A influência do middle manager no processo de formação da estratégia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3149 |
Resumo: | Neste trabalho foi realizado um levantamento teórico sobre os principais conceitos que permeiam a área da gestão estratégica. Partindo do princípio de que ainda existe nas organizações uma prevalência de abordagens clássicas sobre a estratégia que privilegiam os trabalhos da alta gestão, este estudo procurou abordar a influência dos middle managers (MM), no processo de formação da estratégia. Para tal, foi utilizada uma abordagem complementar à perspectiva tradicional da estratégia conhecida como Estratégia como Prática. Esta abordagem busca incluir novos praticantes ao movimento de fazer da estratégia, ampliando o olhar sobre seus praticantes e suas atividades cotidianas (Dias et al., 2017). Para verificar a eficácia desta abordagem, foi realizado um estudo de caso múltiplo qualitativo de caráter explicativo com seis (06) middle managers de duas organizações presentes no território português. Uma atua no setor do retalho e a outra atua no ramo de distribuição de materiais para instalações sanitárias e climatização. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as entrevistas diretas e a análise documental. Para a análise dos dados fora utilizado a análise da narrativa (Fenton & Langley, 2011). Como resultados, foram identificadas importantes correlações entre os conceitos pesquisados que constataram que os middle managers entrevistados influenciam a formação da estratégia, seja por seu envolvimento e comunicação, principalmente entre a alta gestão combinado com sua vivência operacional, seja pela forma como conduz a aprendizagem organizacional e a interação estratégica. O principal contributo deste trabalho, tal como abordado por Balogun e Johnson (2005), está na constatação de que os middle managers influenciam a estratégia principalmente em razão de quem são e de como são capazes de agir e das consequências de suas ações para o processo estratégico. Palavras-chave: |
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A influência do middle manager no processo de formação da estratégiaMiddle managerEstratégia como práticaProcesso de formação da estratégiaStrategy as practiceStrategy formation processEstrategia como prácticaFormación de la strategiaNeste trabalho foi realizado um levantamento teórico sobre os principais conceitos que permeiam a área da gestão estratégica. Partindo do princípio de que ainda existe nas organizações uma prevalência de abordagens clássicas sobre a estratégia que privilegiam os trabalhos da alta gestão, este estudo procurou abordar a influência dos middle managers (MM), no processo de formação da estratégia. Para tal, foi utilizada uma abordagem complementar à perspectiva tradicional da estratégia conhecida como Estratégia como Prática. Esta abordagem busca incluir novos praticantes ao movimento de fazer da estratégia, ampliando o olhar sobre seus praticantes e suas atividades cotidianas (Dias et al., 2017). Para verificar a eficácia desta abordagem, foi realizado um estudo de caso múltiplo qualitativo de caráter explicativo com seis (06) middle managers de duas organizações presentes no território português. Uma atua no setor do retalho e a outra atua no ramo de distribuição de materiais para instalações sanitárias e climatização. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as entrevistas diretas e a análise documental. Para a análise dos dados fora utilizado a análise da narrativa (Fenton & Langley, 2011). Como resultados, foram identificadas importantes correlações entre os conceitos pesquisados que constataram que os middle managers entrevistados influenciam a formação da estratégia, seja por seu envolvimento e comunicação, principalmente entre a alta gestão combinado com sua vivência operacional, seja pela forma como conduz a aprendizagem organizacional e a interação estratégica. O principal contributo deste trabalho, tal como abordado por Balogun e Johnson (2005), está na constatação de que os middle managers influenciam a estratégia principalmente em razão de quem são e de como são capazes de agir e das consequências de suas ações para o processo estratégico. Palavras-chave:In this study, a theoretical survey was conducted on the main concepts that permeate the area of strategic management. Based on the assumption that classic approaches to strategy that emphasize the work of top management still prevail in organizations, this study sought to address the influence of middle managers (MM) in the strategy formation process. To this end, a complementary approach to the traditional perspective on strategy, known as Strategy as Practice, was used. This approach seeks to include new practitioners to the strategy-making movement, broadening the view of its practitioners and their daily activities (Dias et al., 2017). To verify the effectiveness of this approach, a qualitative multiple case study of explanatory character had been conducted with six middle managers from two organizations present in the Portuguese territory. One operates in the retail sector and the other operates in the distribution of materials for sanitary facilities and air conditioning. The data collection tool used was direct interviews and document analysis. For the data analysis it was used the narrative analysis (Fenton & Langley, 2011). As results, important correlations were identified between the researched concepts that found that the middle managers interviewed influence the formation of strategy, either by their involvement and communication, especially among top management combined with their operational experience, or by the way they conduct organizational learning and strategic interaction. The main contribution of this work, as addressed by Balogun e Johnson (2005), is in finding that middle managers influence strategy mainly because of who they are and how they are able to act and the consequences of their actions for the strategic process.Este estudio ha realizado un estudio teórico de los principales conceptos que impregnan el área de la gestión estratégica. Partiendo del principio de que en las organizaciones siguen prevaleciendo los enfoques clásicos de la estrategia, que se centran en la labor de la alta dirección, este estudio pretendía abordar la influencia de los mandos intermedios (MM) en el proceso de formación de la estrategia. Para ello, se utilizó un enfoque complementario a la perspectiva tradicional de la estrategia conocido como Estrategia como Práctica. Este enfoque busca incluir a nuevos practicantes al movimiento de elaboración de estrategias, ampliando la mirada sobre sus practicantes y sus actividades cotidianas (Dias et al., 2017). Para comprobar la eficacia de este enfoque, se ha llevado a cabo un estudio cualitativo de casos múltiples de carácter explicativo con seis mandos intermedios de dos organizaciones presentes en el territorio portugués. Una opera en el sector minorista y la otra en la distribución de materiales para instalaciones sanitarias y de aire acondicionado. El instrumento de recogida de datos utilizado fue la entrevista directa y el análisis de documentos. Para el análisis de los datos se utilizó el análisis narrativo (Fenton & Langley, 2011). Como resultados, se identificaron importantes correlaciones entre los conceptos investigados que determinaron que los mandos intermedios entrevistados influyen en la formación de la estrategia, ya sea por su participación y comunicación, especialmente entre los altos directivos, combinada con su experiencia operativa, o por la forma en que conducen el aprendizaje organizacional y la interacción estratégica. La principal aportación de este trabajo, tal y como comentan Balogun e Johnson (2005), radica en la constatación de que los mandos intermedios influyen en la estrategia sobre todo por lo que son y por cómo pueden actuar y por las consecuencias de sus acciones para el proceso estratégico.2023-01-25T16:23:52Z2023-01-09T00:00:00Z2023-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3149TID:203195280porGomes, Johny Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:39Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:15.251466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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