FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mucharreira, Pedro Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2917
Resumo: O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, na (re)construção do seu projeto educativo. Em termos metodológicos recorreu-se a recolha e análise documental e a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, através de ações de formação planificadas, implementadas e avaliadas tendo em conta o projeto educativo. Apesar de reconhecido o papel estratégico deste documento, os resultados apontam para uma sobrevalorização de uma das quatro vertentes do projeto educativo, a vertente académica, para além do reduzido envolvimento dos pais na conceção e (re) construção deste documento.    
id UESB-7_b2d214fc89b9ec015b1a64296158e402
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2917
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASOPalavras-chave: Formação de Professores. Formação Contínua. Formação Centrada na Escola. ProjetosEducativos. Desenvolvimento Profissional Docente.O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, na (re)construção do seu projeto educativo. Em termos metodológicos recorreu-se a recolha e análise documental e a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, através de ações de formação planificadas, implementadas e avaliadas tendo em conta o projeto educativo. Apesar de reconhecido o papel estratégico deste documento, os resultados apontam para uma sobrevalorização de uma das quatro vertentes do projeto educativo, a vertente académica, para além do reduzido envolvimento dos pais na conceção e (re) construção deste documento.    Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/291710.22481/praxis.v14i27.2917Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2917/2425Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMucharreira, Pedro Ribeiro2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2917Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO
title FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO
Mucharreira, Pedro Ribeiro
Palavras-chave: Formação de Professores. Formação Contínua. Formação Centrada na Escola. ProjetosEducativos. Desenvolvimento Profissional Docente.
title_short FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO
title_full FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO
author Mucharreira, Pedro Ribeiro
author_facet Mucharreira, Pedro Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mucharreira, Pedro Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Formação de Professores. Formação Contínua. Formação Centrada na Escola. ProjetosEducativos. Desenvolvimento Profissional Docente.
topic Palavras-chave: Formação de Professores. Formação Contínua. Formação Centrada na Escola. ProjetosEducativos. Desenvolvimento Profissional Docente.
description O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, na (re)construção do seu projeto educativo. Em termos metodológicos recorreu-se a recolha e análise documental e a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, através de ações de formação planificadas, implementadas e avaliadas tendo em conta o projeto educativo. Apesar de reconhecido o papel estratégico deste documento, os resultados apontam para uma sobrevalorização de uma das quatro vertentes do projeto educativo, a vertente académica, para além do reduzido envolvimento dos pais na conceção e (re) construção deste documento.    
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2917
10.22481/praxis.v14i27.2917
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2917
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v14i27.2917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2917/2425
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR
Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816853762048