Factores de decisão de compra de produtos alimentares biológicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19450 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Factores de decisão de compra de produtos alimentares biológicosprodutos alimentares biológicosatitudesintenção de comprasaúde e bem-estarqualidadeorganic foodattitudespurchase intentionhealthqualityMestrado em MarketingNos últimos anos, temos assistido a alterações no paradigma de consumo alimentar. Tem-se verificado a nível mundial uma crescente preocupação e interesse em relação aos produtos biológicos, sejam eles alimentares ou não. O impacto que os métodos de cultivo convencionais podem ter na saúde e no meio ambiente levam o consumidor a procurar alternativas mais seguras e mais sustentáveis. Este fenómeno contribui para a dinamização do sector, tornando o mercado de produtos biológicos mais apelativos, gerando mais procura. Ao longo deste estudo são abordados aspetos importantes relativos às características dos consumidores, averiguando as suas atitudes e as suas intenções de compra de produtos biológicos. Os resultados demonstram que a preocupação com a saúde e bem-estar não têm um impacto positivo quer na atitude quer na intenção de compra de produtos alimentares biológicos. Por outro lado, ao longo desta investigação é provado que a preocupação com a ética e com o ambiente tem um impacto positivo na intenção de compra destes produtos. O atributo com maior peso neste estudo foi a preocupação com a segurança alimentar que foi provado estatisticamente que tem um impacto positivo tanto na atitude como na intenção de produtos biológicos. A consciência da qualidade apenas tem impacto na atitude em relação aos produtos alimentares biológicos, bem como a consciência do preço. Por fim, foi provado que a atitude em relação aos produtos alimentares biológicos afeta positivamente a sua intenção de compra.In recent years, we have witnessed changes in the food consumption paradigm. There has been a growing worldwide concern and interest regarding organic products, whether it is food or not. The impact that conventional cultivation methods can have on health and the environment, leads consumers to look for safer and more sustainable alternatives. This phenomenon contributes to the dynamism of the sector, making the organic products market more attractive generating more demand. Important aspects of consumer characteristics are addressed throughout this study by examining their attitudes and intentions whe purchasing organic products. The results demonstrated that the concern for health and well-being does not have a positive impact on either attitude or purchase intent for organic food. On the other hand, throughout this research, it is proven that concern with ethics and the environment has a positive impact on the purchase intention of these products. The most significant attribute in this study was the concern for food safety, which has been statistically proven to have a positive impact on the attitude and intent of biological products. Both quality and price awareness only impact the attitude towards organic food. Finally, it has been proved that the attitude towards organic food positively affects the respective buying intentionInstituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Rita Lencastre Ascenso Fernandes de2020-07-27T00:30:18Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19450porCarvalho, Rita Lencastre Ascenso Fernandes de (2019). "Factores de decisão de compra de produtos alimentares biológicos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:20.389562Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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