da mobilidade envolve desenvolvimento da rede de rotas de transporte por parte dos engenheiros de trânsito, tais como rotas, serviços, juntamente com temporização e padrões de viagem. Bom planeamento de mobilidade resulta em rotas de transporte público mais eficientes e estimulam o uso dos meios de transporte sustentáveis.Abstract: Public passenger transport (PPT) use a complex and dynamic system requiring expertise from multiple disciplines. This interdisciplinary predominantly involves the applications of transport geography and topography, mobility planning, transport economics, and transport informatics. PPT is a crucial part of any transport system that, by its nature, consumes land and exists within complex geographical and topographical settings. Transport geography is the geography of transport systems. From the Information Technology point of view, transport geographers can help when modeling the elements of a public transport network’s topology, and the subsequent demanding transport evaluations.Mobility planning involves traffic engineers modeling transport routes network elements such as routes, services, together with timing and journey patterns. Good mobility plans result in efficient public transport lines and stimulate the usage of sustainable modes of transport.Instituto Superior de Engenharia de LisboaFerreira, João Carlos AmaroRCIPLOliveira, Luís Filipe de Jesus2016-04-16T11:38:12Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6009TID:201214407porOLIVEIRA, Luís Filipe Jesus - Identificação e representação automática de percursos de autocarros. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2015. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:50:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:13.465642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identificação e representação automática de percursos de autocarros
title Identificação e representação automática de percursos de autocarros
spellingShingle Identificação e representação automática de percursos de autocarros
Oliveira, Luís Filipe de Jesus
Transporte público de passageiros (TPP)
Interdisciplinaridade
Geografia
Topografia
Planeamento de mobilidade
Economia dos transportes
Informática na área dos transportes
Public passenger transport (PPT)
Interdisciplinarity
Geography
Topography,
Mobility planning
Transport economics
Transport informatics
title_short Identificação e representação automática de percursos de autocarros
title_full Identificação e representação automática de percursos de autocarros
title_fullStr Identificação e representação automática de percursos de autocarros
title_full_unstemmed Identificação e representação automática de percursos de autocarros
title_sort Identificação e representação automática de percursos de autocarros
author Oliveira, Luís Filipe de Jesus
author_facet Oliveira, Luís Filipe de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, João Carlos Amaro
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luís Filipe de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte público de passageiros (TPP)
Interdisciplinaridade
Geografia
Topografia
Planeamento de mobilidade
Economia dos transportes
Informática na área dos transportes
Public passenger transport (PPT)
Interdisciplinarity
Geography
Topography,
Mobility planning
Transport economics
Transport informatics
topic Transporte público de passageiros (TPP)
Interdisciplinaridade
Geografia
Topografia
Planeamento de mobilidade
Economia dos transportes
Informática na área dos transportes
Public passenger transport (PPT)
Interdisciplinarity
Geography
Topography,
Mobility planning
Transport economics
Transport informatics
description Trabalho final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia de Redes de Comunicação e Multimédia
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
2016-04-16T11:38:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6009
TID:201214407
url http://hdl.handle.net/10400.21/6009
identifier_str_mv TID:201214407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Luís Filipe Jesus - Identificação e representação automática de percursos de autocarros. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2015. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133409838104576