A biodiversidade e a sua importância ambiental no contexto do Parque Natural do Litoral Norte: uma abordagem pedagógica no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Stéphanie Devesa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63445
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_ba7ad1e56ab187c3f36bdd6ef1ffb10e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A biodiversidade e a sua importância ambiental no contexto do Parque Natural do Litoral Norte: uma abordagem pedagógica no 1º e 2º ciclo do Ensino BásicoBiodiversity and its environmental importance in the context of the Natural Park of the North Coast: a pedagogical approach in the 1st and 2nd cycle of the basic educationAula de campoBiodiversidadeIdeias préviasMudança concetualBiodiversityConceptual changeField classPrevious ideasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, no 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico (2º CEB) e tem como título “A biodiversidade e a sua importância ambiental no contexto do Parque Natural do Litoral Norte. Uma abordagem pedagógica no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico”. Este projeto foi implementado numa turma do 2º ano, no 1º CEB e no 5º ano, no 2º CEB e pretendia-se avaliar a evolução das ideias dos alunos sobre a biodiversidade existente num local do seu ambiente próximo e a sua respetiva relevância ambiental. Com a temática escolhida pretendeu-se entrar em comunhão com o lugar onde vivem as crianças atendendo às suas necessidades e interesses. As diferentes atividades realizadas inserem-se no tópico programático “Os seres vivos do seu ambiente” presente no “Bloco 3 – À descoberta do ambiente natural”, no 1º CEB e “Diversidade de seres vivos e sua interação com o meio” no 2º CEB. A implementação do projeto de intervenção pedagógica seguiu nos seus traços gerais uma metodologia de investigação-ação tendo-se adotado uma metodologia de ensinoaprendizagem próximo do modelo de mudança conceptual de cariz construtivista. Com a realização deste projeto pretendeu-se atingir os seguintes objetivos gerais: conhecer as ideias prévias dos alunos acerca da biodiversidade existente nas dunas e a sua importância ambiental; planear e implementar atividades que possibilitem a evolução dessas ideias, tendo-se privilegiado o trabalho de campo e avaliar a evolução das ideias dos alunos com base nas atividades desenvolvidas. Relativamente aos resultados obtidos verificou-se que as atividades implementadas possibilitaram a mudança/evolução de algumas das ideias prévias dos alunos e a sua aproximação aos conceitos científicos.This report was carried out within the framework of the Curricular Unit of Supervised Teaching, in the 2nd year of the Masters in Teaching of the 1st cycle of the Basic Education (1st CBE) and in Mathematics and Natural Sciences in the 2nd cycle of the Basic Education (2nd CBE) and has as title “Biodiversity and its environmental importance in the context of the Natural Park of the North Coast. A pedagogical approach in the 1st and 2nd cycle of the basic education. This project was implemented in a 2nd grade, 1st CBE and 5th grade, 2nd CBE class and was intended to evaluate the evolution of the students' ideas about the biodiversity existing in a nearby environment and its environmental relevance. With the chosen theme it was intended to commune with the place where the children live, meeting their needs and interests. The different activities are included in the programmatic topic “Living beings in their environment” in “Block 3 - Discovering the natural environment” in 1st CBE and “Diversity of living beings and their interaction with the environment” in 2nd CBE. The implementation of the pedagogical intervention project followed in its general terms an action-research methodology, having adopted a teaching-learning methodology close to the constructivist conceptual change model. With the realization of this project it was intended to achieve the following general objectives: to know the students' previous ideas about the biodiversity existing in the dunes and its environmental importance; to plan and implement activities that enable the evolution of these ideas, with emphasis on field work and evaluate the evolution of students' ideas based on the activities developed. Regarding the results obtained it was found that the implemented activities enabled the change/evolution of some of the students' previous ideas and their approximation to scientific concepts.Borges, Francisco Alberto MarquesUniversidade do MinhoMoreira, Stéphanie Devesa20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63445por202352730info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:42.965397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A biodiversidade e a sua importância ambiental no contexto do Parque Natural do Litoral Norte: uma abordagem pedagógica no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Biodiversity and its environmental importance in the context of the Natural Park of the North Coast: a pedagogical approach in the 1st and 2nd cycle of the basic education
title A biodiversidade e a sua importância ambiental no contexto do Parque Natural do Litoral Norte: uma abordagem pedagógica no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A biodiversidade e a sua importância ambiental no contexto do Parque Natural do Litoral Norte: uma abordagem pedagógica no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Moreira, Stéphanie Devesa
Aula de campo
Biodiversidade
Ideias prévias
Mudança concetual
Biodiversity
Conceptual change
Field class
Previous ideas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A biodiversidade e a sua importância ambiental no contexto do Parque Natural do Litoral Norte: uma abordagem pedagógica no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
title_full A biodiversidade e a sua importância ambiental no contexto do Parque Natural do Litoral Norte: uma abordagem pedagógica no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A biodiversidade e a sua importância ambiental no contexto do Parque Natural do Litoral Norte: uma abordagem pedagógica no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A biodiversidade e a sua importância ambiental no contexto do Parque Natural do Litoral Norte: uma abordagem pedagógica no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
title_sort A biodiversidade e a sua importância ambiental no contexto do Parque Natural do Litoral Norte: uma abordagem pedagógica no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
author Moreira, Stéphanie Devesa
author_facet Moreira, Stéphanie Devesa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Francisco Alberto Marques
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Stéphanie Devesa
dc.subject.por.fl_str_mv Aula de campo
Biodiversidade
Ideias prévias
Mudança concetual
Biodiversity
Conceptual change
Field class
Previous ideas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aula de campo
Biodiversidade
Ideias prévias
Mudança concetual
Biodiversity
Conceptual change
Field class
Previous ideas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63445
url http://hdl.handle.net/1822/63445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202352730
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132698539720704