Identificação Espacial de Som Surround em Jogos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18306 |
Resumo: | Este documento foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Tese/Dissertação/Estágio” (TMDEI) com o objetivo de descrever todo o processo de desenvolvimento do projeto “Identificação Espacial de Som Surround em Jogos”. A realização deste projeto parte da falta de soluções que permitam pessoas com dificuldades auditivas de aproveitar melhor o seu gameplay. O objetivo principal do projeto é a elaboração de um sistema que permita a um utilizador visualizar informação de localização de sons relevantes em jogos em que esta informação é disponibilizada através de som surround. Será elaborada uma análise ao valor deste sistema a fim de constatar as diferentes oportunidades e abordagens bem como caracterizar a ideia de negócio. O desenvolvimento do projeto percorreu as diferentes fases da engenharia de software, nomeadamente, análise, levantamento de requisitos, design, implementação e testes. |
id |
RCAP_c2ddc6a636bf4046d4536b51e945ae07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18306 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identificação Espacial de Som Surround em JogosSom surroundJogosInclusividadeAcessibilidadeSurround soundGamesInclusivityAccessibilityEste documento foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Tese/Dissertação/Estágio” (TMDEI) com o objetivo de descrever todo o processo de desenvolvimento do projeto “Identificação Espacial de Som Surround em Jogos”. A realização deste projeto parte da falta de soluções que permitam pessoas com dificuldades auditivas de aproveitar melhor o seu gameplay. O objetivo principal do projeto é a elaboração de um sistema que permita a um utilizador visualizar informação de localização de sons relevantes em jogos em que esta informação é disponibilizada através de som surround. Será elaborada uma análise ao valor deste sistema a fim de constatar as diferentes oportunidades e abordagens bem como caracterizar a ideia de negócio. O desenvolvimento do projeto percorreu as diferentes fases da engenharia de software, nomeadamente, análise, levantamento de requisitos, design, implementação e testes.This document was developed within the scope of the "Thesis / Dissertation / Internship" (TMDEI) curricular unit to define the entire development process of the project "Spatial Identification of Surround Sound in Games". The realization of the project stems from the lack of solutions that allow people with hearing difficulties to enjoy more their gameplay. The main objective of the project is the development of a surround sound identification system in games with an interface that allows the visualization of information of the sound location. An analysis of the value of this system will be carried out to verify different opportunities and approaches as well as to characterize the business idea. The development of the project went through the different phases of software engineering, namely, requirements analysis, design, implementation, and testing.Paulo, Filipe de Faria PachecoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMagalhães, João Pedro Nunes de2021-09-03T14:17:23Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18306TID:202812847enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:58.692614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação Espacial de Som Surround em Jogos |
title |
Identificação Espacial de Som Surround em Jogos |
spellingShingle |
Identificação Espacial de Som Surround em Jogos Magalhães, João Pedro Nunes de Som surround Jogos Inclusividade Acessibilidade Surround sound Games Inclusivity Accessibility |
title_short |
Identificação Espacial de Som Surround em Jogos |
title_full |
Identificação Espacial de Som Surround em Jogos |
title_fullStr |
Identificação Espacial de Som Surround em Jogos |
title_full_unstemmed |
Identificação Espacial de Som Surround em Jogos |
title_sort |
Identificação Espacial de Som Surround em Jogos |
author |
Magalhães, João Pedro Nunes de |
author_facet |
Magalhães, João Pedro Nunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paulo, Filipe de Faria Pacheco Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, João Pedro Nunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Som surround Jogos Inclusividade Acessibilidade Surround sound Games Inclusivity Accessibility |
topic |
Som surround Jogos Inclusividade Acessibilidade Surround sound Games Inclusivity Accessibility |
description |
Este documento foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Tese/Dissertação/Estágio” (TMDEI) com o objetivo de descrever todo o processo de desenvolvimento do projeto “Identificação Espacial de Som Surround em Jogos”. A realização deste projeto parte da falta de soluções que permitam pessoas com dificuldades auditivas de aproveitar melhor o seu gameplay. O objetivo principal do projeto é a elaboração de um sistema que permita a um utilizador visualizar informação de localização de sons relevantes em jogos em que esta informação é disponibilizada através de som surround. Será elaborada uma análise ao valor deste sistema a fim de constatar as diferentes oportunidades e abordagens bem como caracterizar a ideia de negócio. O desenvolvimento do projeto percorreu as diferentes fases da engenharia de software, nomeadamente, análise, levantamento de requisitos, design, implementação e testes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-03T14:17:23Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18306 TID:202812847 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18306 |
identifier_str_mv |
TID:202812847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131469167198208 |