Cultura de rua e espaços plurais na formação artística : investigação-acção no 1.º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torre, Sofia Raquel Dourado da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7783
Resumo: Mestrado em Estudos da Criança – Especialização em Comunicação Visual e Expressão Plástica.
id RCAP_c22b91cad92cf55b4ae012abe8297adf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura de rua e espaços plurais na formação artística : investigação-acção no 1.º ciclo37.036373.3Mestrado em Estudos da Criança – Especialização em Comunicação Visual e Expressão Plástica.A presente investigação trata dos conceitos de Cultura de Rua, Espaços Plurais e Cidadania, e apresenta uma intervenção curricular, que explora histórias de vida de uma comunidade e tradições artísticas, através de algumas estratégias de ensino/aprendizagem em Expressão Plástica, na Escola E.B.1/J.I. de Benguiados, Vila do Conde, numa turma de 3.º ano, com dezassete crianças, entre os meses de Setembro a Dezembro de 2006. O estudo apresenta uma revisão de literatura a nível nacional e internacional, sobre questões de Cidadania, Formação de Professores e Educação Multicultural, tendo em atenção a diversidade cultural presente no espaço escolar. Em termos metodológicos, foram descritas e justificadas as razões da escolha do método de investigação - acção, identificado o contexto da pesquisa, a amostra, os instrumentos usados para a recolha de dados e as questões éticas. Os três ciclos da investigação - acção são descritos, analisados e interpretados, e verificou-se que esta investigação enfatizou os saberes familiares em contexto sala de aula, através da colaboração directa e indirecta de familiares, de uma funcionária da escola e do uso de estratégias multi/interculturais, como os diálogos intergeracionais, que permitiram descobrir novas informações, experimentar novos conceitos, novas estratégias tal como análise de imagens e artefactos, que contribuíram para uma mudança de atitudes e comportamentos dos intervenientes. Conclui-se também que, as actividades e estratégias artísticas promoveram e facilitaram o diálogo intercultural, as capacidades e competências expressivas, críticas e comunitativas das crianças e ajudaram-nas a valorizar questões das suas próprias vidas, levando-as a desenhar, pensar, experimentar, decidir e resolver problemas do seu quotidiano, sempre na base da descoberta e da procura de soluções mais simples e adequadas para uma cidadania activa.This research addresses the concepts of Street Culture, Multi-use Spaces, and Citizenship. It presents a curricular intervention that explores the life histories of a community as well as its artistic traditions, by means of some teaching/learning strategies in the subject of Plastic Expression. The study was carried out at the Primary School Escola E.B.1/J.I. in Benguiados, Vila do Conde, in northern Portugal, with a Year 3 class of seventeen children, between September and December 2006. The research includes a review of literature, both national and international, on citizenship, teacher training and multicultural education, the latter with regard to the cultural diverse nature of schools. The choice of action research as methodology is described and justified with regard to the research context, sample, the tools used for data collection and ethical questions. The three cycles of action research are described, analysed and interpreted, showing that this research underlines the familiar touches that are present in the classroom context through the direct and indirect collaboration of parents and relatives, a member of the school’s non-teaching staff and the use of inter/multicultural strategies, such as intergenerational dialogues. This allowed new information to be discovered and new concepts and strategies to be explored; for example, the analysis of images and artefacts, which contributed to a change in attitudes and behaviours in those who took part. It was also concluded that the art strategies and activities promoted and facilitated intercultural dialogue among the children, as well as expressive, critical and communicative abilities and competences. This helped them to evaluate issues in their own lives, leading them to draw, think, experiment, decide, and solve problems faced on a daily basis, with a continual sense of discovery and search for the simplest and most fitting solutions so that each could be an active citizen.Moura, AnabelaUniversidade do MinhoTorre, Sofia Raquel Dourado da2007-12-122007-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:40.681921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura de rua e espaços plurais na formação artística : investigação-acção no 1.º ciclo
title Cultura de rua e espaços plurais na formação artística : investigação-acção no 1.º ciclo
spellingShingle Cultura de rua e espaços plurais na formação artística : investigação-acção no 1.º ciclo
Torre, Sofia Raquel Dourado da
37.036
373.3
title_short Cultura de rua e espaços plurais na formação artística : investigação-acção no 1.º ciclo
title_full Cultura de rua e espaços plurais na formação artística : investigação-acção no 1.º ciclo
title_fullStr Cultura de rua e espaços plurais na formação artística : investigação-acção no 1.º ciclo
title_full_unstemmed Cultura de rua e espaços plurais na formação artística : investigação-acção no 1.º ciclo
title_sort Cultura de rua e espaços plurais na formação artística : investigação-acção no 1.º ciclo
author Torre, Sofia Raquel Dourado da
author_facet Torre, Sofia Raquel Dourado da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Anabela
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Torre, Sofia Raquel Dourado da
dc.subject.por.fl_str_mv 37.036
373.3
topic 37.036
373.3
description Mestrado em Estudos da Criança – Especialização em Comunicação Visual e Expressão Plástica.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-12
2007-12-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/7783
url http://hdl.handle.net/1822/7783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132196407083008