O pintor da vida moderna a evolução do corpo e do espaço na cinematografia de David Fincher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, João Alexandre Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/20317
Resumo: A dissertação O Pintor da Vida Moderna - A evolução do corpo e do espaço na cinematografia de David Fincher tem por objecto a obra cinematográfica do realizador americano David Fincher, assim como os videoclips e spots publicitários da sua autoria. Este trabalho pretende identificar temas recorrentes na obra do realizador e "traçar" um sentido evolutivo da sua obra, sobretudo a partir da análise à evolução do corpo e do espaço nos filmes do autor. A dissertação atentará também à dimensão referencial patente nos filmes de Fincher, que se relacionam com outras obras da história do cinema (e de outras áreas) pela citação de determinadas cenas (através da mise-en-scène). Serão ainda tidos em conta aspectos relacionados com a "maquinaria" cinematográfica, ou com os processos de captação e edição de imagens, nomeadamente no respeitante ao impacto da tecnologia digital na sua obra, e à forma como a narrativa dos seus filmes espelhará essa transição (da tecnologia analógica para a tecnologia digital). A análise directa dos filmes será secundada por estudos dedicados por diversos autores a David Fincher, assim como por pareceres da crítica cinematográfica em relação à sua obra. O corpo de estudo será ainda alargado às obras literárias de que partiram alguns dos filmes (nomeadamente a obra de Stieg Larsson que serviu de base ao filme The Girl With a Dragon Tattoo) ou a obras de referência no que respeita a estudos de cinema (de que é exemplo o livro A Imagem-Tempo, de Deleuze).
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Henriques, João Alexandre Pereira
Fincher, David, 1962 - Crítica e interpretação
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Teses de mestrado - 2015
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