As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2512 |
Resumo: | Este estudo procura conhecer como é que a interculturalidade/multiculturalidade se traduzem na prática pedagógica dos professores. Após a revisão da literatura sobre os fundamentos da globalização e as suas implicações na escola, nos seus actores principais, na diversidade cultural, foi feito um estudo de caso qualitativo, tendo-se recorrido à análise documental e à entrevista semi-estruturada. Foram realizadas cinco entrevistas a professores com percursos profissionais variados e a dois alunos de proveniências culturais diferentes. Concluiu-se, deste modo, que o caminho está traçado, pois a escola manifesta, na sua constituição e organização, sinais de abertura para promover o encontro e a relação entre culturas diferentes. Porém, a complexidade do sistema multicultural suscita algumas dificuldades na implementação real e objectiva da educação intercultural e isto só poderá ser ultrapassado se foram dados alguns passos por parte dos professores no aproveitamento das potencialidades que a interculturalidade apresenta e oferece à escola. A educação intercultural encontra várias expressões na escola actual, mas precisa de maior envolvimento da parte dos seus agentes educativos, bem como da reflexão constante sobre as práticas utilizadas no dia-a-dia que promovam um ambiente de interacções culturais, e o reconhecimento de identidades diferentes. |
id |
RCAP_c2f4d17af4e74924947d017c02a5e76e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2512 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de casoDiversidade culturalAlteridadeEste estudo procura conhecer como é que a interculturalidade/multiculturalidade se traduzem na prática pedagógica dos professores. Após a revisão da literatura sobre os fundamentos da globalização e as suas implicações na escola, nos seus actores principais, na diversidade cultural, foi feito um estudo de caso qualitativo, tendo-se recorrido à análise documental e à entrevista semi-estruturada. Foram realizadas cinco entrevistas a professores com percursos profissionais variados e a dois alunos de proveniências culturais diferentes. Concluiu-se, deste modo, que o caminho está traçado, pois a escola manifesta, na sua constituição e organização, sinais de abertura para promover o encontro e a relação entre culturas diferentes. Porém, a complexidade do sistema multicultural suscita algumas dificuldades na implementação real e objectiva da educação intercultural e isto só poderá ser ultrapassado se foram dados alguns passos por parte dos professores no aproveitamento das potencialidades que a interculturalidade apresenta e oferece à escola. A educação intercultural encontra várias expressões na escola actual, mas precisa de maior envolvimento da parte dos seus agentes educativos, bem como da reflexão constante sobre as práticas utilizadas no dia-a-dia que promovam um ambiente de interacções culturais, e o reconhecimento de identidades diferentes.This study seeks to learn how intercultural/multicultural is carried out in teaching practices among teachers. After reviewing the literature about globalization and its implications in schools, students and cultural diversity a qualitative case study was carried out based on documentary analysis and semi-structured interviews. Five teachers were interviewed with different career paths and two students with different cultural backgrounds. It was concluded that due to the schools’ constitution and organization schools have already set a path that promotes the contact and the relationship between the different cultures. However, the complexity of the multicultural system raises some difficulties in the implementing of the actual intercultural education. This can only be overcome if teachers harness the potential of intercultural that is found in schools. Currently schools have different intercultural expressions which need greater involvement from teachers as well as ongoing reflection on daily practices which promote cultural interaction and the recognition of different identities.Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumBrito, Estela Cristina Ribeiro de2014-10-28T18:03:25Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2512porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:35Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:10.392402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso |
title |
As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso |
spellingShingle |
As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso Brito, Estela Cristina Ribeiro de Diversidade cultural Alteridade |
title_short |
As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso |
title_full |
As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso |
title_fullStr |
As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso |
title_sort |
As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso |
author |
Brito, Estela Cristina Ribeiro de |
author_facet |
Brito, Estela Cristina Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Estela Cristina Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade cultural Alteridade |
topic |
Diversidade cultural Alteridade |
description |
Este estudo procura conhecer como é que a interculturalidade/multiculturalidade se traduzem na prática pedagógica dos professores. Após a revisão da literatura sobre os fundamentos da globalização e as suas implicações na escola, nos seus actores principais, na diversidade cultural, foi feito um estudo de caso qualitativo, tendo-se recorrido à análise documental e à entrevista semi-estruturada. Foram realizadas cinco entrevistas a professores com percursos profissionais variados e a dois alunos de proveniências culturais diferentes. Concluiu-se, deste modo, que o caminho está traçado, pois a escola manifesta, na sua constituição e organização, sinais de abertura para promover o encontro e a relação entre culturas diferentes. Porém, a complexidade do sistema multicultural suscita algumas dificuldades na implementação real e objectiva da educação intercultural e isto só poderá ser ultrapassado se foram dados alguns passos por parte dos professores no aproveitamento das potencialidades que a interculturalidade apresenta e oferece à escola. A educação intercultural encontra várias expressões na escola actual, mas precisa de maior envolvimento da parte dos seus agentes educativos, bem como da reflexão constante sobre as práticas utilizadas no dia-a-dia que promovam um ambiente de interacções culturais, e o reconhecimento de identidades diferentes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2010-01-01T00:00:00Z 2014-10-28T18:03:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2512 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136339308838912 |