Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mucharreira, Pedro Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cabrito, Belmiro Gil, Costa, Fernando Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14760
Resumo: O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. Em termos metodológicos, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informanteschave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. Neste artigo, salientam-se as evidências resultantes de três associações livres de ideias. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de uma valoração do conhecimento profissional prévio e do trabalho em equipa enquanto facilitadores do desenvolvimento profissional docente, para além de, ao nível das consequências do desenvolvimento profissional docente, as conceções dos respondentes terem colocado particular ênfase na inovação e na melhoria das práticas docentes, com um benefício indireto para as aprendizagens dos alunos.
id RCAP_6bd39d477fef382993393bc26cc0f88a
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14760
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atoresEducational project and teacher professional development in the perspective of its agentsDesenvolvimento profissional docenteProjetos educativosFormação contínua de professoresFormação centrada na escolaO presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. Em termos metodológicos, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informanteschave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. Neste artigo, salientam-se as evidências resultantes de três associações livres de ideias. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de uma valoração do conhecimento profissional prévio e do trabalho em equipa enquanto facilitadores do desenvolvimento profissional docente, para além de, ao nível das consequências do desenvolvimento profissional docente, as conceções dos respondentes terem colocado particular ênfase na inovação e na melhoria das práticas docentes, com um benefício indireto para as aprendizagens dos alunos.This article presents partial results from a study focusing on the role of school-based teacher training in teachers’ professional development. The investigation was carried out in a private school on the outskirts of Lisbon, in Portugal. In methodological terms semi-structured interviews were applied to 20 individuals who were considered key informants, such as teachers, top and middle leaders, as well as internal and external trainers. In this article, we highlight the evidences resulting from three free associations of ideas. The main conclusions of the study point towards a valuation of previous professional knowledge and teamwork as facilitators of teacher professional development. In terms of the consequences of teacher professional development, the concepts held by the respondents have placed particular emphasis on innovation and improvement of teaching practices, with an indirect benefit to students' learningInstituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMucharreira, Pedro RibeiroCabrito, Belmiro GilCosta, Fernando Albuquerque2017-12-18T11:57:11Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14760porMucharreira, Pedro Ribeiro; Cabrito, Belmiro Gil; Costa, Fernando Albuquerque (2017). Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores = Educational project and teacher professional development in the perspective of its agents. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 15-271645-477410.34620/eduser.v9i2.98info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:35Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:31.470413Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores
Educational project and teacher professional development in the perspective of its agents
title Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores
spellingShingle Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores
Mucharreira, Pedro Ribeiro
Desenvolvimento profissional docente
Projetos educativos
Formação contínua de professores
Formação centrada na escola
title_short Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores
title_full Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores
title_fullStr Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores
title_full_unstemmed Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores
title_sort Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores
author Mucharreira, Pedro Ribeiro
author_facet Mucharreira, Pedro Ribeiro
Cabrito, Belmiro Gil
Costa, Fernando Albuquerque
author_role author
author2 Cabrito, Belmiro Gil
Costa, Fernando Albuquerque
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Mucharreira, Pedro Ribeiro
Cabrito, Belmiro Gil
Costa, Fernando Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente
Projetos educativos
Formação contínua de professores
Formação centrada na escola
topic Desenvolvimento profissional docente
Projetos educativos
Formação contínua de professores
Formação centrada na escola
description O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. Em termos metodológicos, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informanteschave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. Neste artigo, salientam-se as evidências resultantes de três associações livres de ideias. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de uma valoração do conhecimento profissional prévio e do trabalho em equipa enquanto facilitadores do desenvolvimento profissional docente, para além de, ao nível das consequências do desenvolvimento profissional docente, as conceções dos respondentes terem colocado particular ênfase na inovação e na melhoria das práticas docentes, com um benefício indireto para as aprendizagens dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T11:57:11Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14760
url http://hdl.handle.net/10198/14760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mucharreira, Pedro Ribeiro; Cabrito, Belmiro Gil; Costa, Fernando Albuquerque (2017). Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores = Educational project and teacher professional development in the perspective of its agents. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 15-27
1645-4774
10.34620/eduser.v9i2.98
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135292354985984