Otimização das receções e fluxos de mercadorias no complexo da Portucel Setúbal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11061 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo a otimização de entradas de matérias-primas num complexo fabril que está subdividido em três zonas. Neste complexo fabril existe uma entrada por cada zona, cada uma tem graves problemas ao nível funcional, legal e custos acrescidos. Para isso estudou-se cada tipo de produto, as suas características na receção e a utilização ferramentas de análise disponíveis na metodologia Lean, para conseguir concentrar ao máximo as entradas de mercadorias numa única portaria afim de otimizar a organização e fluxos internos de mercadorias. Como resultado, este trabalho conseguiu resolver os problemas a que se propunha, reorganizou as portarias, eliminou portarias desnecessárias e criou novos fluxos internos de camiões de mercadorias no complexo fabril de Setúbal. Esta reorganização, alem de otimizar os recursos existentes, conseguiu reduzir custos anuais em aproximadamente 308.000 euros e resolver problemas legais ao nível de utilização da via pública para parqueamento de camiões. |
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Este trabalho tem como objetivo a otimização de entradas de matérias-primas num complexo fabril que está subdividido em três zonas. Neste complexo fabril existe uma entrada por cada zona, cada uma tem graves problemas ao nível funcional, legal e custos acrescidos. Para isso estudou-se cada tipo de produto, as suas características na receção e a utilização ferramentas de análise disponíveis na metodologia Lean, para conseguir concentrar ao máximo as entradas de mercadorias numa única portaria afim de otimizar a organização e fluxos internos de mercadorias. Como resultado, este trabalho conseguiu resolver os problemas a que se propunha, reorganizou as portarias, eliminou portarias desnecessárias e criou novos fluxos internos de camiões de mercadorias no complexo fabril de Setúbal. Esta reorganização, alem de otimizar os recursos existentes, conseguiu reduzir custos anuais em aproximadamente 308.000 euros e resolver problemas legais ao nível de utilização da via pública para parqueamento de camiões. |
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