O impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados: um estudo sobre o segmento de educação do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-10631 http://hdl.handle.net/10071/14420 |
Resumo: | Qual é o impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados?E como se comporta ao longo do período de vida do contrato? Para responder estas questões realizou-se um estudo quantitativo exploratório que possibilitou a identificação da relação entre suporte e desempenho das franquias do segmento de educação no Brasil e seu comportamento em franquias com diferentes tempos de operação. Os resultados demonstram: (1) que existe uma forte correlação entre a percepção da qualidade do suporte e a percepção de desempenho, ou seja, na opinião dos respondentes quanto melhor for o suporte oferecido pelos franqueadores, melhor tenderá a ser o desempenho de suas franquias; (2) que franqueados com mais tempo de operação (acima de 5 anos) tendem a apresentar uma percepção de melhor suporte comparativamente aos franqueados de menor tempo de operação; e (3) que dentre todas as variáveis de suporte, a confiança inspirada pelo franqueador é a característica que mais impacta nos resultados e no conseqüente desempenho dos franqueados. As conclusões obtidas poderão auxiliar empresas franqueadoras no desenho de suas estratégias e no direcionamento de suas ações de suporte ao franqueado, bem como nos investimentos que esta área exige. Poderão ainda servir de plataforma a futuros estudos no mundo acadêmico. |
id |
RCAP_c215e85133bd24666e5fec72453ff766 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14420 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados: um estudo sobre o segmento de educação do BrasilFranquiasDesempenhoSuporteVarejoQual é o impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados?E como se comporta ao longo do período de vida do contrato? Para responder estas questões realizou-se um estudo quantitativo exploratório que possibilitou a identificação da relação entre suporte e desempenho das franquias do segmento de educação no Brasil e seu comportamento em franquias com diferentes tempos de operação. Os resultados demonstram: (1) que existe uma forte correlação entre a percepção da qualidade do suporte e a percepção de desempenho, ou seja, na opinião dos respondentes quanto melhor for o suporte oferecido pelos franqueadores, melhor tenderá a ser o desempenho de suas franquias; (2) que franqueados com mais tempo de operação (acima de 5 anos) tendem a apresentar uma percepção de melhor suporte comparativamente aos franqueados de menor tempo de operação; e (3) que dentre todas as variáveis de suporte, a confiança inspirada pelo franqueador é a característica que mais impacta nos resultados e no conseqüente desempenho dos franqueados. As conclusões obtidas poderão auxiliar empresas franqueadoras no desenho de suas estratégias e no direcionamento de suas ações de suporte ao franqueado, bem como nos investimentos que esta área exige. Poderão ainda servir de plataforma a futuros estudos no mundo acadêmico.Universidade do Sul de Santa Catarina2017-09-20T11:19:08Z2009-01-01T00:00:00Z20092017-09-20T11:18:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-10631http://hdl.handle.net/10071/14420por1984-337210.19177/reen.v2e1200941-65Guedes, D. S.Trigo, V.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:35:12Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:55.075866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados: um estudo sobre o segmento de educação do Brasil |
title |
O impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados: um estudo sobre o segmento de educação do Brasil |
spellingShingle |
O impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados: um estudo sobre o segmento de educação do Brasil Guedes, D. S. Franquias Desempenho Suporte Varejo |
title_short |
O impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados: um estudo sobre o segmento de educação do Brasil |
title_full |
O impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados: um estudo sobre o segmento de educação do Brasil |
title_fullStr |
O impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados: um estudo sobre o segmento de educação do Brasil |
title_full_unstemmed |
O impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados: um estudo sobre o segmento de educação do Brasil |
title_sort |
O impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados: um estudo sobre o segmento de educação do Brasil |
author |
Guedes, D. S. |
author_facet |
Guedes, D. S. Trigo, V. |
author_role |
author |
author2 |
Trigo, V. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, D. S. Trigo, V. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Franquias Desempenho Suporte Varejo |
topic |
Franquias Desempenho Suporte Varejo |
description |
Qual é o impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados?E como se comporta ao longo do período de vida do contrato? Para responder estas questões realizou-se um estudo quantitativo exploratório que possibilitou a identificação da relação entre suporte e desempenho das franquias do segmento de educação no Brasil e seu comportamento em franquias com diferentes tempos de operação. Os resultados demonstram: (1) que existe uma forte correlação entre a percepção da qualidade do suporte e a percepção de desempenho, ou seja, na opinião dos respondentes quanto melhor for o suporte oferecido pelos franqueadores, melhor tenderá a ser o desempenho de suas franquias; (2) que franqueados com mais tempo de operação (acima de 5 anos) tendem a apresentar uma percepção de melhor suporte comparativamente aos franqueados de menor tempo de operação; e (3) que dentre todas as variáveis de suporte, a confiança inspirada pelo franqueador é a característica que mais impacta nos resultados e no conseqüente desempenho dos franqueados. As conclusões obtidas poderão auxiliar empresas franqueadoras no desenho de suas estratégias e no direcionamento de suas ações de suporte ao franqueado, bem como nos investimentos que esta área exige. Poderão ainda servir de plataforma a futuros estudos no mundo acadêmico. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2017-09-20T11:19:08Z 2017-09-20T11:18:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-10631 http://hdl.handle.net/10071/14420 |
url |
https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-10631 http://hdl.handle.net/10071/14420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1984-3372 10.19177/reen.v2e1200941-65 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134717100949504 |