Pertinência da prática do yoga no ensino vocacional de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sandra Lavajo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6745
Resumo: Tocar um instrumento musical exige bastante de um músico em vários momentos da sua vida artística, tanto a nível físico, devido à necessidade de estudo diário, ao esforço físico associado, movimentos repetitivos, postura corporal, como a nível mental, podendo destacar a concentração e a ansiedade. Diante deste quadro, surge o Yoga. Tem sido comprovado que a prática do Yoga Tradicional da Índia traz inúmeros benefícios aos seus praticantes, melhorando vários aspectos da sua vida, nomeadamente a sua condição física, a autoconfiança, a satisfação consigo mesmo e o desempenho profissional. Deste modo, o presente estudo investiga não só a necessidade da inclusão de uma actividade que previna os problemas com que os músicos se deparam ao longo do seu percurso artístico, como também os benefícios que os instrumentistas também praticantes do Yoga Tradicional retiram da prática regular. Em vista dos resultados observados a partir desta investigação, o Yoga pode ser considerado um bom aliado na optimização da formação e performance musical. Neste volume encontra-se também a Prática de Ensino Supervisionada, decorrida no ano lectivo 2018-2019, no Orfeão de Leiria|Conservatório de Artes, correspondente às disciplinas de instrumento e classe de conjunto.
id RCAP_c231c553fbf6ad3f57b4c8678d1c7e32
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6745
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pertinência da prática do yoga no ensino vocacional de músicaPerformance musicalAnsiedadeTensão física/muscularConcentraçãoYoga tradicionalMusical performanceAnxietyPhysical/muscular tensionConcentrationTradicional YogaDomínio/Área Científica : HumanidadesTocar um instrumento musical exige bastante de um músico em vários momentos da sua vida artística, tanto a nível físico, devido à necessidade de estudo diário, ao esforço físico associado, movimentos repetitivos, postura corporal, como a nível mental, podendo destacar a concentração e a ansiedade. Diante deste quadro, surge o Yoga. Tem sido comprovado que a prática do Yoga Tradicional da Índia traz inúmeros benefícios aos seus praticantes, melhorando vários aspectos da sua vida, nomeadamente a sua condição física, a autoconfiança, a satisfação consigo mesmo e o desempenho profissional. Deste modo, o presente estudo investiga não só a necessidade da inclusão de uma actividade que previna os problemas com que os músicos se deparam ao longo do seu percurso artístico, como também os benefícios que os instrumentistas também praticantes do Yoga Tradicional retiram da prática regular. Em vista dos resultados observados a partir desta investigação, o Yoga pode ser considerado um bom aliado na optimização da formação e performance musical. Neste volume encontra-se também a Prática de Ensino Supervisionada, decorrida no ano lectivo 2018-2019, no Orfeão de Leiria|Conservatório de Artes, correspondente às disciplinas de instrumento e classe de conjunto.Abstract : Playing a musical instrument requires a lot from the musician at various times of his/her artistic life, both physically – due to the need for daily study, the physical effort associated to it, the repetitive movements, the body posture – and mentally – and may highlight concentration and anxiety. In this context, Yoga appears. It has been proven that the practice of Tradicional Yoga of Índia brings numerous benefits to its practitioners, improving several aspects of their lives, namely their physical condition, self-confidence, self-satisfaction and professional performance. Thus, the present study investigates not only the need of including an activity that prevents the problems that musicians encounter along their artistic path, but also the benefits that instrumentists and also tradicional Yoga practitioners have from this regular practice. According to the results obtained from this investigation, Yoga can be considered a good ally to optimize musical education and performance. Also presente in this volume is the Supervised Teaching Practice, held in the academic year 2018-2019, at Orfeão de Leiria|Conservatório de Artes, corresponding to the subjects of intrument and musical group class.Walton, Jill Heather LawsonMariano, Bernardo Maria Neto dos SantosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoVieira, Sandra Lavajo2019-11-04T18:00:00Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6745TID:202296601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:53Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:23.480158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pertinência da prática do yoga no ensino vocacional de música
title Pertinência da prática do yoga no ensino vocacional de música
spellingShingle Pertinência da prática do yoga no ensino vocacional de música
Vieira, Sandra Lavajo
Performance musical
Ansiedade
Tensão física/muscular
Concentração
Yoga tradicional
Musical performance
Anxiety
Physical/muscular tension
Concentration
Tradicional Yoga
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Pertinência da prática do yoga no ensino vocacional de música
title_full Pertinência da prática do yoga no ensino vocacional de música
title_fullStr Pertinência da prática do yoga no ensino vocacional de música
title_full_unstemmed Pertinência da prática do yoga no ensino vocacional de música
title_sort Pertinência da prática do yoga no ensino vocacional de música
author Vieira, Sandra Lavajo
author_facet Vieira, Sandra Lavajo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Walton, Jill Heather Lawson
Mariano, Bernardo Maria Neto dos Santos
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Sandra Lavajo
dc.subject.por.fl_str_mv Performance musical
Ansiedade
Tensão física/muscular
Concentração
Yoga tradicional
Musical performance
Anxiety
Physical/muscular tension
Concentration
Tradicional Yoga
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Performance musical
Ansiedade
Tensão física/muscular
Concentração
Yoga tradicional
Musical performance
Anxiety
Physical/muscular tension
Concentration
Tradicional Yoga
Domínio/Área Científica : Humanidades
description Tocar um instrumento musical exige bastante de um músico em vários momentos da sua vida artística, tanto a nível físico, devido à necessidade de estudo diário, ao esforço físico associado, movimentos repetitivos, postura corporal, como a nível mental, podendo destacar a concentração e a ansiedade. Diante deste quadro, surge o Yoga. Tem sido comprovado que a prática do Yoga Tradicional da Índia traz inúmeros benefícios aos seus praticantes, melhorando vários aspectos da sua vida, nomeadamente a sua condição física, a autoconfiança, a satisfação consigo mesmo e o desempenho profissional. Deste modo, o presente estudo investiga não só a necessidade da inclusão de uma actividade que previna os problemas com que os músicos se deparam ao longo do seu percurso artístico, como também os benefícios que os instrumentistas também praticantes do Yoga Tradicional retiram da prática regular. Em vista dos resultados observados a partir desta investigação, o Yoga pode ser considerado um bom aliado na optimização da formação e performance musical. Neste volume encontra-se também a Prática de Ensino Supervisionada, decorrida no ano lectivo 2018-2019, no Orfeão de Leiria|Conservatório de Artes, correspondente às disciplinas de instrumento e classe de conjunto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-04T18:00:00Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6745
TID:202296601
url http://hdl.handle.net/10400.11/6745
identifier_str_mv TID:202296601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130835901743104