O contributo da formação contínua para o desenvolvimento profissional: um estudo sobre as ações de formação promovidas pela Associação de Professores de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Natália Melo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/43960
Resumo: É difícil não associar a “formação contínua profissional” à ideia de “qualificação profissional. Ao buscar a “formação” como recurso, o profissional pretende ao final dela “qualificar-se”. O mesmo acontece com aqueles que procuram uma maior qualificação e buscam na formação contínua uma possibilidade de desenvolvimento profissional, através de uma aprendizagem pontual, aditiva e acelerada. A formação contínua de professores, por meio de cursos não conferentes de grau, visa responder às demandas e expectativas que surgem ao longo da carreira docente, atuando como uma via de formação alternativa a carreira académica. Em Portugal, as associações de professores promovem ações de formação e atuam como comunidades de prática, em que o interesse pelos mesmos temas, unem os seus associados e fomentam oportunidades de aprendizado. A questão central que guiou a investigação: em que medida as ações de formação refletem os conteúdos propostos pelos programas curriculares de História, ao nível do 3.º,ao nível do ciclo do ensino básico e do ensino secundário?, surgiu do desejo de compreender o papel das associações de professores na promoção do desenvolvimento profissional e se as mesmas dialogavam com os programas oficiais, através das ações de formação não conferentes de grau. Para tanto, foi escolhida como protagonista deste estudo a: formação contínua do professor de História oferecida pela Associação de Professores de História (APH) . A investigação privilegiou uma metodologia sobretudo qualitativa, com recurso à análise de conteúdo das fichas de acreditação e apresentação dos cursos e ações de curta duração promovidos pela APH no período de 2014-2017. Conclui-se que as ofertas de formação buscam atender as demandas dos programas curriculares, no âmbito dos conteúdos e das metodologias, ao oferecer ações voltadas para a atualização de conteúdo. No entanto, o mesmo não é observado com as ações que propõem o desenvolvimento de competências ou que relacionam as competências com outras áreas do conhecimento. Também pôde ser observado a relevância das metodologias ativas, com destaque para as ações que ofertavam aulas teóricas e práticas, bem como para a avaliação escrita, que grande parte dos casos, representa um ponto “chave” no processo de aprendizagem do professor.
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A formação contínua de professores, por meio de cursos não conferentes de grau, visa responder às demandas e expectativas que surgem ao longo da carreira docente, atuando como uma via de formação alternativa a carreira académica. Em Portugal, as associações de professores promovem ações de formação e atuam como comunidades de prática, em que o interesse pelos mesmos temas, unem os seus associados e fomentam oportunidades de aprendizado. A questão central que guiou a investigação: em que medida as ações de formação refletem os conteúdos propostos pelos programas curriculares de História, ao nível do 3.º,ao nível do ciclo do ensino básico e do ensino secundário?, surgiu do desejo de compreender o papel das associações de professores na promoção do desenvolvimento profissional e se as mesmas dialogavam com os programas oficiais, através das ações de formação não conferentes de grau. Para tanto, foi escolhida como protagonista deste estudo a: formação contínua do professor de História oferecida pela Associação de Professores de História (APH) . A investigação privilegiou uma metodologia sobretudo qualitativa, com recurso à análise de conteúdo das fichas de acreditação e apresentação dos cursos e ações de curta duração promovidos pela APH no período de 2014-2017. Conclui-se que as ofertas de formação buscam atender as demandas dos programas curriculares, no âmbito dos conteúdos e das metodologias, ao oferecer ações voltadas para a atualização de conteúdo. No entanto, o mesmo não é observado com as ações que propõem o desenvolvimento de competências ou que relacionam as competências com outras áreas do conhecimento. Também pôde ser observado a relevância das metodologias ativas, com destaque para as ações que ofertavam aulas teóricas e práticas, bem como para a avaliação escrita, que grande parte dos casos, representa um ponto “chave” no processo de aprendizagem do professor.It is difficult not to associate "continuous professional development” with the ideas of "professional qualification”. Those who seek "training" as a resource, intend at the end of it to get ”qualified”, and the same happens with the professionals who seek higher qualification and seek in continuous development a possibility, through a punctual, additive and accelerated learning, a professional development. The continuous evelopment of teachers, through non-degree courses, aim to respond to the demands and expectations that arise during the teaching career, acting as an alternative development path to an academic career. In Portugal, teacher associations promote development initiatives and act as Communities of Practice (CoP), in which the interest for the same themes, unite their associates and foster learning opportunities. The main point that guided the investigation: to which extent the development initiatives reflect the contents suggested by the curriculum programs of History, at the level of the 3rd cycle of middle school and high school education?, arose from the desire to understand the role of the teacher’s associations in the promotion of professional development and if these dialogue with the official programs, through the non-degree development initiatives. For such purpose, the following were chosen as protagonists of this study: continuous professional development offered by the Association of History Teachers. The research focused on a qualitative methodology, based on the analysis of the content of the accreditation forms and the presentation of short courses and actions promoted by Association of History Teacher within the period of 2014-2017. The conclusion at the end of the analysis is that the training offers seek to meet the demands of the curricular programs, within the scope of the contents and the methodologies, when offering actions directed to the content update. However, the same is not observed with the actions that propose the development of competences or that relate the competences with other areas of knowledge. It was also possible to observe the relevance of the active methodologies, with emphasis on the actions that offered theoretical and practical classes, as well as for the written evaluation, which in most cases represents a "key" point in the teacher's learning process.Almeida, Sílvia deFerreira, SílviaRUNBarcelos, Natália Melo2021-07-09T00:30:18Z2018-07-092018-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/43960TID:201954940porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:24:04Zoai:run.unl.pt:10362/43960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:51.546800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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