Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayer, Line
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-08122022-155944/
Resumo: A presente pesquisa de caráter qualitativo trata da formação continuada de professores desenvolvida ao longo de suas carreiras e tem como foco o processo de melhoria contínua. A revisão bibliográfica tratou de modelos de formação continuada apresentados em estudos de caso que demonstram a eficácia de ciclos de melhoria contínua para o sucesso do aperfeiçoamento docente. Foram entrevistados 16 professores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba com o objetivo de identificar padrões de comportamento em relação ao processo de possível melhoria contínua vivenciado pelos professores durante suas vidas profissionais. Na seção dos resultados, foram agrupados os seguintes temas recorrentes: 1. A troca com os pares é fundamental para a aprendizagem dos docentes; 2. O melhor espaço para a aprendizagem é o dia a dia da escola; 3. As reuniões de formação continuada são valorizadas pelos professores devido à possibilidade de troca com os pares; 4. Os docentes não têm apoio profissional para enfrentar suas dificuldades de ordem pedagógica; 5. Os docentes enfrentam dificuldades de ordem prática para implementar as abordagens teóricas de ensino e aprendizagem; 6. O apoio profissional para os docentes superarem suas maiores dificuldades e se desenvolverem profissionalmente é insuficiente; 7. Não é feita uma avaliação formal do trabalho pedagógico; 8. Os gestores dizem não observar uma melhora efetiva na prática docente; 9. As formações continuadas não são avaliadas dentro de um processo de melhoria contínua; 10. O planejamento das formações continuadas é feito com base na necessidade docente. Concluiu-se que apesar de os professores se transformarem durante a carreira, não há um processo de melhoria contínua instituído dentro da formação continuada docente na educação pública do município de Ubatuba.
id USP_bc19950a826011ac0fdc4a1ffb78765a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08122022-155944
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuadaTeacher development and continuous improvement: understanding the continuous professional developmentContinuous improvementContinuous professional developmentDesenvolvimento docenteEducação PúblicaFormação continuadaMelhoria contínuaPrática reflexivaPublic educationReflective practiceTeacher educationA presente pesquisa de caráter qualitativo trata da formação continuada de professores desenvolvida ao longo de suas carreiras e tem como foco o processo de melhoria contínua. A revisão bibliográfica tratou de modelos de formação continuada apresentados em estudos de caso que demonstram a eficácia de ciclos de melhoria contínua para o sucesso do aperfeiçoamento docente. Foram entrevistados 16 professores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba com o objetivo de identificar padrões de comportamento em relação ao processo de possível melhoria contínua vivenciado pelos professores durante suas vidas profissionais. Na seção dos resultados, foram agrupados os seguintes temas recorrentes: 1. A troca com os pares é fundamental para a aprendizagem dos docentes; 2. O melhor espaço para a aprendizagem é o dia a dia da escola; 3. As reuniões de formação continuada são valorizadas pelos professores devido à possibilidade de troca com os pares; 4. Os docentes não têm apoio profissional para enfrentar suas dificuldades de ordem pedagógica; 5. Os docentes enfrentam dificuldades de ordem prática para implementar as abordagens teóricas de ensino e aprendizagem; 6. O apoio profissional para os docentes superarem suas maiores dificuldades e se desenvolverem profissionalmente é insuficiente; 7. Não é feita uma avaliação formal do trabalho pedagógico; 8. Os gestores dizem não observar uma melhora efetiva na prática docente; 9. As formações continuadas não são avaliadas dentro de um processo de melhoria contínua; 10. O planejamento das formações continuadas é feito com base na necessidade docente. Concluiu-se que apesar de os professores se transformarem durante a carreira, não há um processo de melhoria contínua instituído dentro da formação continuada docente na educação pública do município de Ubatuba.The present qualitative research deals with the continuing education of teachers throughout their career and focuses on the process of continuous improvement. The literature review dealt with models of continuing education presented in case studies that demonstrate the effectiveness of continuous improvement cycles for the success of teacher development. 10 public school teachers in Ubatuba were interviewed in order to identify patterns of behavior in relation to the continuous improvement process experienced by teachers during their career. In the results section, the following recurring themes were grouped: 1. Exchanging with peers is essential for teachers\' learning; 2. Most learn from the mistakes and successes of their practice and from pupils voice; 3. Teachers face practical difficulties in implementing theoretical approaches; 4 Teachers do not have professional support to face their pedagogical difficulties; 5. Teachers face practical difficulties in implementing theoretical approaches to teaching and learning; 6. Professional support for teachers to face their greatest difficulties and to develop professionally is insufficient; 7. There is no formal evaluation of the pedagogical work; 8. Managers say they do not see an effective improvement in teaching practice; 9. Continuing training is not evaluated within a continuous improvement process; 10. The planning of continuing education is based on teaching needs. It was concluded that although teachers were transformed during their career, there is no continuous improvement process instituted within the continuing teacher education in public education in the city of Ubatuba.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmaral, Joao Alberto Arantes doMayer, Line2022-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-08122022-155944/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-09T20:43:53Zoai:teses.usp.br:tde-08122022-155944Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-09T20:43:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada
Teacher development and continuous improvement: understanding the continuous professional development
title Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada
spellingShingle Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada
Mayer, Line
Continuous improvement
Continuous professional development
Desenvolvimento docente
Educação Pública
Formação continuada
Melhoria contínua
Prática reflexiva
Public education
Reflective practice
Teacher education
title_short Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada
title_full Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada
title_fullStr Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada
title_full_unstemmed Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada
title_sort Desenvolvimento docente e melhoria contínua: um olhar sobre a formação continuada
author Mayer, Line
author_facet Mayer, Line
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Joao Alberto Arantes do
dc.contributor.author.fl_str_mv Mayer, Line
dc.subject.por.fl_str_mv Continuous improvement
Continuous professional development
Desenvolvimento docente
Educação Pública
Formação continuada
Melhoria contínua
Prática reflexiva
Public education
Reflective practice
Teacher education
topic Continuous improvement
Continuous professional development
Desenvolvimento docente
Educação Pública
Formação continuada
Melhoria contínua
Prática reflexiva
Public education
Reflective practice
Teacher education
description A presente pesquisa de caráter qualitativo trata da formação continuada de professores desenvolvida ao longo de suas carreiras e tem como foco o processo de melhoria contínua. A revisão bibliográfica tratou de modelos de formação continuada apresentados em estudos de caso que demonstram a eficácia de ciclos de melhoria contínua para o sucesso do aperfeiçoamento docente. Foram entrevistados 16 professores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba com o objetivo de identificar padrões de comportamento em relação ao processo de possível melhoria contínua vivenciado pelos professores durante suas vidas profissionais. Na seção dos resultados, foram agrupados os seguintes temas recorrentes: 1. A troca com os pares é fundamental para a aprendizagem dos docentes; 2. O melhor espaço para a aprendizagem é o dia a dia da escola; 3. As reuniões de formação continuada são valorizadas pelos professores devido à possibilidade de troca com os pares; 4. Os docentes não têm apoio profissional para enfrentar suas dificuldades de ordem pedagógica; 5. Os docentes enfrentam dificuldades de ordem prática para implementar as abordagens teóricas de ensino e aprendizagem; 6. O apoio profissional para os docentes superarem suas maiores dificuldades e se desenvolverem profissionalmente é insuficiente; 7. Não é feita uma avaliação formal do trabalho pedagógico; 8. Os gestores dizem não observar uma melhora efetiva na prática docente; 9. As formações continuadas não são avaliadas dentro de um processo de melhoria contínua; 10. O planejamento das formações continuadas é feito com base na necessidade docente. Concluiu-se que apesar de os professores se transformarem durante a carreira, não há um processo de melhoria contínua instituído dentro da formação continuada docente na educação pública do município de Ubatuba.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-08122022-155944/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-08122022-155944/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090532965613568