A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/45189 |
Resumo: | O setor do turismo apresenta-se como um fenómeno social, cultural e económico, que abrange um conjunto de atividades ligadas à circulação de pessoas para lugares que vão para além do seu local habitual de residência. O crescimento visível do turismo em Portugal, do qual decorre o aumento do número de turistas e o prolongamento das respetivas estadas, exige uma resposta diversificada, eficiente e qualificada por parte da hotelaria de forma a poder dar resposta à intensa procura que se tem verificado nos últimos anos. Sendo a satisfação pessoal a principal motivação para a mobilidade das pessoas, existem, no entanto, dificuldades/problemas de natureza ambiental, social e económica, com que o turismo se depara. O presente relatório retrata a forma como a consultoria se apresenta como uma excelente colaboradora para o desenvolvimento da oferta turística, face à concorrência, abarcando os múltiplos segmentos de mercado. Como se trata de um relatório de estágio, terei oportunidade de descrever uma empresa de consultoria, na área do turismo, bem como explicar as tarefas por mim desenvolvidas durante o período que aí permaneci. Partindo da experiência de estágio, e do enquadramento teórico, deseja-se dar a conhecer as formas como uma consultora dá resposta às necessidades crescentes deste mercado emergente que é o Turismo, nomeadamente no setor hoteleiro. |
id |
RCAP_c255b2bd9ecac25f3718be964c4eea14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/45189 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelariaTurismoHotelariaConsultoriaGeografiaO setor do turismo apresenta-se como um fenómeno social, cultural e económico, que abrange um conjunto de atividades ligadas à circulação de pessoas para lugares que vão para além do seu local habitual de residência. O crescimento visível do turismo em Portugal, do qual decorre o aumento do número de turistas e o prolongamento das respetivas estadas, exige uma resposta diversificada, eficiente e qualificada por parte da hotelaria de forma a poder dar resposta à intensa procura que se tem verificado nos últimos anos. Sendo a satisfação pessoal a principal motivação para a mobilidade das pessoas, existem, no entanto, dificuldades/problemas de natureza ambiental, social e económica, com que o turismo se depara. O presente relatório retrata a forma como a consultoria se apresenta como uma excelente colaboradora para o desenvolvimento da oferta turística, face à concorrência, abarcando os múltiplos segmentos de mercado. Como se trata de um relatório de estágio, terei oportunidade de descrever uma empresa de consultoria, na área do turismo, bem como explicar as tarefas por mim desenvolvidas durante o período que aí permaneci. Partindo da experiência de estágio, e do enquadramento teórico, deseja-se dar a conhecer as formas como uma consultora dá resposta às necessidades crescentes deste mercado emergente que é o Turismo, nomeadamente no setor hoteleiro.The tourism sector is seen as a social, cultural and economic phenomenon, covering a range of activities related to people mobility to places beyond their usual official place of residence. The visible growth of the tourism industry in Portugal which leads to an increasing number of tourists and the growth of overnight stays, demands a diversified, efficient and qualified answer from the hotel industry in order to face the strong demand of the last years. Though individual pleasure is the main motivation for mobility, there are environmental, social and economic obstacles/problems that tourism has to deal with. This paper is intended to depict how consulting, by covering multiple segments of the tourism industry, emerges as an outstanding collaborator for the development of touristic offers, in the face of competitiveness. As this paper refers to an internship period, a tourism consulting company will be described and the tasks that were developed during this period will be explained. From this particular internship experience and in accordance with theory, the aim is to outline the ways used by a consulting company in reply to the growing needs of Tourism as an emergent market, namely in the hotel industry.Simões, José ManuelRepositório da Universidade de LisboaMartinho, Manuel Maria da Fonseca2020-12-09T14:21:04Z2020-11-232020-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45189TID:202545580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:46:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:42.817530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria |
title |
A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria |
spellingShingle |
A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria Martinho, Manuel Maria da Fonseca Turismo Hotelaria Consultoria Geografia |
title_short |
A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria |
title_full |
A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria |
title_fullStr |
A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria |
title_full_unstemmed |
A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria |
title_sort |
A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria |
author |
Martinho, Manuel Maria da Fonseca |
author_facet |
Martinho, Manuel Maria da Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, José Manuel Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinho, Manuel Maria da Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Hotelaria Consultoria Geografia |
topic |
Turismo Hotelaria Consultoria Geografia |
description |
O setor do turismo apresenta-se como um fenómeno social, cultural e económico, que abrange um conjunto de atividades ligadas à circulação de pessoas para lugares que vão para além do seu local habitual de residência. O crescimento visível do turismo em Portugal, do qual decorre o aumento do número de turistas e o prolongamento das respetivas estadas, exige uma resposta diversificada, eficiente e qualificada por parte da hotelaria de forma a poder dar resposta à intensa procura que se tem verificado nos últimos anos. Sendo a satisfação pessoal a principal motivação para a mobilidade das pessoas, existem, no entanto, dificuldades/problemas de natureza ambiental, social e económica, com que o turismo se depara. O presente relatório retrata a forma como a consultoria se apresenta como uma excelente colaboradora para o desenvolvimento da oferta turística, face à concorrência, abarcando os múltiplos segmentos de mercado. Como se trata de um relatório de estágio, terei oportunidade de descrever uma empresa de consultoria, na área do turismo, bem como explicar as tarefas por mim desenvolvidas durante o período que aí permaneci. Partindo da experiência de estágio, e do enquadramento teórico, deseja-se dar a conhecer as formas como uma consultora dá resposta às necessidades crescentes deste mercado emergente que é o Turismo, nomeadamente no setor hoteleiro. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-09T14:21:04Z 2020-11-23 2020-11-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/45189 TID:202545580 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/45189 |
identifier_str_mv |
TID:202545580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134521518456832 |