Análise e Proposta de Melhoria de um Sistema de Gestão de Encomenda: um caso de estudo na Indústria Automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/85982 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
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Análise e Proposta de Melhoria de um Sistema de Gestão de Encomenda: um caso de estudo na Indústria AutomóvelAnalysis and Proposal for Improvement of an Order Management System: a Case Study in the Automotive IndustryBusiness Process RedesignGestão de EncomendaIndústria AutomóvelGestão de ProjetosGestão da MudançaBusiness Process RedesignOrder ManagementAutomotive IndustryProject ManagementChange ManagementDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaA presente dissertação de mestrado foi desenvolvida em parceria com a Mitsubishi Fuso Truck Europe S.A, em Portugal, e a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, no Japão, ambas fabricantes de veículos automóveis pesados de mercadorias. O trabalho realizado focou-se na integração de sistemas de gestão de encomenda, diminuindo o esforço manual e o retrabalho, rumo à digitalização de processos e à convergência de informação.Tendo por objetivo a melhoria do sistema atual de receção e tratamento da encomenda, foi efetuada uma análise em profundidade aos processos e fluxos de informação internos, a ambas as empresas. O diagnóstico realizado revelou processos desatualizados, fontes de ineficiência e retrabalho, inferindo urgência em intervir no processo.Assim, e com o suporte de ferramentas como Business Process Redesign, gestão de projetos e gestão da mudança, uma análise de processos AS-IS foi realizada, foram encontrados constrangimentos e, por fim, um cenário TO-BE foi cuidadamente desenvolvido deforma a aliviar os pontos críticos encontrados previamente. A proposta formulada é de cariz multidepartamental e prevê responder a requisitos efetuados pelo mercado às empresas envolvidas, requisitos estes que não tinham resposta até à data.Devido à dimensão do projeto, não foi possível alcançar os objetivos traçados na sua totalidade, sendo necessário um período de tempo mais alargado para conseguir levar o mesmo até ao fim. No entanto, o presente documento servirá de suporte para a implementação completa do projeto.This master thesis was developed with the support of two companies: Mitsubishi Fuso Truck Europe S.A, in Portugal, and Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, in Japan, both institutions producing motor heavy goods vehicles. The work developed in these factories had the common purpose of integration of the order management systems and, therewith, reducing the manual efforts and rework, increasing the convergence of information.Aiming at improving the current system of receiving and processing the orders from the markets, an in-depth analysis of internal processes and information flows was carried out for both companies. The diagnosis revealed outdated processes, sources of inefficiency and rework, imparting urgency to intervene in the process.In order to do so, and with the support of tools such as Business Process Redesign, project management and change management, an analysis of the AS-IS processes was made, bottlenecks were identified and a TO-BE scenario was carefully developed to alleviate the critical points previously found. The analysis in question resulted in a multi-departmental proposal aimed at streamlining the current ordering process for the companies involved and solving unmet market requirements to date.Due to the project size, it turned out to be very time-consuming in which it was not possible to achieve the objectives settled beforehand, yet. A longer period of time for implementation will be required to see this project through. Nonetheless, this document will serve as a support the full implementation of the project.2018-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85982http://hdl.handle.net/10316/85982TID:202203476pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Carmen Naíde Davidreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T11:52:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:13.923282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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