Representações dos professores do ensino básico e secundário sobre o ensino à distância para a itinerância : resultados de uma pesquisa exploratória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/10230 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 |
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Representações dos professores do ensino básico e secundário sobre o ensino à distância para a itinerância : resultados de uma pesquisa exploratóriaEnsino à distância - PortugalProfissão docenteTecnologias da informação e da comunicaçãoTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013É sobre o Ensino à Distância para a Itinerância (EDI) que incide a presente investigação. A partir da realização de entrevistas semi-directivas a onze dos vinte e dois professores que leccionaram no EDI em 2011/2012, analisámos as percepções destes docentes sobre o seu papel neste contexto virtual de ensino e aprendizagem, procurámos compreender em que medida o modelo pedagógico do EDI fomenta a participação e o envolvimento de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem, comparativamente com o modelo escolar regular e tentámos aferir em que medida as metodologias de ensino utilizadas no ensino à distância reproduzem as práticas do ensino presencial ou, pelo contrário, traduzem uma nova forma de se praticar a profissão docente. A análise aos resultados obtidos demonstra que o EDI possui características muito diferentes do ensino presencial, sobretudo na forma como se processa a interacção e a comunicação entre os professores e os alunos e na importância que é concedida à avaliação formativa. No entanto, os docentes que participam no EDI tendem a reproduzir as suas metodologias de ensino como se estivessem numa sala de aula convencional, independentemente das particularidades dos ambientes de ensino e aprendizagem à distância. Para a maioria dos professores entrevistados, este projecto, apesar de muito exigente do ponto de vista do exercício da actividade profissional, dada a sobrecarga de trabalho não lectivo que acarreta, constitui uma medida educativa política bastante positiva, pois torna possível aos alunos itinerantes concluírem a escolaridade obrigatória. Esta razão, a par da relação afectiva desenvolvida com os alunos, constituem alguns dos principais motivos que justificam o facto de a generalidade destes professores sentir-se muito gratificada com o exercício da sua actividade “à distância”, apesar de denunciar algum mal-estar perante as condições socioeconómicas e políticas que continuam a marcar o exercício da profissão docente.The Itinerant Teaching at Distance (ITD) is the subject matter of this case study. We interviewed eleven out of the twenty-two ITD 2011/2012 teachers and we analyzed these teachers’ perceptions on their role on the ITD teaching and learning process. We tried to understand in what extent the ITD pedagogical method incentivizes the engagement of both teachers and students in the teaching and learning process by comparing it with the regular school method of teachers and students physically together in a real classroom. We also tried to know if ITD’s teaching methods reproduce the ones from a typical classroom or, on the contrary, show how to teach in a different way. The analysis of the results of this research work shows us that ITD has different characteristics, especially in the way how teachers and students get involved and interact with each other in a virtual context, as well as the importance of formative evaluation. Nevertheless, ITD teachers tend to reproduce their teaching methodologies as if they were physically in the classroom with their students, no matter how particular the ITD environment may be. Although this teaching project is highly ambitious and professionally demanding due to the working hours spent on the preparation of the teaching activities, the majority of the teachers consider it as a very positive one because it allows students to complete their education process. Along with this fact, the affectionate relationship between teachers and students is also one of the main reasons why teachers feel rewarded when teaching at distance in a virtual environment despite the social, economical and political conditions affecting their work as educators.Melo, Benedita Portugal eRepositório da Universidade de LisboaChorão, Rosa Maria Vilas Boas, 1968-2014-01-21T18:02:14Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10230TID:201280574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:14.208598Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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