Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aristimuño, Felipe
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57292
Resumo: O IX Congresso Internacional Matéria-Prima mobilizou a participação de 70 palestrantes oriundos de diversos países de expressão ibero-americana. Com efeito tivemos a participação de 20 palestrantes do Brasil, 3 palestrantes de Espanha, 36 de Portugal, e 1 da Suíça. O congresso manteve uma continuidade de 10 anos interrompida em 2020 devido à situação pandémica COVID-19. Em 2021 quisemos regressar e optámos pela modalidade à distância, devido ao elevado grau de incerteza que então ainda se vivia. Nas atas deste congresso apresenta-se a totalidade das comunicações apresentadas segundo o programa divulgado.
id RCAP_c22adfef0eef7644816f2e7a2b01a954
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57292
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arteMapping the materiality in art during Emergency Remote Teaching: the remixed media as a means of subjectivation and socialization through artEducação ArtísticaMaterialidadeCultura visualEnsino remoto de emergênciaO IX Congresso Internacional Matéria-Prima mobilizou a participação de 70 palestrantes oriundos de diversos países de expressão ibero-americana. Com efeito tivemos a participação de 20 palestrantes do Brasil, 3 palestrantes de Espanha, 36 de Portugal, e 1 da Suíça. O congresso manteve uma continuidade de 10 anos interrompida em 2020 devido à situação pandémica COVID-19. Em 2021 quisemos regressar e optámos pela modalidade à distância, devido ao elevado grau de incerteza que então ainda se vivia. Nas atas deste congresso apresenta-se a totalidade das comunicações apresentadas segundo o programa divulgado.O objetivo deste artigo é refletir sobre um possível desdobramento do con- ceito de materialidade da arte no âmbito do Ensino Remoto de Emergência. Iniciamos nossa reflexão com uma conceptualização da materialidade enquanto território da arte e cultura. Em seguida, mapeamos a noção de Ensino Remoto de Emergência (ERE) no con- texto pandémico. Por fim, descrevemos dois trabalhos baseados na materialidade própria do ERE, desenvolvidos com alunos do sétimo ano, onde propomos a apropriação e a mani- pulação de retratos icónicos da cultura visual para, posteriormente, construírem-se relatos visuais pessoais a partir da linguagem do selfie.Faculdade de Belas-Artes da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaAristimuño, Felipe2023-04-28T15:53:16Z2021-07-192021-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57292porAristimuño, F. (2021). Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte. (comunicação) IX Congresso Internacional Matéria Prima, Faculdade de Belas Artes, Lisboa978-989-99822-8-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:42.953860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte
Mapping the materiality in art during Emergency Remote Teaching: the remixed media as a means of subjectivation and socialization through art
title Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte
spellingShingle Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte
Aristimuño, Felipe
Educação Artística
Materialidade
Cultura visual
Ensino remoto de emergência
title_short Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte
title_full Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte
title_fullStr Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte
title_full_unstemmed Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte
title_sort Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte
author Aristimuño, Felipe
author_facet Aristimuño, Felipe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Aristimuño, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Artística
Materialidade
Cultura visual
Ensino remoto de emergência
topic Educação Artística
Materialidade
Cultura visual
Ensino remoto de emergência
description O IX Congresso Internacional Matéria-Prima mobilizou a participação de 70 palestrantes oriundos de diversos países de expressão ibero-americana. Com efeito tivemos a participação de 20 palestrantes do Brasil, 3 palestrantes de Espanha, 36 de Portugal, e 1 da Suíça. O congresso manteve uma continuidade de 10 anos interrompida em 2020 devido à situação pandémica COVID-19. Em 2021 quisemos regressar e optámos pela modalidade à distância, devido ao elevado grau de incerteza que então ainda se vivia. Nas atas deste congresso apresenta-se a totalidade das comunicações apresentadas segundo o programa divulgado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-19
2021-07-19T00:00:00Z
2023-04-28T15:53:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57292
url http://hdl.handle.net/10451/57292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Aristimuño, F. (2021). Mapeando a materialidade artística no ensino remoto de emergência: a apropriação e o remix como meios de subjetivação e socialização pela arte. (comunicação) IX Congresso Internacional Matéria Prima, Faculdade de Belas Artes, Lisboa
978-989-99822-8-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134630919536640