Compreensão na leitura e educação ambiental na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pepolim, Ana Cristina da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12798
Resumo: O presente estudo pretendia cruzar a área do Conhecimento do Mundo (Ciências Naturais) e o domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita (Leitura). Pretendia-se promover o conhecimento do mundo (relacionado com o estudo das estações do ano e das mudanças climáticas a elas associadas) em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos de idade), através da exploração de textos de diversos tipos, incluindo álbuns infantis. Paralelamente, trabalhamos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a identificação de ideias principais de textos e temas a eles associados. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e às aprendizagens na área de Conhecimento do Mundo, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e adquirido conhecimentos e novo vocabulário relacionados com dois temas trabalhados nas sessões: poluição e suas consequências e sustentabilidade.
id RCAP_c21fba3331253e457c040373c7690e6f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreensão na leitura e educação ambiental na educação pré-escolarEducação pré-escolarLinguagem oralEducação ambientalDesenvolvimento da linguagemCompreensão da leituraActividades de aprendizagemO presente estudo pretendia cruzar a área do Conhecimento do Mundo (Ciências Naturais) e o domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita (Leitura). Pretendia-se promover o conhecimento do mundo (relacionado com o estudo das estações do ano e das mudanças climáticas a elas associadas) em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos de idade), através da exploração de textos de diversos tipos, incluindo álbuns infantis. Paralelamente, trabalhamos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a identificação de ideias principais de textos e temas a eles associados. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e às aprendizagens na área de Conhecimento do Mundo, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e adquirido conhecimentos e novo vocabulário relacionados com dois temas trabalhados nas sessões: poluição e suas consequências e sustentabilidade.This study aimed to develop competencies in reading comprehension and to promote the knowledge in Sciences (concerning the seasons and climatic changes) in children attending a kindergarten (3-5 year old) through the use of several text genres including picture books. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention which concerned two content areas: mother tongue and sciences. It was focused on tasks involving the use of certain reading strategies, namely identifying main ideas in texts and subjects related to them. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had improved in reading comprehension and acquired knowledge and new vocabulary on two important topics: pollution and its consequences and sustainability.Cette étude avait pour but d’identifier le rôle joué par le recours à certaines stratégies de lecture dans le développement de compétences en compréhension écrite, ainsi que dans l’acquisition de connaissances en sciences à travers le recours à des albums pour enfants. On a mené à bout une intervention didactique comprenant des tâches demandant le recours à l’identification d’idées principales dans les textes proposés aux enfants et de thèmes liés à eux. Tous les textes utilisés concernaient les saisons et des changements climatiques. Ce travail a été fait avec des enfants âgés entre 3 et 5 ans. On a recueilli des données concernant la performance des enfants en compréhension écrite et leurs apprentissages en Sciences, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les enfants avaient amélioré leurs compétences en compréhension écrite et acquis des connaissances et de nouveau vocabulaire concernant la pollution et ses effets sur le climat et la durabilité environnementale.Universidade de Aveiro2014-11-11T18:50:40Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12798TID:201562740porPepolim, Ana Cristina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:23Zoai:ria.ua.pt:10773/12798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:53.338177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão na leitura e educação ambiental na educação pré-escolar
title Compreensão na leitura e educação ambiental na educação pré-escolar
spellingShingle Compreensão na leitura e educação ambiental na educação pré-escolar
Pepolim, Ana Cristina da Silva
Educação pré-escolar
Linguagem oral
Educação ambiental
Desenvolvimento da linguagem
Compreensão da leitura
Actividades de aprendizagem
title_short Compreensão na leitura e educação ambiental na educação pré-escolar
title_full Compreensão na leitura e educação ambiental na educação pré-escolar
title_fullStr Compreensão na leitura e educação ambiental na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Compreensão na leitura e educação ambiental na educação pré-escolar
title_sort Compreensão na leitura e educação ambiental na educação pré-escolar
author Pepolim, Ana Cristina da Silva
author_facet Pepolim, Ana Cristina da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pepolim, Ana Cristina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Linguagem oral
Educação ambiental
Desenvolvimento da linguagem
Compreensão da leitura
Actividades de aprendizagem
topic Educação pré-escolar
Linguagem oral
Educação ambiental
Desenvolvimento da linguagem
Compreensão da leitura
Actividades de aprendizagem
description O presente estudo pretendia cruzar a área do Conhecimento do Mundo (Ciências Naturais) e o domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita (Leitura). Pretendia-se promover o conhecimento do mundo (relacionado com o estudo das estações do ano e das mudanças climáticas a elas associadas) em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos de idade), através da exploração de textos de diversos tipos, incluindo álbuns infantis. Paralelamente, trabalhamos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a identificação de ideias principais de textos e temas a eles associados. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e às aprendizagens na área de Conhecimento do Mundo, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e adquirido conhecimentos e novo vocabulário relacionados com dois temas trabalhados nas sessões: poluição e suas consequências e sustentabilidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-11-11T18:50:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12798
TID:201562740
url http://hdl.handle.net/10773/12798
identifier_str_mv TID:201562740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137539526754304