Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo,Deolinda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lucas,Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152021000400043
Resumo: Resumo Introdução: A qualidade dos cuidados de enfermagem (CE) tem um forte impacto na satisfação dos clientes (SC) e é uma dimensão essencial do ambiente de prática de enfermagem. Objetivos: Analisar a evidência científica acerca da satisfação dos clientes face aos cuidados de enfermagem em Cuidados de Saúde Primários (CSP). Métodos: Revisão integrativa da literatura em 3 etapas. 1) Uma pesquisa inicial na CINHAL e MEDLINE. 2)Uma pesquisa mais alargada, utilizando as mesmas palavras-chave e termos de pesquisa, nas restantes bases de dados da plataforma EBSCOHost. 3) Pesquisa nas referências bibliográficas dos artigos selecionados. Os estudos selecionados foram do período entre 2009 e 2019. Resultados: Selecionaram-se vinte estudos que relatam achados sobre as dimensões que constituem o conceito de SC: arte no atendimento; qualidade técnica ou científica; custos; organização física e ambiental; disponibilidade dos profissionais; continuidade de cuidados; e resultados dos CE. Conclusão: A SC é descrita como o valor e reação aos CE que receberam. A SC com os CE é considerada como indicador fundamental da qualidade dos cuidados de enfermagem.
id RCAP_c1ba1bf015568391b52f744db82f7ba7
oai_identifier_str oai:scielo:S0873-30152021000400043
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literaturaenfermagemsatisfação do clientequalidade dos cuidados de saúdeorganização e administraçãorevisãoResumo Introdução: A qualidade dos cuidados de enfermagem (CE) tem um forte impacto na satisfação dos clientes (SC) e é uma dimensão essencial do ambiente de prática de enfermagem. Objetivos: Analisar a evidência científica acerca da satisfação dos clientes face aos cuidados de enfermagem em Cuidados de Saúde Primários (CSP). Métodos: Revisão integrativa da literatura em 3 etapas. 1) Uma pesquisa inicial na CINHAL e MEDLINE. 2)Uma pesquisa mais alargada, utilizando as mesmas palavras-chave e termos de pesquisa, nas restantes bases de dados da plataforma EBSCOHost. 3) Pesquisa nas referências bibliográficas dos artigos selecionados. Os estudos selecionados foram do período entre 2009 e 2019. Resultados: Selecionaram-se vinte estudos que relatam achados sobre as dimensões que constituem o conceito de SC: arte no atendimento; qualidade técnica ou científica; custos; organização física e ambiental; disponibilidade dos profissionais; continuidade de cuidados; e resultados dos CE. Conclusão: A SC é descrita como o valor e reação aos CE que receberam. A SC com os CE é considerada como indicador fundamental da qualidade dos cuidados de enfermagem.Instituto Politécnico de Viseu (IPV)2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152021000400043Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health n.esp9 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152021000400043Bernardo,DeolindaLucas,Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:10:15Zoai:scielo:S0873-30152021000400043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:21:52.001577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura
title Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura
spellingShingle Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura
Bernardo,Deolinda
enfermagem
satisfação do cliente
qualidade dos cuidados de saúde
organização e administração
revisão
title_short Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura
title_full Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura
title_fullStr Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura
title_sort Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura
author Bernardo,Deolinda
author_facet Bernardo,Deolinda
Lucas,Pedro
author_role author
author2 Lucas,Pedro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo,Deolinda
Lucas,Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
satisfação do cliente
qualidade dos cuidados de saúde
organização e administração
revisão
topic enfermagem
satisfação do cliente
qualidade dos cuidados de saúde
organização e administração
revisão
description Resumo Introdução: A qualidade dos cuidados de enfermagem (CE) tem um forte impacto na satisfação dos clientes (SC) e é uma dimensão essencial do ambiente de prática de enfermagem. Objetivos: Analisar a evidência científica acerca da satisfação dos clientes face aos cuidados de enfermagem em Cuidados de Saúde Primários (CSP). Métodos: Revisão integrativa da literatura em 3 etapas. 1) Uma pesquisa inicial na CINHAL e MEDLINE. 2)Uma pesquisa mais alargada, utilizando as mesmas palavras-chave e termos de pesquisa, nas restantes bases de dados da plataforma EBSCOHost. 3) Pesquisa nas referências bibliográficas dos artigos selecionados. Os estudos selecionados foram do período entre 2009 e 2019. Resultados: Selecionaram-se vinte estudos que relatam achados sobre as dimensões que constituem o conceito de SC: arte no atendimento; qualidade técnica ou científica; custos; organização física e ambiental; disponibilidade dos profissionais; continuidade de cuidados; e resultados dos CE. Conclusão: A SC é descrita como o valor e reação aos CE que receberam. A SC com os CE é considerada como indicador fundamental da qualidade dos cuidados de enfermagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152021000400043
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152021000400043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152021000400043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu (IPV)
dc.source.none.fl_str_mv Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health n.esp9 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137303588765696