A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alberto Filipe
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes, José Pedro Ribeiro de Matos, Araújo, Joaquim Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33796
Resumo: Desde o projeto da modernidade, criou-se a expetativa do poder libertador da educação, na lógica do progresso civilizacional, em que as conquistas da escolarização poderiam libertar o sujeito do obscurantismo, da ignorância e dos poderes políticos alienantes. Este artigo reflete sobre o par emancipação-retrocesso no âmbito do discurso educacional contemporâneo e discute se hoje faz sentido afirmar que a educação pode ainda emancipar. Parte, assim, de uma perspetiva crítica de emancipação, reflete sobre o perigo do retrocesso no contexto da pós-modernidade e, sob o signo da esperança, coloca um conjunto de interrogações e reflexões críticas, concluindo que o par emancipação-retrocesso, inserido em uma perspetiva evolutiva, expressa um tempo de mudança na reconfiguração do par emancipação-alienação.
id RCAP_c2212a27f4aee98d77c9db606d405040
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33796
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocessoEducation in contemporaneity: emancipation and retrogressionLa educación en la contemporaneidad: entre la emancipación y el retrocesoEducaçãoContemporaneidadeEmancipaçãoAlienaçãoProgressoRetrocessoEducationContemporaneityEmancipationAlienationProgressRetrogressionEducaciónContemporaneidadEmancipaciónAlienaciónProgresoRetrocesoDesde o projeto da modernidade, criou-se a expetativa do poder libertador da educação, na lógica do progresso civilizacional, em que as conquistas da escolarização poderiam libertar o sujeito do obscurantismo, da ignorância e dos poderes políticos alienantes. Este artigo reflete sobre o par emancipação-retrocesso no âmbito do discurso educacional contemporâneo e discute se hoje faz sentido afirmar que a educação pode ainda emancipar. Parte, assim, de uma perspetiva crítica de emancipação, reflete sobre o perigo do retrocesso no contexto da pós-modernidade e, sob o signo da esperança, coloca um conjunto de interrogações e reflexões críticas, concluindo que o par emancipação-retrocesso, inserido em uma perspetiva evolutiva, expressa um tempo de mudança na reconfiguração do par emancipação-alienação.The project of modernity raised the expectation of education’s liberating power, following the logic of civilization progress. In this project, school’s achievements may liberate the individual from obscurantism and ignorance, as well as from alienating political powers. This article discusses the pair ‘emancipation-retrogression’ in the contemporary educational discourse. It also questions the meaning of the claim that education is still able to emancipate. The argument present in this article starts from a critical perspective of emancipation; proceeds with the analysis of the danger of retrogression in the frame of post-modernity, and under the sign of hope, raises questions and critical reflections, concluding that the pair ‘emancipation-retrogression’ expresses a time of change in the reconfiguration of the pair ‘emancipation-alienation’ within an evolutionary perspective.Desde el proyecto de la modernidad se creó la expectativa del poder libertador de la educación, de la lógica en el progreso de la civilización, en el que las conquistas de la escolarización podrían liberar al sujeto del oscurantismo, la ignorancia y los alienantes poderes políticos. Este artículo se profundiza en el binomio emancipación-retroceso en el ámbito del discurso educativo contemporáneo y se pregunta si, en los tiempos que corren, hay sentido afirmar que la educación es una herramienta de emancipación. Se parte, así, de una perspectiva crítica de emancipación, subrayando el peligro de retroceder en el contexto posmoderno y, bajo el signo de la esperanza, formulase una serie de interrogantes y reflexiones críticas. La conclusión es que la pareja emancipación-retroceso examinada, insertada en una perspectiva evolutiva, es la expresión de un momento de cambio en la reconfiguración de sí misma.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, Alberto FilipeFernandes, José Pedro Ribeiro de MatosAraújo, Joaquim Machado de2021-06-21T15:46:37Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33796por1413-247810.1590/S1413-2478202126002885107409794info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-26T01:37:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:23.934933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso
Education in contemporaneity: emancipation and retrogression
La educación en la contemporaneidad: entre la emancipación y el retroceso
title A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso
spellingShingle A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso
Araújo, Alberto Filipe
Educação
Contemporaneidade
Emancipação
Alienação
Progresso
Retrocesso
Education
Contemporaneity
Emancipation
Alienation
Progress
Retrogression
Educación
Contemporaneidad
Emancipación
Alienación
Progreso
Retroceso
title_short A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso
title_full A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso
title_fullStr A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso
title_full_unstemmed A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso
title_sort A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso
author Araújo, Alberto Filipe
author_facet Araújo, Alberto Filipe
Fernandes, José Pedro Ribeiro de Matos
Araújo, Joaquim Machado de
author_role author
author2 Fernandes, José Pedro Ribeiro de Matos
Araújo, Joaquim Machado de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alberto Filipe
Fernandes, José Pedro Ribeiro de Matos
Araújo, Joaquim Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Contemporaneidade
Emancipação
Alienação
Progresso
Retrocesso
Education
Contemporaneity
Emancipation
Alienation
Progress
Retrogression
Educación
Contemporaneidad
Emancipación
Alienación
Progreso
Retroceso
topic Educação
Contemporaneidade
Emancipação
Alienação
Progresso
Retrocesso
Education
Contemporaneity
Emancipation
Alienation
Progress
Retrogression
Educación
Contemporaneidad
Emancipación
Alienación
Progreso
Retroceso
description Desde o projeto da modernidade, criou-se a expetativa do poder libertador da educação, na lógica do progresso civilizacional, em que as conquistas da escolarização poderiam libertar o sujeito do obscurantismo, da ignorância e dos poderes políticos alienantes. Este artigo reflete sobre o par emancipação-retrocesso no âmbito do discurso educacional contemporâneo e discute se hoje faz sentido afirmar que a educação pode ainda emancipar. Parte, assim, de uma perspetiva crítica de emancipação, reflete sobre o perigo do retrocesso no contexto da pós-modernidade e, sob o signo da esperança, coloca um conjunto de interrogações e reflexões críticas, concluindo que o par emancipação-retrocesso, inserido em uma perspetiva evolutiva, expressa um tempo de mudança na reconfiguração do par emancipação-alienação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-21T15:46:37Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33796
url http://hdl.handle.net/10400.14/33796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1413-2478
10.1590/S1413-24782021260028
85107409794
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131991550984192