O conceito de remix e a reutilização da obra de arte no processo criativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8852 |
Resumo: | Refletindo sobre o uso do remix como uma ferramenta pedagógica no ensino das artes visuais, apresenta-se um estudo que, pondo em relação as teorias apresentadas por vários autores que se dedicaram à investigação dos problemas da educação artística, com as de outros que se debruçaram sobre os conceitos de criatividade e de remix nas suas várias vertentes interdisciplinares, procura estabelecer as ligações possíveis entre estes temas e as suas implicações para a expressão cultural atual. A investigação acompanha a experiência educativa realizada com uma turma do 12.º ano, no âmbito da disciplina de Desenho, através da unidade didática As Cidades Invisíveis, que propunha o desenvolvimento de uma reflexão visual materializada através da animação digital. A animação digital apresenta-se como um excelente meio de expressão para o remix, dissolvendo os limites entre arte contemporânea e a cultura visual popular, ao mesmo tempo que possibilita a reutilização de imagens cedidas de outros universos e de formas artísticas preexistentes. |
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O conceito de remix e a reutilização da obra de arte no processo criativoMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISARTES VISUAISEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ARTÍSTICACRIATIVIDADECULTURA VISUALANIMAÇÃO DIGITALESTUDOS DE CASOVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL ARTSEDUCATIONARTISTIC EDUCATIONCREATIVITYVISUAL CULTUREDIGITAL ANIMATIONCASE STUDIESRefletindo sobre o uso do remix como uma ferramenta pedagógica no ensino das artes visuais, apresenta-se um estudo que, pondo em relação as teorias apresentadas por vários autores que se dedicaram à investigação dos problemas da educação artística, com as de outros que se debruçaram sobre os conceitos de criatividade e de remix nas suas várias vertentes interdisciplinares, procura estabelecer as ligações possíveis entre estes temas e as suas implicações para a expressão cultural atual. A investigação acompanha a experiência educativa realizada com uma turma do 12.º ano, no âmbito da disciplina de Desenho, através da unidade didática As Cidades Invisíveis, que propunha o desenvolvimento de uma reflexão visual materializada através da animação digital. A animação digital apresenta-se como um excelente meio de expressão para o remix, dissolvendo os limites entre arte contemporânea e a cultura visual popular, ao mesmo tempo que possibilita a reutilização de imagens cedidas de outros universos e de formas artísticas preexistentes.Reflecting on the use of remix as a pedagogical tool in art education, we present a study that, in relation with the theories presented by several authors that have dedicated themselves to the investigation of issues of the artistic education, with those of others that dealt with the concepts of creativity and remix in its several interdisciplinary strands, tries to establish the possible connections between these subjects and their implications for current cultural expression. This research follows an educational experience held with a 12th grade class in the drawing discipline, within the scope of the didactic unit The Invisible Cities, which proposed the development of a visual reflection materialized through digital animation. Digital animation presents itself as an excellent way of expression for the remix, blurring the boundaries between contemporary art and popular visual culture, while enabling the reuse of images from other universes and pre-existing artistic forms.2018-06-07T18:39:47Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8852TID:201924692porSilva, Marta Sofia Ramos Teixeira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:51Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:45.070989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Refletindo sobre o uso do remix como uma ferramenta pedagógica no ensino das artes visuais, apresenta-se um estudo que, pondo em relação as teorias apresentadas por vários autores que se dedicaram à investigação dos problemas da educação artística, com as de outros que se debruçaram sobre os conceitos de criatividade e de remix nas suas várias vertentes interdisciplinares, procura estabelecer as ligações possíveis entre estes temas e as suas implicações para a expressão cultural atual. A investigação acompanha a experiência educativa realizada com uma turma do 12.º ano, no âmbito da disciplina de Desenho, através da unidade didática As Cidades Invisíveis, que propunha o desenvolvimento de uma reflexão visual materializada através da animação digital. A animação digital apresenta-se como um excelente meio de expressão para o remix, dissolvendo os limites entre arte contemporânea e a cultura visual popular, ao mesmo tempo que possibilita a reutilização de imagens cedidas de outros universos e de formas artísticas preexistentes. |
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