Evolução das ideias sobre microrganismos em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Juliana Maria Ferreira de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35760
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino (área de especialização em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico)
id RCAP_8468dd5df7857ec39b682f66bec9cd82
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35760
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evolução das ideias sobre microrganismos em alunos do 2º Ciclo do Ensino BásicoEvolution of ideas about microorganisms students in the 2nd Cycle of Basic EducationConstrutivismoEvolução das ideiasMudança conceptualConceções préviasMicróbiosConstructivismEvolution of ideasConceptual changePrevious ideasMicrobes501:372.85372.85:501Ciências Naturais::Outras Ciências NaturaisCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino (área de especialização em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico)O presente relatório surge, no âmbito do Mestrado em 1º e 2º ciclo do ensino básico, como consequência do projeto desenvolvido durante a prática de ensino supervisionada, na EB 2/3 de Gualtar, em Braga, numa turma do 6º ano. O projeto desenvolve-se no contexto das Ciências da Natureza, com base no tema “os micróbios”. Tem por principais objetivos conhecer as conceções prévias dos alunos acerca dos micróbios; confrontar as suas ideias com evidências experimentais e de outra natureza; conduzir a um progresso dessas conceções com base nas atividades desenvolvidas e na discussão dos seus resultados; verificar e avaliar as influências produzidas pelas atividades na aprendizagem dos alunos. Recorrendo a uma motivação inicial da temática, à aplicação de um pré-teste, ao desenvolvimento de um conjunto de atividades, a uma discussão e reflexão e por fim, à aplicação de um pós-teste, foi possível verificar uma notória evolução das ideias dos alunos, baseada numa mudança concetual, ao nível dos pontos-chave estabelecidos nesta temática: o conceito de “micróbio”, o lado prejudicial e benéfico destes seres vivos para o ser humano, a sua utilidade na composição dos alimentos e a sua biodiversidade. Foi, ainda, possível comprovar neste estudo que a maioria das conceções evidenciadas pelos alunos é coincidente com as referidas na revisão da literatura.This report comes under the Master 1st and 2nd cycle of basic education, as a result of the project developed during the supervised teaching practice, in EB 2/3 Gualtar in Braga, a class of 6th grade. The project is developed in the context of Natural Sciences, based on the theme "microbes". Its main objectives meet the students' previous conceptions about the microbes; compare their ideas with experimental evidence and otherwise; lead to progress on the basis of these conceptions developed activities and discussion of results; verify and evaluate the influence produced by the activities on student learning. Using an initial motivation of the subject, applying a pre-test, the development of a set of activities, discussion and reflection, and finally applying a post-test, we found a marked evolution of ideas students, based on a Conceptual Change at the level of the key points established in this theme: the concept of "microbe", harmful and beneficial side to these living human beings, their usefulness in food composition and its biodiversity. It was also possible to demonstrate in this study that most conceptions evidenced by students are coincident with those in the literature review.Borges, Francisco Alberto MarquesUniversidade do MinhoTrindade, Juliana Maria Ferreira de Oliveira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35760por201471876info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:42.232727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evolução das ideias sobre microrganismos em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
Evolution of ideas about microorganisms students in the 2nd Cycle of Basic Education
title Evolução das ideias sobre microrganismos em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Evolução das ideias sobre microrganismos em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
Trindade, Juliana Maria Ferreira de Oliveira
Construtivismo
Evolução das ideias
Mudança conceptual
Conceções prévias
Micróbios
Constructivism
Evolution of ideas
Conceptual change
Previous ideas
Microbes
501:372.85
372.85:501
Ciências Naturais::Outras Ciências Naturais
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Evolução das ideias sobre microrganismos em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full Evolução das ideias sobre microrganismos em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Evolução das ideias sobre microrganismos em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Evolução das ideias sobre microrganismos em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Evolução das ideias sobre microrganismos em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
author Trindade, Juliana Maria Ferreira de Oliveira
author_facet Trindade, Juliana Maria Ferreira de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Francisco Alberto Marques
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Juliana Maria Ferreira de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
Evolução das ideias
Mudança conceptual
Conceções prévias
Micróbios
Constructivism
Evolution of ideas
Conceptual change
Previous ideas
Microbes
501:372.85
372.85:501
Ciências Naturais::Outras Ciências Naturais
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Construtivismo
Evolução das ideias
Mudança conceptual
Conceções prévias
Micróbios
Constructivism
Evolution of ideas
Conceptual change
Previous ideas
Microbes
501:372.85
372.85:501
Ciências Naturais::Outras Ciências Naturais
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino (área de especialização em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/35760
url http://hdl.handle.net/1822/35760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201471876
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133009618665472