A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33796 |
Resumo: | Desde o projeto da modernidade, criou-se a expetativa do poder libertador da educação, na lógica do progresso civilizacional, em que as conquistas da escolarização poderiam libertar o sujeito do obscurantismo, da ignorância e dos poderes políticos alienantes. Este artigo reflete sobre o par emancipação-retrocesso no âmbito do discurso educacional contemporâneo e discute se hoje faz sentido afirmar que a educação pode ainda emancipar. Parte, assim, de uma perspetiva crítica de emancipação, reflete sobre o perigo do retrocesso no contexto da pós-modernidade e, sob o signo da esperança, coloca um conjunto de interrogações e reflexões críticas, concluindo que o par emancipação-retrocesso, inserido em uma perspetiva evolutiva, expressa um tempo de mudança na reconfiguração do par emancipação-alienação. |
id |
RCAP_c2212a27f4aee98d77c9db606d405040 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33796 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocessoEducation in contemporaneity: emancipation and retrogressionLa educación en la contemporaneidad: entre la emancipación y el retrocesoEducaçãoContemporaneidadeEmancipaçãoAlienaçãoProgressoRetrocessoEducationContemporaneityEmancipationAlienationProgressRetrogressionEducaciónContemporaneidadEmancipaciónAlienaciónProgresoRetrocesoDesde o projeto da modernidade, criou-se a expetativa do poder libertador da educação, na lógica do progresso civilizacional, em que as conquistas da escolarização poderiam libertar o sujeito do obscurantismo, da ignorância e dos poderes políticos alienantes. Este artigo reflete sobre o par emancipação-retrocesso no âmbito do discurso educacional contemporâneo e discute se hoje faz sentido afirmar que a educação pode ainda emancipar. Parte, assim, de uma perspetiva crítica de emancipação, reflete sobre o perigo do retrocesso no contexto da pós-modernidade e, sob o signo da esperança, coloca um conjunto de interrogações e reflexões críticas, concluindo que o par emancipação-retrocesso, inserido em uma perspetiva evolutiva, expressa um tempo de mudança na reconfiguração do par emancipação-alienação.The project of modernity raised the expectation of education’s liberating power, following the logic of civilization progress. In this project, school’s achievements may liberate the individual from obscurantism and ignorance, as well as from alienating political powers. This article discusses the pair ‘emancipation-retrogression’ in the contemporary educational discourse. It also questions the meaning of the claim that education is still able to emancipate. The argument present in this article starts from a critical perspective of emancipation; proceeds with the analysis of the danger of retrogression in the frame of post-modernity, and under the sign of hope, raises questions and critical reflections, concluding that the pair ‘emancipation-retrogression’ expresses a time of change in the reconfiguration of the pair ‘emancipation-alienation’ within an evolutionary perspective.Desde el proyecto de la modernidad se creó la expectativa del poder libertador de la educación, de la lógica en el progreso de la civilización, en el que las conquistas de la escolarización podrían liberar al sujeto del oscurantismo, la ignorancia y los alienantes poderes políticos. Este artículo se profundiza en el binomio emancipación-retroceso en el ámbito del discurso educativo contemporáneo y se pregunta si, en los tiempos que corren, hay sentido afirmar que la educación es una herramienta de emancipación. Se parte, así, de una perspectiva crítica de emancipación, subrayando el peligro de retroceder en el contexto posmoderno y, bajo el signo de la esperanza, formulase una serie de interrogantes y reflexiones críticas. La conclusión es que la pareja emancipación-retroceso examinada, insertada en una perspectiva evolutiva, es la expresión de un momento de cambio en la reconfiguración de sí misma.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, Alberto FilipeFernandes, José Pedro Ribeiro de MatosAraújo, Joaquim Machado de2021-06-21T15:46:37Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33796por1413-247810.1590/S1413-2478202126002885107409794info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-26T01:37:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:23.934933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso Education in contemporaneity: emancipation and retrogression La educación en la contemporaneidad: entre la emancipación y el retroceso |
title |
A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso |
spellingShingle |
A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso Araújo, Alberto Filipe Educação Contemporaneidade Emancipação Alienação Progresso Retrocesso Education Contemporaneity Emancipation Alienation Progress Retrogression Educación Contemporaneidad Emancipación Alienación Progreso Retroceso |
title_short |
A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso |
title_full |
A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso |
title_fullStr |
A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso |
title_full_unstemmed |
A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso |
title_sort |
A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso |
author |
Araújo, Alberto Filipe |
author_facet |
Araújo, Alberto Filipe Fernandes, José Pedro Ribeiro de Matos Araújo, Joaquim Machado de |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, José Pedro Ribeiro de Matos Araújo, Joaquim Machado de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Alberto Filipe Fernandes, José Pedro Ribeiro de Matos Araújo, Joaquim Machado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Contemporaneidade Emancipação Alienação Progresso Retrocesso Education Contemporaneity Emancipation Alienation Progress Retrogression Educación Contemporaneidad Emancipación Alienación Progreso Retroceso |
topic |
Educação Contemporaneidade Emancipação Alienação Progresso Retrocesso Education Contemporaneity Emancipation Alienation Progress Retrogression Educación Contemporaneidad Emancipación Alienación Progreso Retroceso |
description |
Desde o projeto da modernidade, criou-se a expetativa do poder libertador da educação, na lógica do progresso civilizacional, em que as conquistas da escolarização poderiam libertar o sujeito do obscurantismo, da ignorância e dos poderes políticos alienantes. Este artigo reflete sobre o par emancipação-retrocesso no âmbito do discurso educacional contemporâneo e discute se hoje faz sentido afirmar que a educação pode ainda emancipar. Parte, assim, de uma perspetiva crítica de emancipação, reflete sobre o perigo do retrocesso no contexto da pós-modernidade e, sob o signo da esperança, coloca um conjunto de interrogações e reflexões críticas, concluindo que o par emancipação-retrocesso, inserido em uma perspetiva evolutiva, expressa um tempo de mudança na reconfiguração do par emancipação-alienação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-21T15:46:37Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/33796 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/33796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1413-2478 10.1590/S1413-24782021260028 85107409794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131991550984192 |