Early stages of cognate and noncognate word acquisition in children: the role of list composition
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/27130 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde) |
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Early stages of cognate and noncognate word acquisition in children: the role of list compositionAquisição de segunda línguaEfeito de interferência semânticaComposição da lista de estímulosEstatuto da palavraSecond language acquisitionSemantic interference effectStimuli list compositionCognate status159.946Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde)Uma questão central no bilinguismo é saber que fatores podem afetar as ligações léxico-semânticas entre palavras da língua materna e as de um novo idioma. Estudos recentes demonstraram que o método de aprendizagem (baseado em imagens vs. palavras), bem como o estatuto da palavra (cognata vs. não cognata) (Comesaña, Soares, Sanchez-Casas, & Lima, 2012a), influenciam o acesso ao sistema conceptual mesmo em fases iniciais da aprendizagem de uma segunda língua (L2) (Comesaña, Perea, Pineiro, & Fraga, 2009). Este estudo procurou explorar os efeitos de composição da lista de estímulos no estabelecimento dessas ligações, bem como a sua estabilidade no tempo. Crianças no quinto ano aprenderam palavras cognatas e não cognatas separadamente (condição bloqueada) ou em conjunto (condição mista), através de um método baseado em imagens. De seguida, realizaram uma tarefa de reconhecimento de traduções, imediatamente após a aprendizagem e uma semana depois. Tal como esperado, as crianças demoraram mais tempo e cometeram mais erros a rejeitar palavras semanticamente relacionadas do que palavras não relacionadas com a palavra na L2 (efeito de interferência semântica). Adicionalmente, na condição bloqueada, o efeito foi observado apenas para cognatas. As implicações destes resultados são discutidas à luz do Modelo Hierárquico Revisto (Kroll & Stewart, 1994).Understanding the type of lexical-semantic connections and their establishment in second language (L2) acquisition is a main topic in bilingualism research. Recent studies showed the learning method used (picture vs. word-based methods) influence the access to the conceptual system in early stages of L2 learning (Comesaña et al., 2009). Moreover, this effect seems to vary according to word status, especially in children (Comesaña et al., 2012a). This study aimed to further explore list composition effects in the establishment of L2 wordsto- concepts connections by using a picture-based method. Fifth-grade children were taught cognate and noncognate words, presented separately or in a mixed way. Afterwards, they performed a backward-translation recognition task. Results revealed, as expected, that children took longer and made more errors when rejecting semantically related than unrelated words as correct translations (semantic interference effect). Importantly, a differential processing for cognate words was observed in the blocked condition. These findings are discussed within the light of the Revised Hierarchical Model (Kroll & Stewart, 1994).Comesaña, MontserratSoares, Ana PaulaCasalis, SéverineUniversidade do MinhoMoreira, Ana Júlia Fernandes20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/27130eng201109190info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:42.124752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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