Bigger than life: melodramas domésticos: entre o cinema de Hollywood e o olhar fotográfico de Gregory Crewdson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Paulo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10134
Resumo: Tese de mestrado, Estudos Comparatistas, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013
id RCAP_cd16cdcf89669c4ac4b5375bf5b1875e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10134
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bigger than life: melodramas domésticos: entre o cinema de Hollywood e o olhar fotográfico de Gregory CrewdsonCrewdson, Gregory, 1962 -Cinema - Estados Unidos da América - séc.20-21Fotografia e cinemaMelodrama - No cinemaTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Estudos Comparatistas, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013O ponto de partida deste exercício comparado reside na evidente afinidade entre o universo artístico recriado nas fotografias encenadas de Gregory Crewdson e o cinema melodramático de Hollywood, nomeadamente no que diz respeito à representação da casa e do ambiente doméstico norte-americano, como palco da expressão hiperbólica das emoções mais profundas. As diferenças práticas, teóricas e históricas entre fotografia e cinema levantam alguns problemas de comparação que, no contexto destes objectos de estudo, reclamam uma atenção especial sobre as teorias acerca do género melodramático nos estudos fílmicos e a sua transposição para a fotografia de Gregory Crewdson. Embora inserida nos paradigmas da arte contemporânea hiper-realista e confundindo-se muitas vezes com as práticas cinematográficas, a obra cénica de Gregory Crewdson surge de uma tradição inscrita na história da fotografia, desde os seus tempos mais remotos, para nos oferecer uma visão peculiar da América. A observação e a análise de algumas fotografias de Gregory Crewdson, neste contexto comparativo, acabam por revelar a riqueza estética e cultural da sua obra e oferecer algumas pistas para o que pode ser o ponto de partida para uma definição do melodramaAbstract: The starting point of this comparative exercise lies on the clear affinity between the artistic universe recreated in Gregory Crewdson’s staged photographs and the melodramatic Hollywood film, particularly with regard to the representation of the house and the American domestic environment, as the stage of the hyperbolic expression of the deeper emotions. The practical, theoretical and historical differences between photography and film raise some problems of comparison which, in the context of these objects of study, require particular attention on the theories of the melodramatic genre in film studies and its transposition into the photographic work of Gregory Crewdson. Although included in the paradigms of hyper-realistic contemporary art and often confusing itself with cinematic practices, the scenic work of Gregory Crewdson comes from a tradition which is inscribed in the history of photography, since its earliest times, to offer us a peculiar vision of America. The observation and the analysis of some of Gregory Crewdson’s photographs, in this comparative context, ultimately reveal the cultural and aesthetic richness of his work and deliver some clues to what may be the starting point for a definition of contemporary melodrama.Silva, Mário Jorge TorresRepositório da Universidade de LisboaMaia, Paulo2014-01-17T10:10:55Z2013-12-092013-09-302013-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10134TID:201875322porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:09.216813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bigger than life: melodramas domésticos: entre o cinema de Hollywood e o olhar fotográfico de Gregory Crewdson
title Bigger than life: melodramas domésticos: entre o cinema de Hollywood e o olhar fotográfico de Gregory Crewdson
spellingShingle Bigger than life: melodramas domésticos: entre o cinema de Hollywood e o olhar fotográfico de Gregory Crewdson
Maia, Paulo
Crewdson, Gregory, 1962 -
Cinema - Estados Unidos da América - séc.20-21
Fotografia e cinema
Melodrama - No cinema
Teses de mestrado - 2013
title_short Bigger than life: melodramas domésticos: entre o cinema de Hollywood e o olhar fotográfico de Gregory Crewdson
title_full Bigger than life: melodramas domésticos: entre o cinema de Hollywood e o olhar fotográfico de Gregory Crewdson
title_fullStr Bigger than life: melodramas domésticos: entre o cinema de Hollywood e o olhar fotográfico de Gregory Crewdson
title_full_unstemmed Bigger than life: melodramas domésticos: entre o cinema de Hollywood e o olhar fotográfico de Gregory Crewdson
title_sort Bigger than life: melodramas domésticos: entre o cinema de Hollywood e o olhar fotográfico de Gregory Crewdson
author Maia, Paulo
author_facet Maia, Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mário Jorge Torres
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Crewdson, Gregory, 1962 -
Cinema - Estados Unidos da América - séc.20-21
Fotografia e cinema
Melodrama - No cinema
Teses de mestrado - 2013
topic Crewdson, Gregory, 1962 -
Cinema - Estados Unidos da América - séc.20-21
Fotografia e cinema
Melodrama - No cinema
Teses de mestrado - 2013
description Tese de mestrado, Estudos Comparatistas, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-09
2013-09-30
2013-12-09T00:00:00Z
2014-01-17T10:10:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10134
TID:201875322
url http://hdl.handle.net/10451/10134
identifier_str_mv TID:201875322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134236444196864