Considerações em torno do ato de estudar Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/74011 |
Resumo: | Este artigo replica o título que Paulo Freire atribuiu, em 1968, a um pequeno texto que antecedia um conjunto de recomendações bibliográficas para um seminário: considerações em torno do ato de estudar. Partindo dessas considerações, designadamente de caráter epistemológico e metodológico, o presente trabalho procura aplicá-las ao estudo do pensamento e da obra de Freire, usando como recursos as exigências críticas propostas por aquele autor ao longo da sua extensa obra. Chamando a atenção do leitor para várias especificidades da obra freireana, o artigo refere três questões incontornáveis: os contextos e as influências; uma obra feita de obras; e os textos, as intertextualidades e o seu idioleto, concluindo que só o ato de continuar a estudar e a debater Freire, seguindo as suas próprias reflexões sobre o que é estudar, o pode libertar da lei da morte, isto é, do esquecimento. |
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Considerações em torno do ato de estudar Paulo FreireConsiderations around the act of studying Paulo FreirePaulo FreireAto de estudarQuestões epistemológicas e metodológicasAct of studyingEpistemological and methodological issuesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeEste artigo replica o título que Paulo Freire atribuiu, em 1968, a um pequeno texto que antecedia um conjunto de recomendações bibliográficas para um seminário: considerações em torno do ato de estudar. Partindo dessas considerações, designadamente de caráter epistemológico e metodológico, o presente trabalho procura aplicá-las ao estudo do pensamento e da obra de Freire, usando como recursos as exigências críticas propostas por aquele autor ao longo da sua extensa obra. Chamando a atenção do leitor para várias especificidades da obra freireana, o artigo refere três questões incontornáveis: os contextos e as influências; uma obra feita de obras; e os textos, as intertextualidades e o seu idioleto, concluindo que só o ato de continuar a estudar e a debater Freire, seguindo as suas próprias reflexões sobre o que é estudar, o pode libertar da lei da morte, isto é, do esquecimento.This article replicates the title which Paulo Freire attributed, in 1968, to a short text that preceded a set of bibliographical recommendations for a seminar: considerações em torno do ato de estudar (considerations around the act of studying). Based on these considerations, namely of an epistemological and methodological nature, the present work seeks to apply them to the study of Freire’s thought and work, using as resources the critical demands proposed by the author throughout his extensive work. Drawing the reader’s attention to several specificities of Freire’s work, the article refers to three unavoidable issues: the contexts and influences; a work made of works; the texts, the intertextualities and his idiolect, concluding that only the act of studying and debating Freire, following his own reflections on what it means to study, can free him from the law of death, that is, from oblivion.Trabalho fnanciado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal. Projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Editora UFPEUniversidade do MinhoLima, Licínio C.2021-092021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74011porLima, L. C. (2021). Considerações em torno do ato de estudar Paulo Freire. Estudos Universitários: revista de cultura, 38(1), 95-1220425-40822675-735410.51359/2675-7354.2021.251433https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/251433info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:55.658335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este artigo replica o título que Paulo Freire atribuiu, em 1968, a um pequeno texto que antecedia um conjunto de recomendações bibliográficas para um seminário: considerações em torno do ato de estudar. Partindo dessas considerações, designadamente de caráter epistemológico e metodológico, o presente trabalho procura aplicá-las ao estudo do pensamento e da obra de Freire, usando como recursos as exigências críticas propostas por aquele autor ao longo da sua extensa obra. Chamando a atenção do leitor para várias especificidades da obra freireana, o artigo refere três questões incontornáveis: os contextos e as influências; uma obra feita de obras; e os textos, as intertextualidades e o seu idioleto, concluindo que só o ato de continuar a estudar e a debater Freire, seguindo as suas próprias reflexões sobre o que é estudar, o pode libertar da lei da morte, isto é, do esquecimento. |
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