Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mucharreira, Pedro Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32289
Resumo: O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, na (re)construção do seu projeto educativo. Em termos metodológicos recorreu-se a recolha e análise documental e a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, através de ações de formação planificadas, implementadas e avaliadas tendo em conta o projeto educativo. Apesar de reconhecido o papel estratégico deste documento, os resultados apontam para uma sobrevalorização de uma das quatro vertentes do projeto educativo, a vertente académica, para além do reduzido envolvimento dos pais na conceção e (re) construção deste documento.
id RCAP_c1c7b163abdd87e307f9bd02830cbe39
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/32289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de casoFormação de professoresFormação contínuaFormação centrada na escolaDesenvolvimento profissional docenteProjetos educativosO presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, na (re)construção do seu projeto educativo. Em termos metodológicos recorreu-se a recolha e análise documental e a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, através de ações de formação planificadas, implementadas e avaliadas tendo em conta o projeto educativo. Apesar de reconhecido o papel estratégico deste documento, os resultados apontam para uma sobrevalorização de uma das quatro vertentes do projeto educativo, a vertente académica, para além do reduzido envolvimento dos pais na conceção e (re) construção deste documento.Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaRepositório da Universidade de LisboaMucharreira, Pedro Ribeiro2018-03-12T11:16:00Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32289porMucharreira, P. R. (2018). Formação docente centrada na escola e projeto educativo: Um estudo de caso. Práxis Educacional, 14(27), 13-28.2178-2679 (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:30.579215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso
title Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso
spellingShingle Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso
Mucharreira, Pedro Ribeiro
Formação de professores
Formação contínua
Formação centrada na escola
Desenvolvimento profissional docente
Projetos educativos
title_short Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso
title_full Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso
title_fullStr Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso
title_full_unstemmed Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso
title_sort Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso
author Mucharreira, Pedro Ribeiro
author_facet Mucharreira, Pedro Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mucharreira, Pedro Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação contínua
Formação centrada na escola
Desenvolvimento profissional docente
Projetos educativos
topic Formação de professores
Formação contínua
Formação centrada na escola
Desenvolvimento profissional docente
Projetos educativos
description O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, na (re)construção do seu projeto educativo. Em termos metodológicos recorreu-se a recolha e análise documental e a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, através de ações de formação planificadas, implementadas e avaliadas tendo em conta o projeto educativo. Apesar de reconhecido o papel estratégico deste documento, os resultados apontam para uma sobrevalorização de uma das quatro vertentes do projeto educativo, a vertente académica, para além do reduzido envolvimento dos pais na conceção e (re) construção deste documento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-12T11:16:00Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/32289
url http://hdl.handle.net/10451/32289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mucharreira, P. R. (2018). Formação docente centrada na escola e projeto educativo: Um estudo de caso. Práxis Educacional, 14(27), 13-28.
2178-2679 (Online)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134401737523200