Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/32289 |
Resumo: | O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, na (re)construção do seu projeto educativo. Em termos metodológicos recorreu-se a recolha e análise documental e a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, através de ações de formação planificadas, implementadas e avaliadas tendo em conta o projeto educativo. Apesar de reconhecido o papel estratégico deste documento, os resultados apontam para uma sobrevalorização de uma das quatro vertentes do projeto educativo, a vertente académica, para além do reduzido envolvimento dos pais na conceção e (re) construção deste documento. |
id |
RCAP_c1c7b163abdd87e307f9bd02830cbe39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/32289 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de casoFormação de professoresFormação contínuaFormação centrada na escolaDesenvolvimento profissional docenteProjetos educativosO presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, na (re)construção do seu projeto educativo. Em termos metodológicos recorreu-se a recolha e análise documental e a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, através de ações de formação planificadas, implementadas e avaliadas tendo em conta o projeto educativo. Apesar de reconhecido o papel estratégico deste documento, os resultados apontam para uma sobrevalorização de uma das quatro vertentes do projeto educativo, a vertente académica, para além do reduzido envolvimento dos pais na conceção e (re) construção deste documento.Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaRepositório da Universidade de LisboaMucharreira, Pedro Ribeiro2018-03-12T11:16:00Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32289porMucharreira, P. R. (2018). Formação docente centrada na escola e projeto educativo: Um estudo de caso. Práxis Educacional, 14(27), 13-28.2178-2679 (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:30.579215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso |
title |
Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso |
spellingShingle |
Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso Mucharreira, Pedro Ribeiro Formação de professores Formação contínua Formação centrada na escola Desenvolvimento profissional docente Projetos educativos |
title_short |
Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso |
title_full |
Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso |
title_fullStr |
Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso |
title_sort |
Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso |
author |
Mucharreira, Pedro Ribeiro |
author_facet |
Mucharreira, Pedro Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mucharreira, Pedro Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Formação contínua Formação centrada na escola Desenvolvimento profissional docente Projetos educativos |
topic |
Formação de professores Formação contínua Formação centrada na escola Desenvolvimento profissional docente Projetos educativos |
description |
O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, na (re)construção do seu projeto educativo. Em termos metodológicos recorreu-se a recolha e análise documental e a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, através de ações de formação planificadas, implementadas e avaliadas tendo em conta o projeto educativo. Apesar de reconhecido o papel estratégico deste documento, os resultados apontam para uma sobrevalorização de uma das quatro vertentes do projeto educativo, a vertente académica, para além do reduzido envolvimento dos pais na conceção e (re) construção deste documento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-12T11:16:00Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/32289 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/32289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mucharreira, P. R. (2018). Formação docente centrada na escola e projeto educativo: Um estudo de caso. Práxis Educacional, 14(27), 13-28. 2178-2679 (Online) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134401737523200 |