FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
DOI: | 10.22481/praxis.v14i27.2917 |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2917 |
Resumo: | O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, na (re)construção do seu projeto educativo. Em termos metodológicos recorreu-se a recolha e análise documental e a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, através de ações de formação planificadas, implementadas e avaliadas tendo em conta o projeto educativo. Apesar de reconhecido o papel estratégico deste documento, os resultados apontam para uma sobrevalorização de uma das quatro vertentes do projeto educativo, a vertente académica, para além do reduzido envolvimento dos pais na conceção e (re) construção deste documento. |
id |
UESB-7_b2d214fc89b9ec015b1a64296158e402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2917 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASOPalavras-chave: Formação de Professores. Formação Contínua. Formação Centrada na Escola. ProjetosEducativos. Desenvolvimento Profissional Docente.O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, na (re)construção do seu projeto educativo. Em termos metodológicos recorreu-se a recolha e análise documental e a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, através de ações de formação planificadas, implementadas e avaliadas tendo em conta o projeto educativo. Apesar de reconhecido o papel estratégico deste documento, os resultados apontam para uma sobrevalorização de uma das quatro vertentes do projeto educativo, a vertente académica, para além do reduzido envolvimento dos pais na conceção e (re) construção deste documento. Edições UESB2018-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/291710.22481/praxis.v14i27.2917Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MARPráxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2917/2425Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMucharreira, Pedro Ribeiro2021-09-28T20:48:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2917Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-09-28T20:48:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO Mucharreira, Pedro Ribeiro Palavras-chave: Formação de Professores. Formação Contínua. Formação Centrada na Escola. ProjetosEducativos. Desenvolvimento Profissional Docente. Mucharreira, Pedro Ribeiro Palavras-chave: Formação de Professores. Formação Contínua. Formação Centrada na Escola. ProjetosEducativos. Desenvolvimento Profissional Docente. |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E PROJETO EDUCATIVO:: UM ESTUDO DE CASO |
author |
Mucharreira, Pedro Ribeiro |
author_facet |
Mucharreira, Pedro Ribeiro Mucharreira, Pedro Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mucharreira, Pedro Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Formação de Professores. Formação Contínua. Formação Centrada na Escola. ProjetosEducativos. Desenvolvimento Profissional Docente. |
topic |
Palavras-chave: Formação de Professores. Formação Contínua. Formação Centrada na Escola. ProjetosEducativos. Desenvolvimento Profissional Docente. |
description |
O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi o de analisar o papel da formação contínua de professores, centrada no contexto específico da escola que se constituiu como campo de estudo, na (re)construção do seu projeto educativo. Em termos metodológicos recorreu-se a recolha e análise documental e a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informantes-chave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, através de ações de formação planificadas, implementadas e avaliadas tendo em conta o projeto educativo. Apesar de reconhecido o papel estratégico deste documento, os resultados apontam para uma sobrevalorização de uma das quatro vertentes do projeto educativo, a vertente académica, para além do reduzido envolvimento dos pais na conceção e (re) construção deste documento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2917 10.22481/praxis.v14i27.2917 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2917 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxis.v14i27.2917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2917/2425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Práxis Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 14 n. 27 (2018): JAN/MAR Práxis Educacional; Vol. 14 Núm. 27 (2018): JAN/MAR Práxis Educacional; Vol. 14 No. 27 (2018): JAN/MAR 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1822180385127137280 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22481/praxis.v14i27.2917 |