O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catanho, Carolina Maria Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16993
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_ed08625c1caf0d09b61e69e43710f494
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16993
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compraprodutos alimentares biológicoscaracterísticas psicográficasatitudesintenção de compraorganic food productspsychographic characteristicsattitudespurchase intentionMestrado em MarketingAs últimas décadas evidenciaram mudanças significativas no paradigma de consumo alimentar. Verificou-se, mundialmente, um crescente interesse pelos alimentos biológicos. O protagonismo assumido pelas possíveis consequências que os métodos de cultivo agrícola convencionais podem ter na saúde e no meio-ambiente conduzem, de forma gradual, os consumidores na procura de alternativas mais seguras e sustentáveis. Esta realidade contribuí para uma maior dinamização do sector, tornando o mercado de produção biológica cada vez mais apelativo. No entanto, é importante conhecer as características psicográficas dos consumidores, logrando assim proceder a uma melhor segmentação e adequação da oferta. Como tal, o presente estudo procura obter um entendimento mais profundo sobre o perfil psicográfico do consumidor português de produtos alimentares biológicos, tendo ainda o objetivo de averiguar as suas atitudes e intenção de compra nesta categoria de artigos produzidos de forma biológica.Since the last decades, food consumption pattern suffered significant changes. Is possible to identify an increasing interest, worldwide level, in organic food. The potential consequences that conventional farming methods have on health and in the environment, may lead consumers to seek safer and more sustainable alternatives. This reality can be translated into a greater sector dynamic, making the organic food market become increasingly appealing. However, it is important to acquire knowledge regarding the psychographic characteristics of the consumers, thus achieving a better market segmentation and the possibility to tailor offers to consumers. Within this context, the present study pursues a deeper understanding of the psychographic profile from the Portuguese consumer of organic food products. Assessing their attitudes and intention towards organic food purchase.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaCatanho, Carolina Maria Ferreira2019-07-22T00:30:19Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16993porCatanho, Carolina Maria Ferreira (2018). "O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:18.317170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra
title O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra
spellingShingle O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra
Catanho, Carolina Maria Ferreira
produtos alimentares biológicos
características psicográficas
atitudes
intenção de compra
organic food products
psychographic characteristics
attitudes
purchase intention
title_short O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra
title_full O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra
title_fullStr O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra
title_full_unstemmed O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra
title_sort O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra
author Catanho, Carolina Maria Ferreira
author_facet Catanho, Carolina Maria Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Catanho, Carolina Maria Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv produtos alimentares biológicos
características psicográficas
atitudes
intenção de compra
organic food products
psychographic characteristics
attitudes
purchase intention
topic produtos alimentares biológicos
características psicográficas
atitudes
intenção de compra
organic food products
psychographic characteristics
attitudes
purchase intention
description Mestrado em Marketing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-07-22T00:30:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16993
url http://hdl.handle.net/10400.5/16993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Catanho, Carolina Maria Ferreira (2018). "O consumidor português de produtos alimentares biológicos : relação entre perfil psicográfico, atitudes e intenção de compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131112254996481