O Design Como Processo: A Metáfora do Jogo Enquanto Meio Participativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Suzana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bártolo, José, Moura, Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/580
Resumo: Nesta comunicação iremos abordar exemplos da prática do design enquanto processo, como uma metáfora de jogo, em que os intervenientes aceitam voluntariamente as regras e nele participam para atingirem um objectivo comum. Desta forma, interessa-nos explorar o design no contexto que vai para além do discurso forma/função/conteúdo – aquele que inclui elementos performativos, abertos, experienciais e orientados para o processo, numa prática participativa e de colaboração, aplicado ao contexto da educação. Como metodologia de trabalho iremos confrontar perspectivas actuais da teoria e da prática do design que equacionam esta problemática, procurando deste modo contribuir para a reflexão de estratégias metodológicas no ensino do design, no contexto contemporâneo.
id RCAP_c2e98765da762e098cdb73d1b3b236d2
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/580
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Design Como Processo: A Metáfora do Jogo Enquanto Meio ParticipativoDesign Relacional, Design como Processo, Relação, Jogo, EducaçãoNesta comunicação iremos abordar exemplos da prática do design enquanto processo, como uma metáfora de jogo, em que os intervenientes aceitam voluntariamente as regras e nele participam para atingirem um objectivo comum. Desta forma, interessa-nos explorar o design no contexto que vai para além do discurso forma/função/conteúdo – aquele que inclui elementos performativos, abertos, experienciais e orientados para o processo, numa prática participativa e de colaboração, aplicado ao contexto da educação. Como metodologia de trabalho iremos confrontar perspectivas actuais da teoria e da prática do design que equacionam esta problemática, procurando deste modo contribuir para a reflexão de estratégias metodológicas no ensino do design, no contexto contemporâneo.ISEC- Instituto Superior de Educação e Ciência; IPT– Instituto Politécnico de Tomar2013-12-30T14:12:58Z2013-12-30T14:12:58Z2013-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/580oai:ciencipca.ipca.pt:11110/580por978-972-99948-5-2http://hdl.handle.net/11110/580Dias, SuzanaBártolo, JoséMoura, Márioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:52:08Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:01:01.849726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Design Como Processo: A Metáfora do Jogo Enquanto Meio Participativo
title O Design Como Processo: A Metáfora do Jogo Enquanto Meio Participativo
spellingShingle O Design Como Processo: A Metáfora do Jogo Enquanto Meio Participativo
Dias, Suzana
Design Relacional, Design como Processo, Relação, Jogo, Educação
title_short O Design Como Processo: A Metáfora do Jogo Enquanto Meio Participativo
title_full O Design Como Processo: A Metáfora do Jogo Enquanto Meio Participativo
title_fullStr O Design Como Processo: A Metáfora do Jogo Enquanto Meio Participativo
title_full_unstemmed O Design Como Processo: A Metáfora do Jogo Enquanto Meio Participativo
title_sort O Design Como Processo: A Metáfora do Jogo Enquanto Meio Participativo
author Dias, Suzana
author_facet Dias, Suzana
Bártolo, José
Moura, Mário
author_role author
author2 Bártolo, José
Moura, Mário
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Suzana
Bártolo, José
Moura, Mário
dc.subject.por.fl_str_mv Design Relacional, Design como Processo, Relação, Jogo, Educação
topic Design Relacional, Design como Processo, Relação, Jogo, Educação
description Nesta comunicação iremos abordar exemplos da prática do design enquanto processo, como uma metáfora de jogo, em que os intervenientes aceitam voluntariamente as regras e nele participam para atingirem um objectivo comum. Desta forma, interessa-nos explorar o design no contexto que vai para além do discurso forma/função/conteúdo – aquele que inclui elementos performativos, abertos, experienciais e orientados para o processo, numa prática participativa e de colaboração, aplicado ao contexto da educação. Como metodologia de trabalho iremos confrontar perspectivas actuais da teoria e da prática do design que equacionam esta problemática, procurando deste modo contribuir para a reflexão de estratégias metodológicas no ensino do design, no contexto contemporâneo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30T14:12:58Z
2013-12-30T14:12:58Z
2013-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/580
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/580
url http://hdl.handle.net/11110/580
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-99948-5-2
http://hdl.handle.net/11110/580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEC- Instituto Superior de Educação e Ciência; IPT– Instituto Politécnico de Tomar
publisher.none.fl_str_mv ISEC- Instituto Superior de Educação e Ciência; IPT– Instituto Politécnico de Tomar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129879923392512