A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Manuel Maria da Fonseca
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/45189
Resumo: O setor do turismo apresenta-se como um fenómeno social, cultural e económico, que abrange um conjunto de atividades ligadas à circulação de pessoas para lugares que vão para além do seu local habitual de residência. O crescimento visível do turismo em Portugal, do qual decorre o aumento do número de turistas e o prolongamento das respetivas estadas, exige uma resposta diversificada, eficiente e qualificada por parte da hotelaria de forma a poder dar resposta à intensa procura que se tem verificado nos últimos anos. Sendo a satisfação pessoal a principal motivação para a mobilidade das pessoas, existem, no entanto, dificuldades/problemas de natureza ambiental, social e económica, com que o turismo se depara. O presente relatório retrata a forma como a consultoria se apresenta como uma excelente colaboradora para o desenvolvimento da oferta turística, face à concorrência, abarcando os múltiplos segmentos de mercado. Como se trata de um relatório de estágio, terei oportunidade de descrever uma empresa de consultoria, na área do turismo, bem como explicar as tarefas por mim desenvolvidas durante o período que aí permaneci. Partindo da experiência de estágio, e do enquadramento teórico, deseja-se dar a conhecer as formas como uma consultora dá resposta às necessidades crescentes deste mercado emergente que é o Turismo, nomeadamente no setor hoteleiro.
id RCAP_c255b2bd9ecac25f3718be964c4eea14
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/45189
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelariaTurismoHotelariaConsultoriaGeografiaO setor do turismo apresenta-se como um fenómeno social, cultural e económico, que abrange um conjunto de atividades ligadas à circulação de pessoas para lugares que vão para além do seu local habitual de residência. O crescimento visível do turismo em Portugal, do qual decorre o aumento do número de turistas e o prolongamento das respetivas estadas, exige uma resposta diversificada, eficiente e qualificada por parte da hotelaria de forma a poder dar resposta à intensa procura que se tem verificado nos últimos anos. Sendo a satisfação pessoal a principal motivação para a mobilidade das pessoas, existem, no entanto, dificuldades/problemas de natureza ambiental, social e económica, com que o turismo se depara. O presente relatório retrata a forma como a consultoria se apresenta como uma excelente colaboradora para o desenvolvimento da oferta turística, face à concorrência, abarcando os múltiplos segmentos de mercado. Como se trata de um relatório de estágio, terei oportunidade de descrever uma empresa de consultoria, na área do turismo, bem como explicar as tarefas por mim desenvolvidas durante o período que aí permaneci. Partindo da experiência de estágio, e do enquadramento teórico, deseja-se dar a conhecer as formas como uma consultora dá resposta às necessidades crescentes deste mercado emergente que é o Turismo, nomeadamente no setor hoteleiro.The tourism sector is seen as a social, cultural and economic phenomenon, covering a range of activities related to people mobility to places beyond their usual official place of residence. The visible growth of the tourism industry in Portugal which leads to an increasing number of tourists and the growth of overnight stays, demands a diversified, efficient and qualified answer from the hotel industry in order to face the strong demand of the last years. Though individual pleasure is the main motivation for mobility, there are environmental, social and economic obstacles/problems that tourism has to deal with. This paper is intended to depict how consulting, by covering multiple segments of the tourism industry, emerges as an outstanding collaborator for the development of touristic offers, in the face of competitiveness. As this paper refers to an internship period, a tourism consulting company will be described and the tasks that were developed during this period will be explained. From this particular internship experience and in accordance with theory, the aim is to outline the ways used by a consulting company in reply to the growing needs of Tourism as an emergent market, namely in the hotel industry.Simões, José ManuelRepositório da Universidade de LisboaMartinho, Manuel Maria da Fonseca2020-12-09T14:21:04Z2020-11-232020-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45189TID:202545580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:46:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:42.817530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria
title A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria
spellingShingle A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria
Martinho, Manuel Maria da Fonseca
Turismo
Hotelaria
Consultoria
Geografia
title_short A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria
title_full A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria
title_fullStr A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria
title_full_unstemmed A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria
title_sort A importância da consultoria no desenvolvimento turístico: o caso da hotelaria
author Martinho, Manuel Maria da Fonseca
author_facet Martinho, Manuel Maria da Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, José Manuel
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Manuel Maria da Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Hotelaria
Consultoria
Geografia
topic Turismo
Hotelaria
Consultoria
Geografia
description O setor do turismo apresenta-se como um fenómeno social, cultural e económico, que abrange um conjunto de atividades ligadas à circulação de pessoas para lugares que vão para além do seu local habitual de residência. O crescimento visível do turismo em Portugal, do qual decorre o aumento do número de turistas e o prolongamento das respetivas estadas, exige uma resposta diversificada, eficiente e qualificada por parte da hotelaria de forma a poder dar resposta à intensa procura que se tem verificado nos últimos anos. Sendo a satisfação pessoal a principal motivação para a mobilidade das pessoas, existem, no entanto, dificuldades/problemas de natureza ambiental, social e económica, com que o turismo se depara. O presente relatório retrata a forma como a consultoria se apresenta como uma excelente colaboradora para o desenvolvimento da oferta turística, face à concorrência, abarcando os múltiplos segmentos de mercado. Como se trata de um relatório de estágio, terei oportunidade de descrever uma empresa de consultoria, na área do turismo, bem como explicar as tarefas por mim desenvolvidas durante o período que aí permaneci. Partindo da experiência de estágio, e do enquadramento teórico, deseja-se dar a conhecer as formas como uma consultora dá resposta às necessidades crescentes deste mercado emergente que é o Turismo, nomeadamente no setor hoteleiro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09T14:21:04Z
2020-11-23
2020-11-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/45189
TID:202545580
url http://hdl.handle.net/10451/45189
identifier_str_mv TID:202545580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134521518456832